fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Conheça 5 benefícios do óleo de coco para a saúde

Supreenda-se com as vantagens que o uso desse produto traz para a saúde e para sua qualidade de vida
Da redação
06/03/17
Você provavelmente já ouviu falar do óleo de coco. Essa gordura saturada de origem vegetal se tornou muito conhecida nos últimos tempos entre os que estão de dieta, procurando soluções estéticas naturais, e até entre aqueles que estão controlando problemas de saúde. O que talvez você não saiba é que o consumo contínuo desse produto pode gerar vários benefícios para o seu dia a dia. Então, neste post vamos falar sobre 5 benefícios do óleo de coco. Você vai se surpreender com as vantagens que o uso desse produto traz para a saúde e para a sua qualidade de vida. Acompanhe!

1. Ajuda o sistema imune

Além de muito saboroso, o óleo de coco é também um grande fortalecedor do sistema imune. Ele contém lipídios antimicrobianos, ácido láurico, ácido cáprico e ácido caprílico, que possuem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais — ou seja, ajudam muito nosso sistema de defesa. O que ocorre é que nosso organismo converte o ácido láurico em monolaurina, tornando-o eficaz na hora de lidar com vírus e bactérias patológicas, já que evita a proliferação desses organismos.

2. Previne doenças cardíacas e hipertensão

Uma das principais causas das doenças cardíacas e da pressão alta é nosso modo de vida. Uma alimentação com alto teor de gorduras ruins aliada ao sedentarismo é tiro e queda para o desenvolvimento desses problemas. Portanto, investir em alternativas como o óleo de coco é uma ótima solução. O óleo de coco é rico em gorduras saturadas naturais que não só aumentam o bom colesterol (HDL) no seu corpo, como também ajudam a converter o colesterol ruim (LDL). Com isso, é possível prevenir diversas doenças relacionadas ao sistema circulatório.

3. Favorece a perda de peso

Não é à toa que o óleo de coco se tornou um dos queridinhos de quem está em busca de um corpo mais saudável, pois é extremamente útil para a perda de peso. Ele possui ácidos graxos de cadeias curtas e medianas, ajudando na remoção do peso excessivo. Além disso, esse óleo contribui significativamente para a redução das gordurinhas abdominais, estimula o bom funcionamento da tireoide e de todo o sistema endócrino. Também acelera o metabolismo do corpo, evitando o estresse do pâncreas e auxiliando na queima de energia e na manutenção do peso.

4. Melhora o sistema digestivo

Qualquer refeição feita com o óleo de coco ganha não só pontos no quesito saúde, mas também no quesito sabor. Assim, utilizá-lo no preparo dos pratos no dia a dia é um um ótimo pedido. O óleo de coco pode ser o substituto ideal dos óleos de cozinha comuns, ajudando a melhorar o sistema digestivo e evitando vários problemas relacionados à má digestão e problemas estomacais. Além disso, a ingestão de óleo de coco aumenta a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais.

5. Propicia pele e cabelo mais bonitos

Além de todos os benefícios do óleo de coco relacionados à nossa saúde, ele também é excelente na questão estética, propiciando uma pele e um cabelo muito mais bonitos. Esse óleo é um ótimo hidratante para os mais diversos tipos de pele e retarda o surgimento de flacidez e até das rugas. Também ajuda no crescimento saudável do cabelo e dá a ele um aspecto brilhante e sedoso. Por isso, esse produto é bastante utilizado como ingrediente básico em diversos cremes, xampus e sabonetes. Manter corpo e a mente em equilíbrio, por meio de atividades que prezam pelo bem-estar, e ter uma alimentação saudável são pontos fundamentais para a longevidade e a qualidade de vida. Agora que você conhece os benefícios do óleo de coco, tem mais um motivo para adotar novos hábitos. Se gostou deste conteúdo e quer mais dicas sobre vida saudável, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Recomendados
Gerais

Laranja: conheça os benefícios desse sucesso nacional

Fonte de vitamina C, a laranja fortalece o sist...

Entrevistas

Eduardo Corassa e o crudivorismo

O chef e nutricionista Eduardo Corassa relata s...

Entrevistas

Manuela Scalini e a alimentação crua

A chef Manuela Scalini conta como o contato com...

Entrevistas

Bela Gil e a alimentação saudável

Nesta entrevista, Bela Gil conta como surgiu em...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *