fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Ayurvédica » Gerais

Ayurvédica

Ayurveda, yoga e uma vida longe de doenças

A alimentação e outros hábitos equilibrados são considerados remédios pelo ayurveda, antigo sistema de cura indiana
Da redação
03/10/19

De acordo com os preceitos da ayurveda, antiga medicina indiana ligada à yoga, a saúde é a harmonia entre o corpo, a mente, os sentidos e a essência. E é interessante que o corpo seja apenas um de quatro fatores mencionados para um indivíduo saudável. 

Isso tem relação com o conceito ayurvédico de que todas as doenças se manifestam primeiro na mente e depois, se as condições adequadas se apresentam, prosseguem para o corpo físico. Quer saber mais sobre a medicina ayurveda? Então acompanhe o artigo a seguir!

O que é medicina ayurveda?

Segundo o terapeuta corporal ayurvédico Pedro Nebesnyj, “o segredo da boa saúde é reaprender a lidar com o corpo e com a mente”. Porém, isso não significa que precisamos pensar num resfriado para pegar um. Isso porque as predisposições ou marcas mentais derivadas de hábitos e ações feitas nesta e em outra vida podem resultar doenças. 

Imagine uma semente. Nela existe o potencial para fazer brotar uma imensa árvore. Mas, se usarmos a técnica japonesa de bonsai para controlar seu tamanho ela poderá se tornar um arbusto. De modo análogo, somos propensos a adquirir males que podem nos afetar e permitir que isso ocorra depende inteiramente de nós.

Confira a entrevista onde Pedro Nebesnyj explica os principais conceitos da ayurveda e fala dos benefícios dessa prática milenar:

Ayurveda: prevenir ainda é o melhor remédio

Segundo a consultora ayervédica Márcia de Luca, ayurveda é um sistema de cura que ensina a prevenção de doença. Ainda de acordo com a especialista, “nesta ciência, acredita-se que não é preciso estar doente para se curar, mas sim se curar antes de ficar doente, mantendo um estilo de vida e um equilíbrio entre corpo, mente e espírito para atingir esse objetivo”.

Márcia ainda fala sobre o que pode levar ao aparecimento de transtornos no corpo humano. “A base de toda e qualquer doença é o acúmulo de toxinas em nossa fisiologia, que vão se acumulando nos canais sutis e perdem o fluxo natural espontâneo do prana. Essa interrupção vai começar a fazer um desequilíbrio dentro da nossa fisiologia. De acordo com a propensão individual de cada um, esse desequilíbrio se alastra e se impregna no órgão onde aquela pessoa tem propensão maior”, esclarece.

Assista à entrevista onde Márcia de Luca explica o é ayurveda, sua história e benefícios:

O ayurveda trabalha principalmente com a prevenção de doenças. Por esse motivo, muita ênfase é dada à alimentação, já que é algo que dificilmente deixaremos de fazer todo dia, pelo menos três vezes, enquanto vivermos. Então, o alimento nosso de cada dia se torna nosso remédio. O mesmo pode ser dito da prática de yoga, ela funciona purificando corpo e mente através de exercícios (posturas), respiração (pranayama) e meditação.

Podemos considerar a dieta um dos principais fatores da ayurveda?

Sim, porém é importante lembrar que a dieta ayurvédica muda de pessoa para pessoa em razão de fatores como idade, sexo, doshas e outros. É com base em uma prescrição alimentar específica que o indivíduo consegue o equilíbrio de sua energia. 

ayurveda e yoga

Como o enfoque dessa dieta é mais holístico, todo praticante deve seguir algumas regras básicas de alimentação. Descobrir a quantidade de comida que deve ser ingerida diariamente, por exemplo, é um bom começo. Afinal de contas, isso ajuda a estabilizar a energia gasta na digestão. 

Outro fator crucial da ayurveda é buscar alimentos sazonais frescos sem pesticidas ou aditivos. A adoção desses princípios é a chave para prevenir o surgimento de desequilíbrios.

Embora possamos discutir muitos benefícios dessas práticas milenares para vários tipos de condições, podemos nos ater a dois dos maiores males do mundo moderno: a dor nas costas sem causa específica e o estresse.

Yoga: tratamento natural para dores nas costas

Um estudo feito pelo Yoga Health Foundation concluiu que a yoga pode ser muito eficiente para o tratamento de dores nas costas. Nessa pesquisa, um grupo de controle deu prioridade a exercícios de yoga enquanto outro privilegiou exercícios comuns e um manual com dicas de cuidado diário. O primeiro grupo demonstrou grande melhora qualitativa e quantitativa durante 14 semanas.

Isso acontece em razão de a coluna ser a linha guia que orienta todas as posições de yoga. A coluna é responsável pelo tônus do corpo e sem ela não poderíamos correr, sentar, andar ou ficar em pé. Ela abriga um complexo de nervos vital que coordena as funções de transmissão de impulsos nervosos do cérebro para os membros.

Se a dor sentida por uma pessoa não tem causa específica, ou seja, não é sintoma de uma hérnia, pinçamento de nervo ou nada clinicamente diagnosticado, a yoga pode ajudar. Com prática contínua, é possível diminuir alguns tipos de desconforto, como os da região lombar, por exemplo.

A ayurveda é a ajuda ancestral contra o estresse

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, estresse é “a reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça”. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais.

Um fator relevante do estresse é a percepção que o indivíduo tem sobre o fator estressante a sensação que ele causa. Essa consequência pode ser diminuída pela yoga de diversas formas.

Com exercícios conscientes, é possível obter alívio por meio do esforço controlado das posturas (asanas). Assim como também a melhora do sistema imunológico na resposta a inflamações. É o que indica uma pesquisa do Instituto Semel para Neurociência e Comportamento Humano da Universidade de Los Angeles (UCLA). 

Além de resolver problemas físicos, o silêncio e a concentração da prática da yoga podem fornecer ao indivíduo um intenso relaxamento mental.

A respiração exerce papel fundamental no tratamento, pois ajuda a atrair o praticante para o momento presente. Estar no presente é encontrar o centro que aumentará sua resistência contra o estresse diário.

A nutrição moderna e a alimentação ayurvédica podem caminhar juntas?

Embora o conhecimento humano tenha se modificado enormemente ao longo do tempo, a sua fisiologia permanece inalterada. Inclusive, são necessários muitos milhares de anos para que uma nova mudança ocorra no organismo.

Os princípios da nutrição ayurvédica são praticados com êxito há muitas gerações. Ou seja, não se tratam de um modismo passível de alterações a cada nova descoberta científica. Na ayurveda preconiza-se o consumo de uma dieta variada, colorida, baseada em alimentos naturais e frescos, ambientalmente sustentáveis, com moderação e reverência, atributos dietéticos preconizados atualmente pela OMS.

Assista ao vídeo em que a terapeuta ayurvédica Caru Alencar explica os conceitos dessa medicina. A especialista também fala sobre os doshas, que são os nossos biotipos: pitta, kapha e vata.

Quer transformar o seu corpo e a sua mente através da alimentação saudável ou através da prática de yoga? Então acesse a plataforma NAMU cursos e inscreva-se em nossas aulas online



Recomendados
Ayurvédica

Ayurveda: alimentos e rotinas alimentares

Você sabia que existe uma alimentação e uma rot...

Ayurvédica

Alimentação ayurveda: a dieta do yoga que transforma vidas

Enquanto outros sistemas nutricionais focam nos...

Ayurvédica

Alimentação ayurvédica e o equilíbrio

Para o médico e especialista em ayurveda e alim...

Ayurvédica

Frango com espinafre

Frango com molho de espinafre e especiarias. Pr...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *