fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Conheça os piores alimentos para a sua saúde a aprenda a substituí-los

Quanto mais industrializado for o alimento, maiores danos causa ao organismo
Da redação
30/04/18
A alimentação saudável é um dos fatores mais importantes para mantermos nossa saúde em dia. Porém, será que você sabe escolher suas refeições e lanches? Foi pensando nisso que resolvemos fazer este post, relacionando alguns dos piores alimentos que temos o hábito de consumir  — e de que forma substituí-los! Saiba que, quanto mais industrializado for o alimento, maiores danos causa à saúde — são eles sorvetes, cachorros-quentes, salgadinhos, refrigerantes, entre outros exemplos. Confira!

Pizza congelada

A pizza é muito apreciada e está entre os hábitos alimentares dos brasileiros. Contém gorduras saturadas, sal e farinha branca, que tem absorção rápida, fazendo com que a pessoa fique logo com fome novamente. No entanto, a versão congelada é ainda pior que a feita em casa, visto que ela tem um teor de sódio muito alto, que contribui para o aumento da pressão arterial e de doenças renais. Alternativa saudável: diminua o consumo para apenas uma vez por semana e escolha a versão caseira com ingredientes mais saudáveis, como farinha integral. Reduza também a quantidade de sal e gordura. A cobertura pode, da mesma forma, ser mais saudável, com a redução da quantidade de queijo, por exemplo.

Salgadinhos de milho

Apesar de parecerem inocentes, os salgadinhos de milho contam com muitas substâncias químicas, como acidulantes, corantes e conservantes, que podem causar alergias. Além disso, eles são ricos em sal e gorduras saturadas, que fazem mal ao coração. Alternativa saudável: a pipoca preparada com uma pequena quantidade de óleo vegetal e com pouquíssimo sal é uma excelente substituição.

Sorvete

sorvete, apesar de ser uma delícia, conta com poucos nutrientes e muita substância química, como corantes, conservantes, entre outros. Sua composição é basicamente de carboidratos de baixo valor nutricional, como o açúcar e o leite integral, que conta com gordura saturada. Tem também alto teor calórico, contribuindo para facilitar o aumento de peso. Alternativa saudável: o sorvete de frutas no palito tem poucas calorias, além de ser mais saudável e ter menos gordura saturada. Outra substituição é uma boa salada de frutas, que é uma alternativa supernatural!

Cachorro-quente

O maior problema do cachorro-quente é a salsicha, que, na verdade, é um embutido ou uma carne processada. Uma salsicha tem, em média, 50 gramas e é rica em gorduras saturadas e sódio. Para sua conservação, são utilizados nitritos e nitratos considerados substâncias cancerígenas. Alternativas saudáveis: elimine o cachorro-quente de sua alimentação e prefira opções saudáveis, como um lanche de pão integral com peito de peru ou queijo branco, por exemplo.

Refrigerante

O refrigerante, de uma forma geral, faz mal à saúde — os do tipo cola são piores. Além de terem muita quantidade de açúcar em sua composição, contam com componentes químicos maléficos. A versão diet é ainda mais nociva, visto que contém adoçantes artificiais. Eles estão relacionados a muitas doenças, como fadiga, compulsão alimentar, dores de cabeça, entre outros. Alternativas saudáveis: opte sempre pelos sucos naturais feitos na hora, que contam com muitas vitaminas, entre outros nutrientes.

Biscoito recheado

O queridinho da criançada é um dos piores alimentos. Ele tem muita gordura hidrogenada, utilizada tanto para fazer o biscoito como para fazer o recheio — que é a pior parte desse tipo de guloseima. Além disso, é rico em açúcar, conservantes, sódio e corantes. Por isso, elimine-o de sua alimentação. Alternativas saudáveis: opte por gelatina, salada de frutas, cookie integral, entre outras substituições. Se gostar muito de biscoitos doces, escolha sempre aqueles que não têm recheio.

A importância da alimentação

A boa alimentação é primordial para se manter a saúde. É por intermédio dela que absorvemos os nutrientes essenciais para que o organismo funcione na sua totalidade. Por isso, é tão importante saber escolher o que se põe à mesa e optar sempre pelos alimentos mais saudáveis. A alimentação deve ser equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras, gordura insaturada e uma boa dose de carboidratos, que é o que garantirá a energia do dia a dia. Agora que você já conhece alguns dos piores alimentos para a sua saúde, procure evitá-los e manter uma alimentação com itens mais saudáveis! O que achou deste post, útil, não é? O que acha, então, de conhecer nossa variedade de cursos sobre alimentação? Acesse nossa página!

Recomendados
Cursos

10 diferenciais dos cursos de alimentação Namu que você precisa conhecer

Você quer fazer escolhas alimentares mais saudá...

Gerais

Pirâmide alimentar ajuda a manter uma alimentação saudável?

Criada em 1999, a pirâmide alimentar funciona c...