fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Bebidas » Gerais

Bebidas

Os benefícios de tomar uma taça de vinho por dia

Redução do colesterol, prevenção de doenças cardíacas e obesidade estão entre os efeitos de uma taça de vinho. Conheça outros benefícios da bebida no NAMU
Da redação
30/10/19

O vinho está presente em diversas culturas pelo mundo há milhares de anos. Inclusive, seu consumo é um hábito comum em várias delas. Mais de 60 estudos científicos avaliaram que o consumo moderado de álcool pode trazer benefícios ao organismo, segundo o site da Universidade de Harvard (EUA)1. Mas, quais são as possíveis vantagens de tomar uma taça de vinho por dia? Leia esse artigo e descubra!

O que é vinho?

O vinho é uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação do suco de uvas. Entre as principais uvas utilizadas para a produção da bebida podemos destacar as variedades Cabernet Sauvignon, Carménère, Malbec, Pinot Noir e Merlot para vinhos tintos.

Além destas, a Chardonnay, a Sauvignon Blanc, a Gewürztraminer, a Muscat e a Pinot Blanc integram o grupo das uvas usadas na produção de vinhos brancos. É claro que cada variedade possui características específicas e, portanto, resultam em bebidas de cores e sabores diferentes.

benefícios do vinho

Informações nutricionais

Segundo a plataforma Yazio, que calcula calorias dos alimentos e contribui para que pessoas adotem um estilo de vida mais saudável, apenas uma taça de vinho tinto (porção de 147 ml da bebida) são capazes de oferecer ao organismo:

  • Valor calórico:125 kcal (6,2 % VD);
  • Carboidratos: 3,8 g (1,4 % VD);
  • Açúcares: 0,9 g (1,8 % VD);
  • Proteína: 0,1 g (0,1 % VD);
  • Sódio: < 0,1 g (< 0,1 % VD);
  • Água: 127,1 g (6,4 % VD);
  • Vitamina B1: < 0,1 mg (0,7 % VD);
  • Vitamina B11: < 0,1 mg (0,4 % VD);
  • Vitamina B2: < 0,1 mg (3,3 % VD);
  • Vitamina B3: 0,3 mg (2,1 % VD);
  • Vitamina B5: < 0,1 mg (0,7 % VD);
  • Vitamina B6: < 0,1 mg (6,0 % VD);
  • Vitamina K: < 0,1 mg (< 0,1 % VD);
  • Cálcio: 11,8 mg (1,2 % VD);
  • Cobre: < 0,1 mg (1,6 % VD);
  • Ferro: 0,7 mg (4,5 % VD);
  • Magnésio: 17,6 mg (5,9 % VD);
  • Manganês: 0,2 mg (9,7 % VD);
  • Fósforo:  33,8 mg (4,8 % VD);
  • Potássio: 186,7 mg (9,3 % VD);
  • Selênio: < 0,1 mg (1,0 % VD);
  • Zinco: 0,2 mg (2,9 % VD).

Cabe ressaltar que o percentual de valor diário (VD) é calculado com base em uma dieta de 2.000 calorias.

Benefícios do vinho para a saúde

Coração protegido

Algumas substâncias químicas que podem ser encontradas em vinhos estão relacionadas à redução de doenças cardíacas.

O vinho contém antioxidantes como o resveratrol. Ele aumenta os níveis da lipoproteína de alta densidade (HDL, “colesterol bom”) e diminui os níveis de LDL (lipoproteína de baixa densidade ou “colesterol ruim”). Assim, ele contribui para a redução de chance da formação de coágulos2, já que a grande quantidade de LDL contribui para o estreitamento e endurecimento das artérias.

Por isso, afirmam especialistas da Universidade de Columbia (EUA)2, o consumo dessa bebida pode diminuir os riscos de doenças cardíacas.

Veja também: como diminuir o colesterol com alimentação?

Antioxidantes

Os antioxidantes estão presentes na casca das uvas utilizadas para fazer o vinho tinto. Inclusive, quanto mais tempo as uvas fermentam no preparo deste, mais resveratrol ele pode conter. Por esse motivo, o vinho tinto é mais rico nesse tipo de antioxidante do que o branco3. Os benefícios também podem ser alcançados ao comer uvas ou tomando seu suco.

O vinho também previne a obesidade

Beber vinho também pode beneficiar as pessoas obesas. Inclusive, um dos efeitos do resveratrol no metabolismo de obesos é a redução da pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. É o que afirma uma pesquisa da Universidade de Maastricht (Holanda)4.

A bebida também pode conter outras substâncias que previnem a obesidade. Cientistas da Universidade de Purdue (EUA)5 descobriram que o piceatanol, um antioxidante similar ao resveratrol, também encontrado na bebida, pode retardar e até inibir completamente a multiplicação das células de gordura.  

Câncer de mama

Outro grupo de estudos, do Centro Médico Cedars-Sinai, também nos EUA, fez a relação entre o consumo de vinho e a prevenção do câncer de mama6. Os pesquisadores afirmam que o os níveis de estrogênio diminuíram enquanto os de testosterona aumentaram em mulheres que estão na fase pré-menopausa. Segundo os cientistas, essa mudança hormonal pode prevenir o câncer de mama.

Controvérsias sobre o consumo do vinho

Entre o grande volume de pesquisas sobre os efeitos do álcool e de outras substâncias encontradas no vinho, há também indícios de reações negativas. Um trabalho publicado no American Journal of Public Health em 2013 afirmou que cerca de 3,5% das mortes por câncer nos EUA estão relacionadas ao consumo de álcool7.

A pesquisa indica que “reduzir o consumo de álcool é uma importante e subestimada estratégia de combate ao câncer”.

Contudo, há outros fatores que também vão à contramão dos estudos otimistas em relação à bebida. A ingestão de álcool por pessoas que sofrem de alcoolismo, doenças do fígado, do coração e do pâncreas, hipertensão e depressão pode agravar os sintomas, dizem especialistas de Columbia2.

Alternativas

A principal substância encontrada na bebida e que oferece vários benefícios à saúde é o resveratrol. Trata-se de um polifenol antioxidante presente principalmente, nas cascas das uvas utilizadas na fabricação da bebida. Contudo, o resveratrol não é encontrado somente no vinho. Veja a seguir outros alimentos que também contém a substância:

  • Suco de uva concentrado;
  • Chocolate amargo;
  • Brócolis;
  • Uva;
  • Mirtilo (blueberry);
  • Morango.

Contraindicações

Especialistas recomendam que pessoas que ainda não fazem o consumo de álcool não comecem a beber vinho. Afinal de contas, não se sabe qual a possibilidade de desencadear alguns desses quadros, como depressão e alcoolismo7.

Além disso, há outras maneiras de adquirir os possíveis benefícios trazidos pela bebida. Entre elas podemos citar o consumo de alimentos como frutas e verduras ricas em antioxidantes, manter uma dieta balanceada e praticar exercícios regularmente

Referências

1. RUDIS, J. True or false: drinking a glass of red wine a day can increase longevity. Disponível em: <https://www.beliefnet.com/healthandhealing/getcontent.aspx?cid=156987>. Acesso em: 03 set. 2013.

2. GO ASK ALICE. Is wine a fruit serving? Disponível em: <https://goaskalice.columbia.edu/wine-fruit-serving>. Acesso: 03 de set de 201

3. MAYO CLINIC. Red wine and resveratrol: good for your heart? Disponível em: <https://www.mayoclinic.com/health/red-wine/HB00089> Acesso em: 03 set. 2013.

4. TIMMERS, S.; KONINGS, E.; BILET, L. et al. Calorie restriction-like effects of 30 days of resveratrol supplementation on energy metabolism and metabolic profile in obese humans. cell metabolism. Cell Metab., Cambridge, v. 14, n. 5, p. 612-22, nov. 2011.

5. WALHEIMER, B. Red wine, fruit compound could help block fat cell formation. Purdue Agriculture. Disponível em: <https://ag.purdue.edu/arp/Pages/TS4142012.aspx>. Acesso em: 03 set. 2013.

6. CEDARS-SINAI HOSPITAL. Moderate red wine drinking may help cut women's breast cancer risk, cedars-sinai study shows. Disponível em: <https://www.cedars-sinai.edu/About-Us/News/News-Releases-2012/Moderate-Red-Wine-Drinking-May-Help-Cut-Womens-Breast-Cancer-Risk-Cedars-Sinai-Study-Shows.aspx>. Acesso: 03 set. 2013.

7. NELSON, D. E.; JARMAN, D. W.; REHM, J. Alcohol-attributable cancer deaths and years of potential life lost in the United States. Am. J. Public Health. Washington, v. 103, n. 4, p. 641-8, 2013.

8. AMERICAN HEART ASSOCIATION. Alcohol and heart disease. Disponível em: <https://www.heart.org/HEARTORG/Conditions/More/MyHeartandStrokeNews/Alcohol-and-Heart-Disease_UCM_305173_Article.jsp>. Acesso em: 03 set. 2013.


Recomendados
Bebidas

Refrigerante: você sabe os riscos que a bebida oferece?

O exagero na dose é o principal problema do con...

Bebidas

Excesso de água faz mal?

A hiponatremia, que é o excesso de água no corp...

Bebidas

Benefícios do café: ciência aponta para prevenção de doenças

Pesquisadores indicam benefícios do café, além ...

Bebidas

Suco natural: confira 5 receitas deliciosas

Além de prático, o suco natural hidrata o corpo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *