fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

8 fatos sobre o manjericão que você não sabia

Usada desde a Grécia Antiga na culinária, o manjericão é uma planta que possui aroma e sabor únicos. Por isso, a erva, que em alguns lugares também é conhecida como alfavaca, é muito utilizada para temperar carnes, ovos, saladas e sopas. Mas, você sabia que existem fatos sobre o manjericão que provavelmente você desconhece?   …
Da redação
10/03/21
Usada desde a Grécia Antiga na culinária, o manjericão é uma planta que possui aroma e sabor únicos. Por isso, a erva, que em alguns lugares também é conhecida como alfavaca, é muito utilizada para temperar carnes, ovos, saladas e sopas. Mas, você sabia que existem fatos sobre o manjericão que provavelmente você desconhece?   Embora o uso na culinária seja a forma de consumo mais utilizada entre as pessoas, o manjericão oferece benefícios que vão muito além de saborear e aromatizar diversas receitas. Afinal, a planta também possui propriedades terapêuticas capazes de tratar diversas condições de saúde. Saiba mais sobre essa poderosa erva no artigo a seguir.  

Propriedades e tipos de manjericão

  Um dos fatos sobre o manjericão bem interessante é que ao contrário do que se imagina a erva pode ser consumida de diversas maneiras. Além de servir para temperar receitas diversas, é possível usar a planta em xaropes, pomadas, chás e em sucos desintoxicantes.   Toda essa versatilidade se deve principalmente às suas propriedades terapêuticas. A planta é rica em flavonóides, antioxidantes e em vitaminas A, B, C e K. Além disso, também possui minerais essenciais à saúde como ferro, cálcio e zinco e magnésio.   Outro entre os fatos sobre o manjericão bem curioso é que existem vários tipos da planta, embora aqui no Brasil o mais utilizado seja o manjericão doce (ou alfavaca).    
  • Basilicão: erva mediterrânea de aroma marcante que lembra cravo e sabor amargo. Assim como a variação da alfavaca, serve para temperar carnes, saladas, ovos e massas;
  • Manjericão tailandês: ingrediente muito usado na gastronomia asiática, tem aroma refrescante e sabor cítrico, bem parecido com o limão. Serve para temperar carnes, sopas e molhos;
  • Manjericão francês: possui notas de cravo, aroma suave, propriedades ansiolíticas e é mais utilizado na forma de chá;
  • Manjericão roxo: por ter um sabor mais suave, essa erva não é muito utilizada para temperar pratos quentes, apenas saladas. Por possuir propriedades digestivas e diuréticas, a planta também é consumida na forma de chás.
 

Um grande aliado para a saúde: 8 fatos sobre o manjericão que você precisa conhecer

 

1. Fortalece o sistema imunológico

  Além dos fatos sobre o manjericão já pontuados anteriormente, vale ainda a pena destacar que o consumo da erva pode aumentar a produção de anticorpos pelo organismo em até 20%. Isso, por sua vez, combate doenças como gripes, resfriados e alergias.   Para obter tais benefícios, você pode mastigar as folhas da planta ou então utilizá-las para fazer um chá. Já para aliviar irritações e dores de garganta, o ideal é fazer um gargarejo com a erva.  

2. Combate a artrite reumatoide

  Outro detalhe bem interessante sobre essa erva é que ela possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias e por isso, é uma grande aliada no tratamento da artrite reumatóide e de problemas digestivos inflamatórios. Mas não é só isso. As propriedades anti-inflamatórias dessa poderosa plantinha também curam faringite e laringite.  

3. Alivia o estresse e a ansiedade

  Ademais, possuir propriedades ansiolíticas também está entre curiosos fatos sobre o manjericão. Segundo especialistas, mascar de 10 a 12 folhas da erva duas vezes ao dia pode contribuir para aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.   Isso se deve à corticosterona, substância que atua sobre o sistema nervoso e que é encontrada na planta. Além disso, a corticosterona também melhora a circulação cerebral, melhorando a memória e a concentração.  

4. Bom para o coração

  Graças ao magnésio, o manjericão melhora o fluxo sanguíneo no coração. Nesse sentido, ele se torna uma arma poderosa contra doenças cardíacas como infarto e hipertensão arterial.  

5. Elimina pedras nos rins

  E como se já não bastassem todos os benefícios anteriores do manjericão, a erva também atua no funcionamento renal. Além de tratar infecção urinária, ela também facilita a eliminação de pedras nos rins.   Para isso, no entanto, o recomendado é consumir as folhas frescas de manjericão, e não secas.  Você pode colocar de 5 a 6 folhas da erva infusão em uma xícara de água e tomar a mistura em jejum logo pela manhã. Mas, também pode fazer um suco com as folhas da erva e tomar com mel ou limão. Em ambos os casos, o ideal é que você repita o processo no mínimo por 6 meses.  

6. Melhora a saúde bucal

  E para quem acha que acabou, melhorar a saúde da boca é mais um dos fatos sobre o manjericão que você precisa conhecer. Também graças às suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e bactericidas, a erva combate o mau hálito, gengivite e outras condições periodontais.

7. Melhora a visão

  Além de contribuir para que você tenha um lindo sorriso, o manjericão ainda protege a córnea do olho, graças à vitamina A presente na erva. Além disso, melhora a visão em condições com pouca iluminação.  

8. Pele mais bonita

  É claro que cuidar da sua pele com cosméticos naturais pode deixá-la mais bonita e com a aparência jovem por mais tempo. Mas, você sabia que o manjericão também pode cuidar da sua cutis de forma natural?   Suas propriedades bactericidas ajudam a eliminar os agentes causadores da acne, enquanto sua ação antisséptica e cicatrizante seca as feridas mais rapidamente, reduzindo as cicatrizes e manchas pela pele.   

Onde aprender a aplicar os benefícios do manjericão e de outros ingredientes naturais?

  Certamente agora você já conhece vários fatos sobre o manjericão e como ele pode contribuir para a sua saúde e qualidade de vida, não é mesmo? Então que tal utilizá-lo no seu dia a dia? Não tem intimidade com a cozinha? Não tem problema! Conheça os cursos online de alimentação saudável da Namu e transforme a sua saúde comendo melhor.   Na maior plataforma de saúde e bem-estar da atualidade você encontra aulas ministradas pelos melhores profissionais do mercado, que vão te ajudar a compreender o papel de cada ingrediente em seu organismo, incluindo o manjericão.  E você ainda pode optar por aulas de refeições veganas, vegetarianas, sem glúten e sem lactose, caso possua uma dieta restritiva. Gostou? Então clique aqui e descubra como ter uma vida mais equilibrada através da alimentação.    

   

Recomendados
Cursos

10 diferenciais dos cursos de alimentação Namu que você precisa conhecer

Você quer fazer escolhas alimentares mais saudá...

Gerais

Pirâmide alimentar ajuda a manter uma alimentação saudável?

Criada em 1999, a pirâmide alimentar funciona c...