fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Confira a lista de alimentos sem glúten

Se você tem intolerância ou segue uma dieta sob orientação médica, conheça cinco alimentos consumidos no dia a dia que não possuem a proteína
Da redação
14/09/16
Glúten é uma proteína composta pela mescla de gliadina e glutenina. Ele pode ser encontrado em alimentos como aveia, trigo, centeio, malte e cevada, além de vários produtos industrializados. Muitos têm optado pela retirada de cardápios que possuem esse elemento. Uns por serem intolerantes, já outros para seguirem dietas. A chamada doença celíaca é um dos motivos que levam as pessoas a não consumirem mais o glúten. Mas o que é? Ela é um distúrbio autoimune inflamatório do intestino delgado. Esse transtorno acontece quando o indivíduo é incapaz de digerir o glúten. Com isso, acarreta-se inúmeros problemas intestinais. Dores abdominais, diarreia, perda de peso e má absorção estão entre os sintomas da doença. O indicado é excluir completamente alimentos com glúten. Hoje, as dietas sem glúten estão na moda. O que muitos não sabem é que a redução do consumo de glúten não é a própria causa da perda de peso, mas sim o fato de não ingerir produtos industrializados ricos em carboidratos como massas, doces e pizzas. Adotar uma dieta sem a ajuda de um especialista é arriscado. Por isso é importante sempre se informar com o nutricionista, ele saberá o melhor para cada caso. Mas se você tem intolerância ao glúten ou já segue uma dieta sob orientação médica, conheça cinco alimentos utilizados no dia a dia que não possuem a proteína:

Frutas, legumes e verduras

Os legumes e as verduras são ótimas opções para incrementar um cardápio e ainda contribuir na manutenção do organismo. As frutas também têm suas funções. A ingestão constante da maçã, por exemplo, pode auxiliar na prevenção de doenças respiratórias, isso por conta do alto teor de flavonoides encontrados na fruta. A pectina, principal fibra presente na maçã, ajuda na redução de doenças cardiovasculares. Já a banana é enérgica e o seu potássio previne as doloridas câimbras.

Arroz

Produtos feitos com e a partir do arroz são bons substitutos para os de trigo e outros alimentos que têm glúten em sua composição. A farinha de arroz pode ser utilizada em bolos, doces e tortas. Bolachas e macarrão também estão entre eles.

Milho, amido de milho e fubá

Estes alimentos também entram na lista dos sem glúten. Pratos como canjica e pamonha podem ser liberados, já que tem como base o milho para o seu preparo. O amido de milho, também conhecido como maisena, pode substituir a aveia e o trigo. A farinha de fubá prepara polentas e bolos deliciosos.

Mandioca

Além de saborosa, a mandioca é muito versátil e pode ser utilizada em diversos pratos. Seja cozida com sal e manteiga ou frita, ela agrada muito o paladar dos brasileiros e é encontrada com facilidade em cardápios de restaurantes. A mandioca é fonte de fibras, vitaminas e minerais, essências para o bom funcionamento do organismo.

Amendoim e castanhas

Quem não gosta de utilizar amendoim e castanhas na comida? Fonte de boas gorduras, eles também podem ser consumidos crus e germinados. As saladas com as castanhas germinadas são boas opções para a manutenção do intestino, já que suas enzimas são ativadas. Os leites feitos com esses alimentos, além de deliciosos, são recomendados para quem tem intolerância a lactose. Porém é importante ficar atento a quantidade ingerida, pois em excesso podem fazer mal por conta de suas calorias. Que tal aprender novas receitas? O NAMU Cursos oferece diversas aulas para que você aprenda a preparar inúmeros pratos. Os cardápios vão de culinária vegetariana a alimentação infantil. Foto: Alessandra Haro

Recomendados
Funcionais

Barra de cereal: consuma com saúde

O alto nível de açúcar e sódio encontrado em al...

Funcionais

A outra face dos alimentos industrializados

Saiba por que  não devemos nos render a pratici...

Funcionais

Alimentos fermentados: o que são e como fazer em casa

De acordo com a chef Silvia Corbucci, alimentos...

Funcionais

Caqui: benefícios e como acrescentá-lo em seu cardápio

Preferido no paladar dos brasileiros, o caqui t...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *