fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Laranja: conheça os benefícios desse sucesso nacional

Fonte de vitamina C, a laranja fortalece o sistema imunológico, melhora a função intestinal e é ótima para o bom humor
Da redação
27/09/19

A laranja faz parte do cardápio de milhares de pessoas, seja in natura ou como ingrediente de receitas doces ou salgadas. De sabor doce ou levemente azedo, ela é saborosa, rica em vitamina C e pode ser encontrada para o consumo durante todas as estações do ano. 

Se você também aprecia o sabor da laranja, certamente vai gostar de conhecer os benefícios que ela proporciona à saúde!

Benefícios da laranja

A laranja é conhecida por conter vitamina C, substância antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres, adiando o envelhecimento. Além disso, tem ação cicatrizante e anti-inflamatória. Mas as suas propriedades benéficas vão muito além. Confira então, os principais benefícios da fruta para a saúde:

Fortalece os ossos e combate a anemia

A laranja contém cálcio, e, em razão disso, fortalece a estrutura óssea. Além disso, a vitamina C presente na laranja facilita a absorção de ferro pelo organismo, reduzindo assim, os riscos de anemia ferropriva. 

Previne doenças cardiovasculares

“A ação antioxidante protege as células do organismo e previne de doenças degenerativas e cardiovasculares”, comenta a nutricionista Juliana Furtado. “A pectina, substância encontrada no bagaço da laranja, reduz o mau colesterol, controla a pressão sanguínea e aumenta a imunidade contra infecções”, relata a nutricionista. 

Pesquisadores estudam a possibilidade de a fruta atrapalhar na absorção dos princípios ativos de alguns medicamentos para pressão alta. “Contudo, isso depende do medicamento e do perfil de cada pessoa. Isso porque a laranja, assim como o suco de maçã, pode diminuir a absorção dessas funções em até 50%, mas vai muito do organismo de cada um. Assim, o ideal é ingerir o remédio com água, para evitar algum problema”, diz a nutricionista.

Auxilia no bom funcionamento do sistema digestório

Por conter fibras solúveis, a laranja se torna um ótimo laxante natural, auxiliando, assim, no funcionamento intestinal. Além disso, a ela também possui magnésio. Esse mineral, além de favorecer o bom funcionamento do intestino, também reduz problemas estomacais, reduzindo dores e facilitando a digestão. 

benefícios da laranja

Fonte de energia

Assim como outras frutas, a laranja é fonte de energia e ótima aos praticantes de atividades físicas. Segundo a nutricionista, “antes da caminhada é bom tomar um copo do suco da fruta para fornecer energia e controlar o colesterol”. 

A origem da laranja

Nativa da Ásia, a laranja (Citrus sinensis) a laranja é uma das frutas mais cultivadas do mundo. Chegou ao Brasil em meados de 1500, com a colonização portuguesa. Porém, ela se adaptou tão bem ao nosso solo que hoje é cultivada em todo o país – maior produtor mundial da fruta. Afinal de contas, atualmente, 53% da produção global saem do território nacional. A região que mais produz a fruta é o Sudeste, onde São Paulo e o Triângulo Mineiro se destacam.

Estados Unidos, México, China e Espanha também estão entre os principais produtores da laranja no mundo. A produção de frutas cítricas tem diferentes destinos: processamento industrial, consumo doméstico in natura e exportação. O Brasil utiliza 70% de sua produção para a industrialização do alimento. Por esse motivo, o país é conhecido mundialmente por seus produtos no ramo de bebidas.

Entre as principais variedades comercializadas estão a laranja da terra, a baía, a pera, a lima e a seleta. Apesar da diversidade, o valor nutricional das frutas não varia muito, pois a principal diferença está na acidez do alimento. 

Ainda, é possível dividir as laranjas em dois grupos: doces e amargas. A baía, por exemplo, tem o sabor adocicado. Sendo assim, é uma das indicadas para o consumo, além de ser degustada com outras frutas. As azedas, por sua vez, são mais utilizadas na culinária e nos processamentos industriais. A fruta pode ser encontrada o ano todo, porém, é bom verificar qual é a tipo da fruta que está em alta.

Laranja: dicas para consumir

A laranja pode ser consumida in natura, em doces, saladas de frutas, bebidas, sorvetes, com pratos salgados, compotas entre outros. Veja a seguir:

  • In natura: “quando consumimos a fruta in natura, ela e seu bagaço se misturam com os sucos da gengiva e podem ajudar a prevenir até mesmo cáries. No estômago, aumenta a sensação de saciedade, por isso é bom consumir a fruta em si. Quando fazemos um suco, o ato de espremer a fruta tira boa parte de seus nutrientes. Assim, o meu conselho é bater a laranja inteira para que todas as suas propriedades sejam mantidas”, conclui a nutricionista.
  • Chá: o chá da casca da laranja também é muito benéfico à saúde. Suas propriedades, assim como as da fruta, podem melhorar a função intestinal, fortalecer o sistema imunológico, diminuir os níveis de colesterol e combater o estresse do dia a dia. 
  • Oléo aromático: o óleo obtido a partir das substâncias presentes nessa fruta pode ser utilizado na aromaterapia. Nesse caso, a essência é usada para produzir a sensação de bem-estar e alegria. A massagem feita com os óleos da fruta também é relaxante e ajuda a ativar a circulação local.
  • Oléo cítrico: o óleo cítrico retirado da laranja também é utilizado para fazer massagem. Quando isso ocorre, é muito importante que o todo produto seja retirado do corpo após a aplicação óleo cítrico. Isso porque a exposição ao sol pode manchar sua pele e até gerar queimaduras.

É importante lembrar que, para quem sofre com diabetes, é indicado tomar a laranjada (laranja misturada com água) e não o suco natural, em razão da alta carga glicêmica da fruta. Outra contraindicação é para quem tem gastrite. Nesses casos, a ingestão da fruta pode agravar o problema.

Agrotóxicos

Um dos cuidados que devemos ter ao consumir laranjas é sempre que possível optar pela versão orgânica

Para as laranjas produzidas de maneira convencional, ou seja, com a utilização de agrotóxicos, deve-se tomar alguns cuidados. O principal deles é lavar bem a laranja antes de retirar a casca da fruta (onde fica a maior parte dos resíduos). Assim é possível diminuir consideravelmente o contato com os venenos utilizados durante sua produção.

Devemos lembrar que a casca da fruta possui cerca de 20% mais antioxidante que a polpa. Porém, quem vai fazer um chá da casca dessa fruta deve necessariamente comprar laranjas orgânicas para evitar contaminação. Isso porque qualquer receita feita a partir da casca do alimento certamente terá mais resíduos químicos quando a fruta vem de uma produção convencional.

Agora que você já conhece os benefícios da laranja para a saúde, que tal conhecer também os cursos de sobremesas saudáveis do Namu? Ideal para quem busca uma alimentação mais consciente, equilibrada, nutritiva e cheia de sabor, nosso cursos são online e em vídeo, para que você aprender a preparar as receitas no conforto do seu lar.


Recomendados
Cursos

10 diferenciais dos cursos de alimentação Namu que você precisa conhecer

Você quer fazer escolhas alimentares mais saudá...

Gerais

Pirâmide alimentar ajuda a manter uma alimentação saudável?

Criada em 1999, a pirâmide alimentar funciona c...