fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Viva » Gerais

Gerais

Crudivorismo X Plant Based – qual é a diferença entre eles?

Nem vegetariana nem vegana. Conheça os dois conceitos que estão conquistando cada vez mais adeptos, o crudivorismo e o plant based. Confira!
Da redação
23/07/19

Nem vegetariana nem vegana. Hoje, nós vamos falar de dois novos conceitos que estão surgindo, o Crudivorismo e o Plant Based. O primeiro baseia-se no  consumo de alimentos crus ou cozidos até 40ºC. Enquanto o segundo prioriza uma dieta à base de plantas que vêm da terra, minimizando também o consumo de alimentos industrializados.

Segundo pesquisas, comer alimentos à base de vegetais pode reduzir o risco de surgimento de doenças crônicas. Essa alimentação pode ajudar também no controle do peso e evitar a morte. Eles descobriram ainda que aqueles que comiam mais proteína vegetal apresentaram um risco menor de desenvolver doença cardíaca coronariana.

Quer garantir uma alimentação mais saudável e está em dúvidas se adere ao  crudivorismo ou ao plant based? Abaixo nós explicamos o conceito de cada uma delas para você escolher qual deles tem mais a sua cara. Vem ver! 

O que é crudivorismo

Conhecida também como raw food, o crudivorismo é baseado no conceito de que alimentos crus são mais benéficos ao organismo. Defendem o consumo único e exclusivo de alimentos crus ou cozidos até 40ºC. 

É popular e bastante conhecido nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia. O movimento se expandiu e agora está encontrando adeptos também no Brasil. 

Se você é vegetariano e quer investir em uma alimentação ainda mais natural, o crudivorismo defende que a cocção dos alimentos pode destruir as enzimas presentes que são importantes e essenciais para a digestão. 

A dieta crudívora contém menos gorduras trans e gorduras saturadas. Uma vez que a alimentação é feita com base em grãos e sementes, frutos secos ou frescos , hortaliças cruas e alguns legumes levemente aquecidos. 

E mais: ela tem baixo teor de sódio e açúcar é rica em magnésio de potássio, fibras, vitamina e antioxidantes. Segundo estudo publicado no Journal of Nutrition, a dieta à base de alimentos crus reduz as concentrações plasmáticas de colesterol total e triglicérides.

o que é crudivorismo

Mas, nem tudo são rosas. É importante ressaltar que o crudivorismo pode diminuir ainda os níveis de colesterol bom (HDL). Isso ocorre devido à deficiência de vitamina B12.

Por isso, se você quer aderir à dieta, a dica para iniciar no crudivorismo é começar com uma dieta com 50% dos alimentos crus, e gradativamente ir aumentando. E lembre-se: para ter uma alimentação saudável é preciso consumir uma maior variedade de alimento a fim de garantir todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa. 

O que é a alimentação plant based

É uma dieta baseada em vegetais e alimentos na sua forma mais natural, não refinada, e minimamente processada. Sabe aqueles alimentos que a maioria das pessoas consideram apenas como  acompanhamentos nas principais refeições? Então, aqui eles são os destaques principais da alimentação. 

 Os alimentos que compõem este tipo de alimentação são, em sua grande maioria, frutas, hortaliças, óleos vegetais, legumes, leguminosas e oleaginosas como sementes, nozes e castanhas, por exemplo. Aqui os adeptos podem escolher se os alimentos serão cozidos ou não. 

Além disso, as dietas à base de plantas (em tradução livre) também são caracterizadas por não envolver o consumo de produtos de origem animal.

Na verdade, além da carne, os alimentos industrializados e/ou processados são retirados do cardápio. O que nem sempre acontece nas dietas veganas e vegetarianas. 

De acordo com os especialistas, vamos ver cada vez mais a ciência apontando a plant based como um caminho para a prevenção de doenças.

Uma revisão de estudos sobre alimentação e problemas cardiometabólicos, realizada por pesquisadores da Universidade of Wisconsin (EUA), associou a plant based à redução de todas as causas de mortalidade e risco diminuído de obesidade, diabetes tipo 2 e doença cardíaca coronária.

Benefícios da alimentação à base de plantas

  • Diminui os níveis séricos de colesterol; 
  • Reduz o risco e prevalência de doença cardiovascular em até 30%; 
  • É eficaz no tratamento de diabetes tipo 2; 
  • Previne diversos tipos de câncer; 
  • Ajuda na manutenção do peso; 
  • Ajuda a reduzir a hipertensão arterial.

Se você gostou da dica e quer aderir ao cardápio plant based, a dieta inclui principalmente os alimentos que vem da terra, como frutas, legumes, verduras, tubérculos, leguminosas, grãos, oleaginosas e sementes e, de preferência, alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos.

Quer conhecer outras fontes de proteína vegetal para fazer parte do seu cardápio vegano? Nós mostramos aqui outras boas fontes de proteína vegetal para quem quer ganhar massa muscular e garantir uma alimentação saudável .

Agora, se o que procura são dicas de como cozinhar melhor e de forma mais saudável, o Namu tem o curso online de Alimentação Plant Based perfeito para você. Clique aqui e conheça!


Recomendados
Gerais

Crudivorismo: a alimentação viva

Crudivorismo, também conhecido como alimentação...

Gerais

6 saladas feitas com grãos, sementes e brotos para saciar a fome

.