fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegetariana » Gerais

Gerais

A festa da culinária vegetariana

Sociedade Vegetariana Brasileira organiza evento para quebrar os mitos da alimentação sem carne
Da redação
20/03/15

Para mostrar que a alimentação vegetariana pode ser saborosa, barata e - para os mais preguiçosos – fácil de preparar, acontece o 6º Festival da Cozinha Vegetariana no Parque do Ibirapuera, entre os dias 4 e 7 de junho. O evento é organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e faz parte da maior feira de produtos naturais e orgânicos do Brasil, a Naturaltech (Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde). A programação conta com mais de 20 demonstrações culinárias de chefs reconhecidos por inovarem nas receitas sem carne. Para os presentes no dia, além de aprender como se faz, será possível petiscar os pratos criativos.

Há não muito tempo atrás o vegetarianismo era visto com olhos franzidos pela maioria dos brasileiros que tem o consumo de carne como hábito enraizado na cultura alimentar e social. É tempo de mudança. Por fatores como saúde e impacto ambiental, cada vez mais, aumenta o interesse por essa culinária.

Marly Winckler, presidente da SVB, explica que o festival é importante, pois quebra mitos relacionados à alimentação vegetariana. “Algumas pessoas acham que o vegetariano se restringe muito na alimentação. Queremos mostrar que é o contrário: em geral, o vegetariano se abre para várias culinárias e passa a consumir uma variedade muito maior de alimentos que não estão no prato das pessoas de modo geral, sem perder o sabor”, diz.

Guilherme Carvalho, secretário executivo da SVB, conta um pouco sobre a proposta do festival:

Estrelas da culinária

De doces a salgados, as demonstrações culinárias contam com receitas crudíveras, ayurvédicas, sem glúten, entre outras. Entre os nomes que integram a programação estão Nathalia Soares, mais conhecida como Chubby Vegan (1); Biel Baum Bittencourt (2) de apenas 12 anos; Flávio Giusti, famoso por apresentar o Vegetari Rango (3), programa disponível na internet que se intitula como culinária vegetariana sem frescura; André Cantu, chef do restaurante Broto de Primavera (4) no bairro da Liberdade em São Paulo; Marta Tartini, especializada em gastronomia vegetariana, ayurvédica e orgânica; Alana Rox que, além de cozinhar, também é conhecida por cantar e compor; Eduardo Corassa, autor de cinco livros e consultor especialista no crudivorismo vegano, entre outros.

                 

   Os chefs André Cantu e Chubby Vegan

                    

                   O jovem chef Biel Baum Bittencourt 

A cantora, compositora e cozinheira Alana Rox

                  

      Os chefs Marta Tartini e Eduardo Corassa

 Flávio Giusti apresenta o programa que se intitula como culinária vegetariana sem frescura

Degustação

São seis aulas com degustação de pratos por dia. Dia 4 e 5, das 13h às 19h. Dias 6 e 7, das 11h às 19h. Confira a programação completa (5). 

A teoria também importa

Além das demonstrações, haverá um seminário com palestras sobre temas relacionados ao vegetarianismo. Guilherme Carvalho conta quais são eles.

Para quem se animou, o seminário terá 80 lugares e as demonstrações, 60 assentos. Não é cobrada taxa de entrada. Recomenda-se chegar um pouco antes do início das atividades. 

O festival será no Pavilhão da Fundação Bienal no Parque do Ibirapuera. 

Fotos: divulgação


Recomendados
Gerais

Como aplicativos com comida vegetariana te ajudam a variar o cardápio

Ao contrário do que se imagina, a comida vegeta...

Gerais

Alimentação vegetariana: 5 receitas práticas

A alimentação vegetariana combina saúde e sabor...