fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Bebidas » Gerais

Bebidas

Leites vegetais e seus benefícios

Além de delicioso, o leite vegetal é mais saudável do que o animal, pois conta com ingredientes ricos em nutrientes
Da redação
09/10/18

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Desde pequeno, o ser humano é acostumado a beber leite. Primeiro vem o da mãe, depois em pó e, por último, o de vaca. A ingestão da bebida é tão comum que muitas receitas a têm como base: bolos, pudins, tortas, purês, mingaus. Porém, não são todas as pessoas que podem, ou querem, consumir o leite de origem animal. E como substituição, utilizam as bebidas de origem vegetal nas preparações. Além de delicioso, o leite vegetal é mais nutritivo do que o vendido nos supermercados. Primeiro, porque o ser humano não foi criado para ingerir leites de outros mamíferos. Segundo, porque as bebidas das caixinhas são processadas para mascarar contaminações do produto durante o processo de “fabricação”.

Benefícios dos leites vegetais

Leites vegetais como o de arroz integral, amêndoa, aveia, castanha-de-caju, coco, gergelim, semente de girassol e soja possuem nutrientes importantes para o organismo. Fibras, vitaminas, minerais e boas gorduras estão entra as substâncias benéficas encontradas nessas bebidas. Além disso, quem é intolerante à lactose tem a oportunidade de saborear receitas incríveis sem medo.

Leite de arroz

Já pensou naquele café da manhã delicioso, cheio de frutas, pães e um leite de arroz preparado na hora? O arroz, principalmente o integral, é um ótimo cereal para fornecer energia para o dia. Ele também possui minerais como o magnésio e vitaminas do complexo B.

Leite de amêndoas

Um leite de amêndoas também não seria nada mal. A oleaginosa possui boas gorduras, aquelas que ajudam a reduzir o mau colesterol. Também possui minerais como ferro, cálcio, fósforo, manganês e magnésio, sem contar com as proteínas e algumas vitaminas.

Leite de aveia

Que aveia é uma delícia muita gente sabe. O  que poucos conhecem são as propriedades desse pequeno alimento para a saúde. A aveia é ótima para a regulação do intestino, isso por conta da grande quantidade de fibras que possui. Minerais como cálcio e zinco também se encontram na composição do cereal.

Leite de castanha-de-caju

O leite de castanha-de-caju é mais uma alternativa para substituir o leite de origem animal. A oleaginosa ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol e ainda conta com vitaminas e minerais como ferro, zinco e potássio.

Leite de coco

O leite de coco é um dos mais conhecidos e é utilizado tanto para fins alimentícios quanto para estéticos. A bebida pode ser usada em diversas receitas e conta com vitaminas e minerais como potássio, ferro, magnésio e manganês.

Leite de semente de girassol

Nem todos sabem, mas a semente de girassol é um bom alimento para o preparo do leite. A semente ajuda a fortalecer o sistema imunológico, unhas e cabelos. Também possui vitamina A, minerais como selênio, cálcio, ferro e zinco e proteínas.

Melhor produto para substituição

Agora que já sabe quais são os benefícios dos leites vegetais, pode fazer a substituição sem problemas. Porém, algumas dúvidas podem surgir: é melhor o preparar o leite em casa ou é melhor comprar? Muitas vezes, a correria do dia a dia não permite que as pessoas disponibilizem tempo para a realização da bebida. Nesse caso, a melhor alternativa é adquirir um leite vegetal com a menor quantidade de ingredientes. Produtos com muito sódio, conservantes, adoçantes e corantes devem ser evitados. Os orgânicos são sempre melhores. A melhor opção continua sendo o caseiro, por isso separe um tempo na semana para o preparo. Além de mais barato, é mais saudável, pois conta com ingredientes 100% naturais.

Como preparar o leite vegetal

Como já viu, existe uma infinidade de receitas de leite vegetal. Porém, antes de tudo, é preciso estar atento a alguns detalhes. Oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas necessitam ficar de molho de 4 a 12 horas antes do preparo do leite. Não pule essa etapa, ela é importante para hidratar os alimentos. Outra dica é optar por ingredientes frescos e orgânicos. Anotou? Confira, a seguir, 2 receitas de leites vegetais para fazer em casa.

Leite de arroz

Ingredientes

½ xícara de arroz integral 500 ml de água Canela a gosto

Modo de preparo

Coloque o arroz integral de molho em água mineral por 8 horas. Passado esse período, coloque o arroz hidratado no liquidificador junto com a água. Bata no liquidificador e, se preferir, coe o leite. Adicione a canela e misture. Sirva

Leite de amêndoas

Ingredientes

1 xícara de amêndoa crua 4 xícaras de água mineral

Modo de preparo

Deixe as amêndoas de molho na água durante uma noite (de 8 a 12 horas). Passado o tempo, escorra as amêndoas e enxague-as. Bata as amêndoas no liquidificador com 4 xícaras de água. Com a ajuda de um pano limpo, ou saquinho de voal, coe o leite. Você pode utilizar uma colher para empurrar e aproveitar todo o líquido. Esprema o máximo que puder. Sirva. Viu como é fácil preparar o seu próprio leite em casa? Agora que sabe, aprenda receitas incríveis de doces, bolos e tortas, ideais para quem tem intolerância ao glúten e lactose. Foto: rawpixel / Pixabay / CC0 Creative Commons; jennyleenaguirre / Pixabay / CC0 Creative Commons

Recomendados
Bebidas

Como tomar café com consciência

Isabela Raposeiras fala sobre os benefícios de ...

Bebidas

Os benefícios de tomar uma taça de vinho por dia

Redução do colesterol, prevenção de doenças car...