fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

Alimentação Esportiva

O que é

Quando praticamos esporte, nosso consumo de oxigênio aumenta em até 20 vezes. Para qualquer atleta, profissional ou não, a nutrição esportiva é a área do conhecimento humano que possibilita atingir o máximo de nossas potencialidades. Ela reúne as áreas de nutrição, fisiologia e bioquímica para determinar como deve ser a alimentação. Assim, é possível aperfeiçoar a recuperação e desempenho daqueles que praticam exercícios físicos.
A nutrição esportiva pode ser utilizada por qualquer pessoa que queira fazer algum tipo de exercício físico e obter melhor desempenho. Ela ajuda a estabelecer quais são os níveis ideias de nutrientes necessários para resultados mais positivos.
Atualmente, em função dos avanços científicos nas três áreas já citadas, a nutrição esportiva se tornou o segundo fator mais importante para uma carreira de sucesso no atletismo profissional. Perde apenas para o treinamento. Nesse sentido, essa alimentação responde a necessidades energéticas e nutricionais específicas e varia conforme o tipo de esporte que será praticado.
No geral, os carboidratos, principal substrato energético do nosso organismo, acabam contribuindo para até 70% das calorias totais consumidas. Quando possível, é melhor utilizar opções integrais de massas e pães. Já os lipídios, que são responsáveis por completar o valor calórico da alimentação esportiva diária, não devem nunca ultrapassar os 30%. Respeitar essa porcentagem ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Outro ponto crucial para a alimentação esportiva é a hidratação. Responsável por assegurar o controle hidroeletrolítico, o qual regula função miocárdica e neurológica, o equilíbrio de hídrico, a liberação de oxigênio nos tecidos e outras coisas. Hidratar-se bem é imprescindível para quem vai praticar algum esporte ou exercício físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *