fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Desvendando a alimentação saudável para seu pet

Assim como a nutrição humana, a alimentação saudável para pet também combate uma série de doenças e prolonga a vida do seu melhor amigo. Mas isso de maneira alguma deve ser confundida com dar restos de comida para o seu cão e gato, tão pouco com a ração industrializada que você compra no pet shop […]
Equipe Namu
23/04/21
Assim como a nutrição humana, a alimentação saudável para pet também combate uma série de doenças e prolonga a vida do seu melhor amigo. Mas isso de maneira alguma deve ser confundida com dar restos de comida para o seu cão e gato, tão pouco com a ração industrializada que você compra no pet shop mais perto da sua casa. Absolutamente!     Quando falamos em alimentação saudável para pet, estamos nos referindo a uma dieta equilibrada, que contém todos os nutrientes necessários para que o animal tenha saúde e qualidade de vida. Ela envolve a escolha de proteínas, vegetais, fibras entre vários outros ingredientes benéficos para o bom funcionamento do organismo do cão ou do gato.   O problema é que mesmo oferecendo tantos benefícios, a alimentação saudável para pet ainda causa muitas dúvidas. É uma dieta cara? Dá trabalho para fazer? É para todo o tipo de cão ou gato? A resposta para essas e para muitas outras perguntas você confere no artigo a seguir. Acompanhe.  

Alimentação saudável para pet não é oferecer ao seu melhor amigo as sobras do almoço e do jantar

  Mesmo que você tenha hábitos alimentares saudáveis, não deve confundir as coisas. Afinal, as necessidades nutricionais humanas são diferentes das necessidades dos animais. Então, nada de abrir a geladeira e sair dando sobras de comida para o seu melhor amigo, viu? Para ser considerada saudável de verdade, a alimentação saudável para pet deve ser planejada de acordo com a raça e o porte do seu “filho de quatro patas”.   Além disso, esse tipo de alimentação também deve considerar a idade do animal e seu estilo de vida. Um animal sedentário e que vive em apartamento certamente vai precisar de ingredientes diferentes daquele que caminha alguns quilômetros com o dono todos os dias, não é mesmo? Da mesma forma, um cão jovem vai precisar de muito mais energia do que um cão já idoso.   Por essas e outras questões, a alimentação saudável para pet deve ser planejada por médicos veterinários. Por meio de supervisão profissional garante-se o teor de proteínas, vitaminas, sais minerais e carboidratos que o animal precisa para viver bem.   

É tão saborosa quanto a ração preferida do seu pet

  Uma das propostas da alimentação saudável para pet é garantir sabor e textura agradáveis ao paladar dos animais. E você pode ainda optar por uma dieta customizada, com ou sem ossos, crua ou cozida. Ainda, podem ser restritivas, levando em consideração algum tipo de doença que o animal tenha. O que vale aqui é garantir que as necessidades do cão ou do gato sejam supridas.   E não se engane acreditando que o seu melhor amigo não vai se acostumar a essa nova realidade. Independentemente da idade dele, introduzir novos hábitos alimentares não será uma tarefa difícil. Até mesmo porque cães e gatos sempre viveram da caça e da comida. As rações industrializadas só ganharam espaço na vida dos bichanos no século XX.  

Pode ser congelada

  Outro benefício da alimentação natural para pet é que ela pode ser congelada, o que vai facilitar muito a sua vida. Dessa forma, mesmo que você tenha uma rotina corrida, dividida entre trabalho, família e estudos, poderá cuidar do seu melhor amigo.    Para isso, não se esqueça de que ter um planejamento é essencial. Criar uma lista de compras com todos os ingredientes que precisa adquirir para garantir o cardápio semanal do seu pet é o primeiro passo para oferecer a ele mais saúde e disposição.   Na sequência, você deverá preparar as receitas, deixá-las esfriar e organizá-las em recipientes para serem congelados. Quando for a hora de alimentar o seu animal, basta descongelar e pronto!   

Pode ser adaptada para todas as raças de cães e gatos

  Ademais, vale a pena destacar que a alimentação saudável para pet pode ser adaptada para toda e qualquer condição do animal. Assim, seja ele idoso, diabético, obeso, cardíaco ou jovem, poderá se beneficiar com uma nutrição de qualidade. Da mesma forma, seja o seu amigo de raça ou não, poderá ter mais disposição e saúde comendo melhor.  

Benefícios da alimentação saudável para pet

  Agora que você já sabe que a alimentação saudável para pet é acessível e adaptável às mais diferentes necessidades dos bichanos, é hora de compreender os porquês de investir nela. Só para se ter uma ideia, oferecer uma dieta equilibrada e nutritiva ao seu melhor amigo pode:  
  • Combater a obesidade e o diabetes;
  • Evitar problemas do trato intestinal, incluindo gases e diarreia;
  • Prevenir doenças renais;
  • Reduzir os riscos de doenças cardiovasculares;
  • Fortalecer ossos e músculos;
  • Combater o tártaro canino e o mau hálito;
  • Evitar problemas de pele e a queda de pelos;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  Como resultado, você não tem apenas um amigo mais saudável, mas também um companheiro mais alegre e disposto. Além disso, cabe ainda ressaltar que a alimentação natural para pet é barata e acessível, pois os ingredientes são fáceis de achar.  

Onde aprender sobre alimentação saudável para pet?

  Conforme pontuamos, uma dieta equilibrada para cães e gatos deve ser elaborada por médicos veterinários. Somente com base nos conhecimentos e na experiência desses profissionais é possível garantir de fato uma refeição com todos os ingredientes necessários para que o seu melhor amigo tenha dias saudáveis e felizes.   Nesse sentido, o curso online de Alimentação natural boa pra cachorro - Receitas para seu pet da Namu pode ser um grande aliado. Elaborado pela Pet Chef Fernanda Lima em parceria com a veterinária Cecília Sartori, durante as aulas você aprende como cozinhar para o seu animal, oferecendo a ele um cardápio diversificado e de qualidade. Além das receitas, você também terá dicas de como realizar a transição da ração industrializada para a comida natural, bem como descobrirá o que o seu bichano pode ou não comer. E tudo isso online, para aprender do conforto da sua casa, no horário que mais se encaixa em sua rotina! Clique aqui para ter mais informações sobre o curso que pode mudar a vida do seu melhor amigo para melhor.  


Recomendados
Gerais

Lancheira infantil barata e saudável | Volta às aulas

Sabemos que a preocupação de muitas famílias é ...

Gerais

Como se manter saudável na quarentena

Desde março de 2020 o isolamento social, medida...