fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Alimentação saudável para idosos: siga esses 5 passos

A alimentação saudável está entre os itens que necessitam de atenção diferenciada, principalmente por aqueles que não tiveram hábitos saudáveis quando jovens
Da redação
27/01/17

Sem tempo para ler o artigo "Alimentação saudável para idosos: siga esses 5 passos"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

A chegada da terceira idade, para algumas pessoas, é vista com gratidão e bons olhos. Mas, para a maioria, essa nova fase da vida representa angústia e descontentamento. De certa forma, esse é um período em que os cuidados devem ser redobrados, pois os problemas de saúde aparecem com mais facilidade. Dentre os itens que necessitam de atenção diferenciada está a alimentação, principalmente para aquelas pessoas que não usufruíram de hábitos saudáveis quando crianças ou durante a fase adulta. Neste post, selecionamos algumas informações sobre o assunto e listamos 5 passos para garantir uma alimentação saudável para idosos. Acompanhe!

A alimentação na terceira idade

Com o avanço da idade, as rotinas alimentares tendem a ser modificadas, pois o paladar sofre alterações gustativas. Em alguns casos, o desejo por alimentos mais doces aumenta, elevando os riscos de uma diabetes. Já em outros, algumas pessoas desenvolvem a preferência por produtos que contenham mais sal, o que pode desencadear quadros de hipertensão. A sensibilidade ocular e olfativa também diminui. O idoso costuma preferir alimentos com cheiros mais fortes para facilitar a identificação. Por isso, existe a necessidade de manutenção de uma rotina alimentar equilibrada e, preferencialmente, que seja supervisionada por alguém para orientar a pessoa mais velha sobre a variedade dos alimentos e os horários das refeições. É fundamental, ao longo do dia, incluir todos os grupos de nutrientes nos pratos dos idosos. Um cardápio variado, saudável e saboroso desperta o interesse e o prazer pela comida. Uma prática simples, mas que pode beneficiar significativamente os indivíduos na terceira idade.

Alimentos não recomendados para idosos

Costuma-se dizer que as comidas proibidas são as mais gostosas. Mas, por trás dessas gostosuras, existem grandes e perigosos vilões. Ingerir bebidas alcoólicas após os 50 anos é um bom exemplo do que deve ser evitado, pois o hábito pode causar sérios danos à saúde, já que é comum as pessoas mais velhas necessitarem mais de medicamentos. Afinal, o metabolismo corporal não é o mesmo de antes. Ao interagir com o remédio, o álcool reduz o efeito, dificultando o tratamento sobre diferentes doenças. Ainda, alimentos industrializados diminuem o funcionamento do organismo, pois possuem uma carga grande de conservantes, açúcares, gorduras e sódio, substâncias nocivas para o bem-estar do organismo. Os alimentos refinados, principalmente os fabricados com farinha branca, encontrada em massas e biscoitos, atrapalham o processo digestivo, intensificando a produção de gases intestinais. E agora que você já sabe as orientações gerais, confira, a seguir, dicas práticas para garantir uma boa nutrição na terceira idade.

Guia da alimentação saudável para idosos

Seguindo os 5 passos a seguir, o corpo do idoso terá mais vitalidade e animação para desfrutar de todos os prazeres que a vida oferece. São eles:

1. Alimentar-se pelos menos três vezes ao dia

Não se deve deixar de lado o café da manhã, o almoço e o jantar. Essas são as refeições básicas para o funcionamento regular do organismo (se possível, deve-se fazer dois lanches intermediários durante o dia).

2. Comer alimentos naturais

Deve-se abusar dos alimentos naturais e, dentre os grupos de alimentos, valorizar o dos cereais. Arroz, milho e trigo, todos na sua forma integral, são nutritivos e grandes fontes de energia. alimentação saudável vegetariana

3. Ingerir mais ferro

Alimentos ricos em ferro (feijão, carne vermelha, couve e espinafre, por exemplo) ajudam a prevenir a anemia e a descalcificação dos ossos. Por isso, não podem ficar de fora do cardápio.

4. Consumir arroz e feijão diariamente

Comer a clássica pedida dos brasileiros todos os dias é essencial para garantir mais energia para as atividades. A combinação é rica em aminoácidos e proteínas (deve-se variar nos tipos de feijões — carioca, branco, preto, de corda, entre outros).

5. Abusar de legumes, frutas e verduras

Esses alimentos são excelentes fontes de vitaminas e fibras, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Uma boa dica é fazer uma salada colorida e saudável com tomate, cenoura, pepino, alface, agrião, abacaxi e manga. O prato pode ser acompanhado por um delicioso e desintoxicante suco de limão adoçado com açúcar mascavo ou adoçante natural à base de sucralose. Gostou das dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas saibam da importância da alimentação saudável para idosos.

Assista um resumo desse artigo!


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...