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Quando e o que comer após um treino

Cuidar da alimentação após treino sem dúvida alguma é uma das etapas mais importantes para quem deseja alcançar bons resultados com os exercícios físicos. Contudo, é preciso saber quando e o que comer após fazer uma atividade física, principalmente se ela for mais intensa. Desse modo você não apenas se livra dos quilinhos indesejáveis ou […]
Equipe Namu
13/03/21
Cuidar da alimentação após treino sem dúvida alguma é uma das etapas mais importantes para quem deseja alcançar bons resultados com os exercícios físicos. Contudo, é preciso saber quando e o que comer após fazer uma atividade física, principalmente se ela for mais intensa. Desse modo você não apenas se livra dos quilinhos indesejáveis ou ganha massa muscular, mas também garante mais disposição para enfrentar os desafios do dia a dia.    Saiba mais sobre o assunto no artigo a seguir.

A importância da alimentação após treino 

Se você acredita que ficar com a barriga roncando após a malhação é sinal que está alcançando seus objetivos, está enganado. Com essa atitude, na verdade, tudo o que você está conseguindo é sabotar a sua meta fitness. Ao negligenciar a alimentação após treino você priva o seu organismo de nutrientes necessários ao seu bom funcionamento, como carboidratos, vitaminas e sais minerais. A partir disso, o seu corpo começa a estocar gordura ao invés de queimá-la. Ou seja, adeus perda de peso, barriga chapada e, em alguns casos, disposição para treinar no dia seguinte. Quando você dá a devida atenção à alimentação após treino, estimula a síntese proteica dos músculos. Além disso, promove a recuperação de tendões e nervos, que ficam enfraquecidos durante as atividades. Sendo assim, é essencial comer bem e na hora certa para atingir os tão sonhados resultados físicos. Caso fique em dúvidas do que comer depois de treinar, não se preocupe! Hoje em dia, até mesmo por aplicativos de celular você consegue montar uma rotina alimentar personalizada, de acordo com as suas informações pessoais e objetivos com os exercícios físicos.  Alguns apps são tão completos que além das dietas elaboradas por especialistas ainda oferecem contador de calorias e controle de ingestão de água para que você tenha um cuidado completo com a sua dieta. E para aliviar a ansiedade provocada pela espera pelos resultados, também oferecem práticas de relaxamento mental.  Clique aqui e saiba como um aplicativo fitness pode te ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação em conjunto.  

 

 

Quanto tempo comer depois de treinar?

Falar sobre uma janela de tempo específica para alimentação após treino é muito difícil, tendo em vista que cada organismo funciona de forma diferente. Atualmente existem alguns estudos sobre o nutrient timing, porém, ainda não temos uma conclusão científica sobre o período que devemos esperar para comer depois de treinar.  No entanto, o mais indicado pelos médicos e especialistas é esperar cerca de uma hora para se alimentar depois de malhar. Isso porque antes disso o nosso organismo está muito acelerado, o que para algumas pessoas se torna motivo de enjoos e perda de apetite.  Além disso, após uma hora nossos músculos já estão se regenerando e, por esse motivo, estão prontos para absorver os nutrientes e proteínas, aproveitando melhor os ingredientes ingeridos. Isso, por sua vez, ajuda a potencializar os resultados.

Quais proteínas comer no pós-treino?

É preciso escolher com cuidado a proteína para o pós-treino, para que os resultados dos exercícios apareçam mais rápido. Fonte: Pixabay

      Indispensáveis no cardápio de quem se exercita regularmente, as proteínas ajudam na recuperação dos músculos, bem como no ganho de massa magra.  No entanto, é preciso saber quais proteínas comer para acelerar os resultados dos seus treinos. Isso porque algumas possuem grande quantidade de gordura, o que pode minar completamente os seus objetivos fitness.  Algumas dicas de proteínas super legais para você comer após o seu treino são:
  • Ovos: duas unidades possuem cerca de 16 gramas de proteína e ainda contém bastante ômega 3, elemento ideal para a recuperação dos músculos;
  • Frango: muito indicado por ser uma fonte de alta proteína e não possuir quase nada de gordura. Além disso, ele é leve e super saboroso, desde que tenha a preparação correta;
  • Salmão: o salmão também é rico em proteínas e em ômega 3. Por isso, protege o sistema cardiovascular e ajuda na recuperação dos músculos;
  • Leite: além de ser ótima fonte de proteínas, também é rico em carboidratos saudáveis, ideal para quem está buscando crescimento muscular.

Sucos para uma alimentação após treino mais leve

Como citamos anteriormente, para muitas pessoas manter a alimentação após treino muitas vezes é um verdadeiro desafio, tanto pela dificuldade em comer nesse momento quanto pela correria do dia a dia. Nesse cenário, para quem não tem tempo para investir em uma refeição elaborada, os sucos podem ser uma ótima e saudável alternativa. Eles são muito mais rápidos de preparar e fáceis de ingerir, mesmo naqueles momentos em que o corpo ainda está cheio de adrenalina. Abaixo separamos algumas dicas de sucos super gostosos e saudáveis para o seu pós-treino:
  • Suco de laranja: rico em carboidratos e vitamina C, ajusta os níveis energéticos do corpo e fortalece o sistema imunológico;
  • Refresco de abacaxi: fonte de carboidratos e de propriedades anti-inflamatórias, o abacaxi oferece mais disposição após as atividades, além de prevenir ou tratar dores musculares pós-treino;
  • Suco de couve com quinoa: a couve é rica em nutrientes e pobre em gordura, sendo um ótimo alimento para quem deseja ter um estilo de vida mais saudável. Já a quinoa, por sua vez, é uma ótima fonte de carboidratos e por isso, ajuda na reposição de glicogênio. 

Melhores frutas para pós-treino 

Assim como os sucos, as frutas in natura também são excelentes opções para a alimentação após treino. Elas são super práticas, pois podem ser levadas para qualquer lugar. Além disso, são ricas em água e vitaminas e, por isso, tanto ajudam na recuperação muscular quanto na reposição da água perdida durante as atividades. No entanto, é muito importante escolher as frutas certas para potencializar os resultados depois dos exercícios. Algumas das melhores opções são:
  • Melão; 
  • Melancia; 
  • Maçã;
  • Kiwi; 
  • Amora; 
  • Framboesa;
  • Morango; 
  • Mirtilo;
  • Mamão; 
  • Pêra. 
E então, quais desses ingredientes já fazem parte da sua alimentação após treino? Se quiser aprender receitas deliciosas e super saudáveis, assim como descobrir novos exercícios para a sua rotina fitness sem sair de casa, conheça o super app do Namu, o aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado!    


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