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Adoçante natural – 5 maneiras de adoçar com saúde

Quer substituir o açúcar por adoçantes naturais, mas não sabe muito bem qual utilizar? Veja 5 maneiras de adoçar suas receitas com saúde!
Da redação
08/07/19

Extremamente agradável e sedutor ao paladar, o açúcar branco e refinado não carrega quantidades significativas de nutrientes em sua composição e ainda recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização que podem ser bastante prejudiciais. Mas não se preocupe, nesse artigo vamos te falar um pouco mais sobre adoçante natural e como você pode usá-lo em substituição do açúcar.

Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, o açúcar é tão perigoso quanto o álcool e o cigarro, e seu consumo também deveria ser controlado. 

Nessa pesquisa, eles  afirmam que o açúcar é o responsável por problemas de saúde que vão além da obesidade e diabetes. Uma vez que também contribuem para a elevação do triglicérides, alterações no fígado e na hipertensão arterial.

Ou seja, já está comprovado que o consumo excessivo de açúcar é prejudicial à saúde. E, em benefício da saúde, deve ser evitado. Entretanto, o uso de adoçantes artificiais em excesso também não é o mais indicado. O que fazer?

Como adiantamos no início, há uma saída para manter a saúde sem tirar o doce da alimentação. Basta substituí-lo por adoçante natural, mais saudável e que irá agregar valor nutricional ao seu cardápio diário. 

Adoçante natural: 5 opções para deixar seu cardápio mais doce

Mel

Contendo apenas 64 calorias a cada colher de sopa, o mel de abelha, além de adoçar 25 vezes mais que o açúcar, é um alimento pra lá de nutritivo. 

Rico em antioxidantes, ferro, zinco, potássio, cálcio, fósforo, vitaminas B2, B3 e B6. Esse adoçante natural é capaz de neutralizar os radicais livres. Além de promover o crescimento das bactérias que ajudam a manter a saúde da flora intestinal e que fazem parte do trato digestivo.

E mais: o mel possui características terapêuticas, como função antissépticas, fortificantes, calmantes, laxantes, diuréticas e antibacterianas. 

No entanto, para obter esses benefícios é preciso certificar-se de que trata do mel puro e não do pasteurizado. Pois durante o processo ele perde boa parte dos benefícios encontrados na versão natural deste adoçante. 

Se você é diabético, atenção! Apesar de ser natural e ter inúmeros benefícios para a saúde, o mel não é a melhor opção como adoçante para quem tem diabetes.  É importante lembrar que ele possui açúcares simples que podem aumentam a glicemia do sangue.

Açúcar de coco 

É extraído da seiva das flores do coco por meio da evaporação. O açúcar de coco é rico em polifenóis, ferro, zinco, cálcio, potássio, antioxidantes, fósforo e outros fitonutrientes. Sendo assim um ótimo adoçante natural.

Cada colher de sopa de açúcar de coco é composta por 45 calorias. Esse adoçante natural possui metade do índice glicêmico do açúcar branco, e é absorvido com maior lentidão pelo organismo. Assim, alterando os níveis de glicose no sangue e, consequentemente, a produção de insulina de forma gradativa. 

substituir por adoçante natural

A boa notícia para quem está à procura de um adoçante natural para substituir o açúcar comum das receitas, é que o açúcar de coco possui bastante sacarose e pouca quantidade de glicose e frutose, podendo fazer a vez do açúcar refinado durante a preparação dos seus quitutes. 

Xarope de ácer (xarope de bordo ou maple syrup)

Conhecido mundialmente como maple syrup. O xarope de ácer (ou de bordo) é obtido a partir da seiva das árvores de ácer. Mais saudável e mais nutritivo que o açúcar branco. Esse adoçante natural pode ser uma alternativa vegana ao mel de abelha. 

Rico em antioxidantes, o xarope de ácer possui também manganês, potássio, cálcio e zinco em sua composição. Mas, atenção, ao comprar o adoçante natural certifique-se que ele é pertencente à classe B. Pois este é dotado de mais antioxidantes benéficos para o organismo.

Agave

Indicado para quem quer substituir o açúcar ou o adoçante por opções mais saudáveis, o agave pode ser uma ótima opção na hora de adoçar o paladar. 

Ele é extraído da mesma espécie de planta que utilizam para fazer a tequila. O agave apresenta um poder adoçante maior que o do açúcar convencional - podendo adoçar até 50% mais. É uma ótima opção para ser usado na hora de preparar receitas doces. 

E mais: cada colher de sopa do agave tem 40 calorias, ou seja, em torno de 16 calorias a menos que uma colher de mel e 24 a menos que o açúcar.

Fonte de minerais como ferro, zinco, cálcio, potássio e magnésio. O xarope de agave possui um menor índice glicêmico - demora mais tempo para liberar a glicose no sangue. O que evita os picos de produção de insulina pelo pâncreas e prolonga a sensação de saciedade.

Mas, apesar de apresentar um baixo índice glicêmico, o agave não é indicado para diabéticos.

Açúcar mascavo

Diferente do açúcar branco, o açúcar mascavo não passa por processos de refinamento. O que faz com que seus nutrientes sejam conservados no produto final. Assim, ele possui minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo em sua composição.

O açúcar mascavo possui propriedades antioxidantes, que ajudam a combater a ação de radicais livres e a diminuir o ritmo dos processos de envelhecimento. 

Além disso, o adoçante natural ainda ajuda a reduzir as cólicas menstruais, pois os nutrientes presentes no açúcar contribuem na reposição dos fluidos perdidos durante a menstruação. 

Mas, atenção! Apesar de ser mais saudável e ter mais nutrientes, é importante lembrar que o açúcar mascavo tem praticamente as mesmas calorias que o açúcar branco, por isso, não é indicado ser consumido com frequência e nem utilizado por diabéticos. 

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