fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Aprenda 4 receitas deliciosas de doce fit

Existem inúmeras receitas de doce fit, ideais para quem deseja saborear um docinho depois do almoço, mas sem se render aos industrializados
Da redação
13/05/19

Quem disse que você deve parar de comer o que gosta para manter uma alimentação saudável? Pessoas que desejam ter mais qualidade de vida, devem levar em conta que aderir por muito tempo determinadas restrições alimentares não é nada bom. A palavra-chave é equilíbrio. É por isso que existem inúmeras receitas de doce fit, ideais para quem deseja saborear um docinho depois do almoço, mas sem se render aos industrializados.

Manter um cardápio equilibrado, ou seja, cheio de alimentos naturais e funcionais, é importante para a saúde. Por isso, não pense duas vezes em substituir as sobremesas com níveis altos de açúcar, sódio e conservantes, por aquelas caseiras, feitas com todo carinho.

Além de deliciosos, ingredientes como banana, abacate, oleaginosas, coco fresco e frutas secas são ótimas para matar a vontade do doce e ainda contribuir para o corpo que tanto deseja. Quer aprender o passo a passo de receitas maravilhosas de doce fit? Confira a seguir.

Receitas de doce fit

Musse de chocolate vivo

Ingredientes

200 g de abacate

1 xícara de banana

2 colheres de sopa de cacau em pó

½ xícara de uvas-passas

½ xícara de castanha do pará

1 xícara de tâmara sem caroço

2 colheres de sopa de alfarroba em pó

2 colheres de sopa de óleo de coco

2 colheres de sopa de linhaça

½ colher de chá de canela em pó

2 colheres de sopa de agave

2 colheres de sopa de mel

1 xícara de morango

2 colheres de sopa de hortelã

Modo de preparo

Coloque as tâmaras, as uvas-passas, as castanhas do pará e a linhaça em potes separados. Cubra os ingredientes com água filtrada. É importante deixar de molho por uma noite. Caso não tenha esse tempo por, no mínimo, 6 horas.

Coloque o abacate, a banana picada, o cacau, a alfarroba, a canela, o óleo de coco, o agave, o mel e as frutas secas já hidratadas (sem a água do molho) em um processador (você também pode utilizar um liquidificador). Se necessário, adicione um pouco da água do molho das tâmaras para auxiliar.

Bata todos os ingredientes. É preciso que a massa fique um creme liso e homogêneo. Distribua o preparado em potes individuais e leve para a geladeira por, pelo menos, uma hora. Você pode decorar a sobremesa com morangos e as folhas de hortelã. Sirva.  

Doce de mamão sem açúcar

Ingredientes

2 mamões papaya

1 maracujá

3 colheres de sopa de frutose em pó

½ fava de baunilha

10 folhas de manjericão

1 xícara de água

Modo de preparo

Descasque os dois mamões e corte-os em cubos médios. Em seguida, lave o manjericão e separe as folhas. Abra o maracujá e reserve a polpa. Em uma panela, coloque a água, a fava de baunilha cortada ao meio e a frutose em pó. Deixe em fogo baixo. Deixe reduzir por 5 minutos.

Acrescente o mamão em cubos na panela, junto com a polpa do maracujá e as folhas do manjericão. Misture bem e deixe cozinhar por 10 minutos, ou até que o mamão fique levemente transparente. Você pode servir frio ou quente.

doce fit

Pavê de frutas secas

Ingredientes

350 g de nozes

4 colheres de sopa de gergelim

400 g de tâmara sem caroço

200 g de ameixa sem caroço

Modo de preparo

Coloque as tâmaras de molho em água fervendo por 15 minutos. Enquanto isso, torre as nozes e o gergelim em uma assadeira. O forno deve estar pré-aquecido a 200°C. Torre os ingredientes até que fiquem levemente dourados. Retire do forno e espere esfriar. Feito isso, corte as nozes grosseiramente e reserve.

Escorra as tâmaras e bata no processador com as ameixas secas. A massa precisa ter a consistência de uma pasta espessa, se necessário adicione um pouco de água. Forre uma assadeira com papel manteiga e disponha o gergelim sobre o papel. Espalhe uma fina camada de pasta de tâmaras e ameixas sobre o gergelim.

Recheie com nozes a massa e cubra com mais uma camada de pasta de tâmaras. Aperte bem e leve a geladeira por, pelo menos, uma hora. Passado o tempo, desenforme e sirva.

Beijinho vivo

Ingredientes

200 g de damasco

200 g de castanha de caju crua

100 g de uvas-passas brancas

150 g de coco fresco

1 colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparo

Deixe a castanha de caju de molho por, pelo menos, duas horas. Faça o mesmo com as uvas-passas brancas, mas por 15 minutos. Escorra os dois ingredientes e reserve-os. Feito isso, é importante que faça o uso de um processador, ou liquidificador, para fazer a farofa das castanhas. Coloque as castanhas no processador e bata-as.

Separe metade do coco fresco e reserve, ele será utilizado como granulado. Em seguida, adicione os demais ingredientes às castanhas processadas e bata-os até que se forme um bolo compacto. Retire a massa do processador e bata, separadamente, o restante do coco para enfeitar os beijinhos. Enrole os beijinhos, passe no coco fresco processado, coloque em forminhas e sirva.

Anotou todas as receitas de doce fit? Pois o Namu tem muito mais. Nos cursos online de gastronomia saudável, você aprende o passo a passo de pratos deliciosos e equilibrados, além de sobremesas de dar água na boca. Vai perder? Confira já e não deixe de compartilhar com os seus amigos.


Recomendados
Funcionais

A outra face dos alimentos industrializados

Saiba por que  não devemos nos render a pratici...

Funcionais

Alimentos fermentados: o que são e como fazer em casa

De acordo com a chef Silvia Corbucci, alimentos...

Funcionais

Caqui: benefícios e como acrescentá-lo em seu cardápio

Preferido no paladar dos brasileiros, o caqui t...

Funcionais

Abacate: a fruta que é fonte de saúde e beleza

Nutritivo e rico em vitaminas, o abacate pode s...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *