fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Como se manter saudável na quarentena

Desde março de 2020 o isolamento social, medida para evitar a propagação do coronavírus, transmissor da Covid-19, se tornou uma dura realidade para a  maioria dos brasileiros. Povo naturalmente hospitaleiro, gentil e não acostumado a viver sozinho se viu em uma rotina bruscamente alterada pela perspectiva de conter a pandemia. Isso, por sua vez, afetou […]
Equipe Namu
05/05/21
Desde março de 2020 o isolamento social, medida para evitar a propagação do coronavírus, transmissor da Covid-19, se tornou uma dura realidade para a  maioria dos brasileiros. Povo naturalmente hospitaleiro, gentil e não acostumado a viver sozinho se viu em uma rotina bruscamente alterada pela perspectiva de conter a pandemia. Isso, por sua vez, afetou - e ainda afeta - a saúde física e mental de muitos. Mas, como se manter saudável na quarentena? O fato é que é cada vez mais necessário encontrar novos meios de cuidar da saúde, como incluir na rotina atividades que possam ser praticadas no conforto do lar sem nenhuma dificuldade. Ficou curioso para saber quais são? Então continue acompanhando o artigo a seguir para descobrir novas formas de cuidar do corpo, da mente e da rotina alimentar sem sair de casa. E mais: com a orientação de profissionais altamente capacitados!

Adote uma dieta equilibrada

Quando ficamos somente em casa, descuidar da dieta se torna muito fácil. Afinal, preparar refeições o tempo todo pode ser bem cansativo. Além disso, como grande parte da população está em regime home office, conciliar o tempo na cozinha com o trabalho também pode ser bem complicado.  No entanto, quando o assunto é se manter saudável na quarentena, ter uma dieta equilibrada é mais que essencial. Caso contrário, o corpo sofrerá diversas consequências, desde um aumento de peso até a falta de disposição para as tarefas do dia a dia.  Para quem está com o dia a dia corrido, uma boa dica é preparar uma série de marmitas fitness e congelá-las, para que possa comer ao longo da semana. Desse modo será possível comer alimentos gostosos e saudáveis mesmo durante a correria da rotina.

Pratique atividades físicas

Que as atividades físicas são essenciais para uma vida saudável, não é segredo para ninguém. Afinal, manter o nosso corpo em movimento é importante para evitar diversos tipos de doenças e aumentar a disposição para as tarefas do dia a dia.  Porém, quando estamos em quarentena muitas vezes os exercícios podem ficar limitados. Por esse motivo é essencial buscar por atividades que possam ser realizadas dentro do lar, de maneira prática e rápida. Alguns exemplos são o yoga e o pilates, que alongam e fortalecem os músculos, melhorando a postura e diminuindo diversas dores.  Mas como praticar atividades físicas com a orientação de profissionais especializados durante a pandemia? Nesse caso, a solução é baixar em seu celular um bom aplicativo fitness. O super app Namu, por exemplo, oferece mais de 240 exercícios físicos como treino funcional, musculação, dança, ginástica laboral e até mesmo corrida. Descubra outras funcionalidades desse super app de saúde e bem-estar. Faça meditação guiada   

A meditação é uma prática milenar benéfica para o corpo e para a mente. Fonte: Pixabay

Para muitas pessoas praticar meditação é uma atividade exclusiva para quem possui grande avanço espiritual. No entanto, a verdade é que ela pode ser uma grande aliada de quem deseja ficar saudável na quarentena, mantendo o corpo e a mente sempre equilibrados.  Nesse sentido, a meditação guiada é uma ótima maneira de começar. Ela é bastante indicada para iniciantes, que não possuem muita experiência na técnica. Desse modo, pode ser praticada para aliviar o estresse do dia a dia e também para diminuir alguns problemas psicológicos típicos da quarentena, como ansiedade e momentos depressivos.

Conheça a aromaterapia 

Você já ouviu falar sobre aromaterapia? Essa é uma terapia que tem ganhado cada vez mais destaque, pois funciona como uma alternativa para solucionar problemas físicos e mentais de maneira natural. Ela consiste, de maneira geral, no uso de alguns aromas que, quando entram em contato com nosso cérebro, produzem uma sensação de bem-estar e alívio de diversos sintomas. Sendo assim, é usada principalmente como aliada no tratamento de problemas psicológicos, mas também pode ser bastante útil com algumas questões físicas.  A aromaterapia pode ser aplicada de diversas maneiras, desde o uso de óleos essenciais diretamente em contato com a pele até difusores para propagação de alguns cheiros no ambiente. Por esse motivo, vale pesquisar um pouco e descobrir qual método funciona melhor para você e te ajudará a se manter saudável na quarentena. 

Alongue os músculos! 

Ficar em quarentena para algumas pessoas tem sido sinônimo de passar o dia sentado, seja por tédio ou por conta do trabalho home office. O que não podemos nos esquecer é que o sedentarismo é porta de entrada para diversos males físicos e psicológicos, como dores crônicas, obesidade, problemas cardiovasculares, ansiedade, estresse e depressão. Por esse motivo, outra dica bem bacana para quem deseja permanecer saudável na quarentena é incluir alongamentos diários na rotina. Eles são uma ótima forma de manter o corpo ativo sem sair de casa e podem ser praticados em qualquer ambiente do lar.  Para ter bons resultados o mais indicado é realizá-los diversas vezes ao dia, sempre que estiver muito tempo em uma posição. Porém, caso a correria do dia a dia não permita, fazê-los pela manhã e antes de dormir já é suficiente para diminuir as dores e manter a postura correta. 

Busque um novo hobbie

Quando estamos em uma rotina normal, ficar em casa costuma ser o nosso momento de relaxamento e descanso, quando fazemos aquilo que mais gostamos. No entanto, no período de isolamento muitas vezes o estresse dentro do lar surge, fazendo com que tudo se torne ainda mais complicado.  Por esse motivo, uma ótima dica é buscar por novos hobbies para se manter saudável na quarentena. Eles trarão um descanso para a cabeça e ainda farão com que você se mantenha produtivo, o que ajuda bastante na manutenção da saúde mental.  Pode ser a leitura de um bom livro, desenhar, pintar, cantar e até mesmo escrever poesias. O que vale é ficar algum tempo longe do smartphone e aliviar a mente das redes sociais, de forma a eliminar o estresse e diminuir os sintomas da ansiedade.  E aí, pronto para colocar em práticas algumas dessas dicas para se manter saudável na quarentena? Quer descobrir outras atividades tão saudáveis quanto essas? Então baixe o super app Namu em seu celular e tenha na palma da sua mão mais saúde, bem-estar e qualidade de vida em casa ou em qualquer outro lugar. Experimente, disponível na Google Play e na App Store.    


Recomendados
Gerais

Lancheira infantil barata e saudável | Volta às aulas

Sabemos que a preocupação de muitas famílias é ...

Gerais

5 passos para organizar sua alimentação semanal

Ter uma rotina corrida e uma dieta equilibrada ...