fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Asiática » Gerais

Asiática

Algas marinhas: uma super aliada da sua saúde

Mais do que enrolar o sushi, as algas marinhas são poderosas aliadas da saúde e merecem fazer parte do seu cardápio. Clique e confira!
Da redação
22/07/19

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Bastante usadas na culinária oriental, as algas marinhas possuem poderes nutricionais surpreendentes. Se você nunca experimentou o alimento, está na hora de aproveitar os benefícios desse super alimento.

São chamados de algas todos os organismos que possuem clorofila e fazem fotossíntese. No entanto, suas estruturas são mais simples do que as plantas.

Rica em minerais, como cálcio, ferro e iodo, as algas marinhas ainda podem ser consideradas ótimas fontes de proteína, carboidrato e vitamina A e B. 

Por possuírem fibras que permanecem mais tempo no estômago e, por isso, dão maior saciedade, elas podem auxiliar no processo de emagrecimento

Segundo estudos recentes, constatou-se que as algas possuem diversas propriedades funcionais no combate a doenças como tuberculose, artrite, gripes, anemia e infecções de vários tipos. 

E mais: as algas marinhas ainda são capazes de melhorar a função do cérebro; proteger o estômago contra gastrite e úlcera gástrica; desintoxicar o organismo; melhorar a saúde do coração; e ainda regular o metabolismo.

As algas marinhas ainda ajudam a combater celulite, reduzir a flacidez da pele e as rugas precoces, devido aos seus sais minerais e colágenos. 

Como consumir as algas marinhas 

Se fora o sushi, você não tem ideia de como usar a planta aquática na alimentação? Saiba que as algas marinhas podem ser colocadas na salada, sopas, molhos e até mesmo em refogados com vegetais, aumentando o valor nutricional dos alimentos.

curiosidades sobre algas marinhas

Tipos de algas para incluir no seu cardápio 

Nori

Usada para enrolar sushis e temakis, essa alga é uma das mais conhecida da culinária ocidental. Na verdade, podemos dizer que a alga Nori é um aglomerado de várias espécies de algas, que, depois de prensadas, resultam em folhas finas como papel. 

Rica em cálcio e fibras, elas podem ser excelentes aliadas na hora de cuidar da saúde dos ossos, mas elas também podem ajudar a combater a obesidade, uma vez que as fibras dão maior sensação de saciedade.

Quer incluí-la no seu cardápio? Ela pode ser usada no preparo de sushis, temakis, servidas sobre saladas ou servidas como snack. 

Ágar-ágar 

Criada a partir de várias espécies de algas marinhas, essa gelatina vegetal pode ser uma poderosa aliada da sua saúde. 

Composto por 94,8% de fibras, o ágar-ágar ajuda a regular o trânsito intestinal, podendo auxiliar no tratamento de constipação, diarréia e doenças inflamatórias.

E não e só isso, ela ainda atua como um desintoxicante natural, eliminando as toxinas do organismo. E para quem está à procura de um alimento para ajudar a fortalecer unhas e cabelos, aposte na gelatina vegetal. 

O ágar-ágar estimula a síntese do colágeno, evitando o aparecimento de linhas de expressão e rugas, além de ajudar a  hidratar a pele.

Kombu

Bastante usada em sopas, essa alga marinha pode ser facilmente encontrada no mercado. Vendida em tiras e em pequenas folhas, elas podem ser cozidas junto com as leguminosa para ajudar na digestão, e na dissipação dos gases estomacais. 

Dulse 

Considerada um superalimento, a Alga Dulse, conhecida também como Palmaria palmata, é um tipo de alga marinha comestível encontrada nas águas profundas do Oceano Pacífico e Atlântico. 

Com cor vermelha escura, a planta aquática tem um sabor semelhante aos de crustáceos, mas quando é frito (pasmem!), seu sabor e textura são bastante similares ao bacon. 

E o ‘bacon vegetal’ ainda tem muitos outros benefícios. Por ter um alto poder antioxidante, a alga pode retardar o envelhecimento da pele e, de quebra, fortalecer o sistema imunológico.

Kelp

Com coloração um pouco mais clara que a Nori, a Kelp pode ser encontrada no mercado em formato de flocos. Para quem procura uma opção de belisco saudável, a alga pode ser consumida como um chips ou acrescentada à sopa. 

Elas também são bastante usadas para tratar problemas respiratórios e urinários.

Benefícios das algas marinhas para a saúde 

  • Melhorar as funções cerebrais - devido à ação do fósforo e do cálcio; 
  • Proteger o estômago contra gastrite e úlceras gástricas;
  • Melhorar a saúde do coração;
  • Desintoxicar o organismo;
  • Regular o metabolismo.
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Regular o metabolismo;
  • Melhorar a saúde do coração;
  • Regular o ciclo menstrual;
  • Proporcionar sensação de saciedade.

Trabalha com alimentação ou gosta de cozinhar e quer se aprimorar seus conhecimentos culinários? Ou então é um apaixonado pela cozinha oriental e quer incluir as algas nos seus pratos? O Namu tem o curso de alimentação saudável online certo para você, inclusive, um curso completo de Sushis tradicionais e culinária contemporânea japonesa

Já pensou em transformar a sua cozinha em um restaurante japonês reservado para você, sua família e amigos? Clique aqui e conheça o plano de aulas completo e comece a fazer as suas aulas hoje mesmo!


Recomendados
Gerais

Lancheira infantil barata e saudável | Volta às aulas

Sabemos que a preocupação de muitas famílias é ...

Gerais

Como se manter saudável na quarentena

Desde março de 2020 o isolamento social, medida...