fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

A difícil tarefa de ler rótulos

Sites ajudam consumidores a desvendar os rótulos das embalagens e provam que a informação é a melhor ferramenta para fazer escolhas mais saudáveis
Da redação
27/09/19

Estar atento à tabela nutricional e aos ingredientes de um produto, muitas vezes, não é suficiente para saber qual é o melhor alimento a ser comprado. Isso acontece pelo uso de termos desconhecidos, pela omissão de informações, emprego de unidades de medida pouco usuais e até por existir divergências de informações nos rótulos das embalagens.

Para exigir produtos mais saudáveis é preciso discutir essas questões e se informar sobre possíveis fraudes. Alguns projetos, inclusive, são aliados nessa busca por clareza nas informações sobre os alimentos e lutam para facilitar a vida dos consumidores. Quer saber quais são? Então confira o artigo a seguir.

rótulo

Por mais informações nos rótulos das embalagens

Algumas batalhas foram perdidas, como a aprovação pela câmara do fim do símbolo de transgênicos nos rótulos de alimentos. Por outro lado, muitas podem ser ganhas. A campanha #poenorotulo, por exemplo, conquistou a aprovação da nova norma de rotulagem de alergênicos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), graças a mobilização popular. Conheça melhor então alguns desses projetos e saiba em quem se apoiar para saber o que se está consumindo.

Põe no rótulo

Põe no rótulo é um grupo de mobilização de famílias de alérgicos que querem garantir o destaque dos principais alergênicos nos rótulos dos produtos alimentares.

O projeto foi criado em 2014 e tem como objetivo conscientizar a população não alérgica sobre a necessidade sobre a informação de substâncias como trigo, leite, soja, ovo, peixe, crustáceos, amendoim, milho e oleaginosas nos rótulos das embalagens.

No dia 24 de junho de 2015, a proposta de regulamentação da rotulagem de alergênicos pela Anvisa foi aprovada por unanimidade. As indústrias, inclusive, tiveram 12 meses para que os rótulos dos alimentos e bebidas destaquem a presença de alergênicos.

como ler rótulo

Fechando o zíper

Fechando o zíper é a primeira plataforma online de consulta e avaliação de produtos industrializados do Brasil. Nela, é possível enviar rótulos dos alimentos e receber a avaliação do produto feita por nutricionistas.

O usuário tira as fotos da embalagem e as envia para o site. Então a equipe analisa o produto e publica a avaliação. Cabe ressaltar que as notas dos alimentos variam de 0 a 10 e que os critérios são a tabela nutricional e os ingredientes. Ou seja, todas as informações existentes nas embalagens às quais todos têm acesso.

O problema que o site resolve é que, frequentemente, não sabemos exatamente o que aquelas informações nos rótulos significam. Os produtos com melhores notas são aqueles ricos em nutrientes, com menor nível de processamento, poucos aditivos e substâncias artificiais.

Ainda, é possível pedir a avaliação de graça ou com a assinatura mensal. Isso porque a avaliação gratuita apenas oferece a nota do produto. Já a opção paga disponibiliza a avaliação completa dele, com os pontos positivos e negativos, explicação dos ingredientes, comentários das nutricionistas e indicações de alternativas mais saudáveis.

Proteste

Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor produz uma série de informações a respeito dos direitos de consumidor e também trabalha no aperfeiçoamento da legislação voltada para o consumo. A associação encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas para melhorar produtos e serviços.

Além disso, seu site apresenta várias informações sobre a melhor relação custo-benefício nas operações de consumo do nosso cotidiano.

Na página da Proteste é possível encontrar testes e dados sobre a qualidade dos alimentos e bebidas. Também tem dicas para as compras do dia a dia, inclusive de como ler corretamente os rótulos dos alimentos. Ainda é possível achar notícias e simuladores de calorias de uma refeição.

Criada em 2001, a Proteste é uma associação sem fins lucrativos e independente. Ou seja, ela é mantida com as mensalidades de seus mais de 250 mil associados. Se cadastrar como associado garante acesso a conteúdos exclusivos, orientação jurídica e às assinaturas das revistas Proteste ou Dinheiro & Direitos.

IDEC

Fundado em 1987, o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) é uma associação de consumidores sem fins lucrativos. Na parte de alimentos do site, é possível encontrar informações da procedência de alimentos em artigos, notícias, dicas, pesquisas e ações judiciais. O Idec também disponibiliza testes, mapas, eventos, enquetes e campanhas sobre a qualidade desses produtos.

A associação, assim como a Proteste, mantém suas atividades através das contribuições dadas pelos seus associados e das vendas de assinaturas da Revista do Idec e de outras publicações. O Idec, além da realização de cursos, também desenvolve projetos que recebem recursos de organismos públicos e fundações independentes.

Do campo à mesa

Do campo à mesa é um projeto da jornalista Francine Lima, com informações sobre o consumo de alimentos. A jornalista dá dicas e opiniões sobre o percurso dos produtos na agricultura, na indústria e no varejo, em nome de uma alimentação saudável e sustentável.

O projeto tem o objetivo de promover a transparência entre quem alimenta e quem é alimentado, usando a linguagem do entretenimento.

Transparência Alimentar

Já o Portal Transparência Alimentar tem como finalidade tornar acessíveis informações sobre ingredientes dos alimentos e seus possíveis benefícios e malefícios. Também incentiva a clareza nas informações sobre a composição dos alimentos.

O Transparência Alimentar conta com uma listagem de aditivos químicos alimentares, em que enumera as características, os principais alimentos que os contém, o potencial alérgico, as funções e os códigos dos aditivos encontrados nos rótulos das embalagens.

Esse artigo foi útil para você? Então que tal o compartilhar em suas redes sociais para alertar a um número maior de pessoas sobre a importância de ler os rótulos dos alimentos? Quer receber mais conteúdos como esse? Então acesse o NAMU e cadastre seu e-mail para receber mais novidades sobre alimentação e vida saudável.


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...