fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Descubra como fazer uma massa leve e saborosa

Não sabe o que fazer para o almoço de domingo? O nhoque de abóbora é uma ótima opção para quem deseja uma massa leve cheia de benefícios
Da redação
31/01/19

Macarronada, pão, pizza, nhoque. Esses são alguns pratos que não podem faltar no cardápio de quem é fã de massa. O problema é que o consumo excessivo pode contribuir para problemas como aumento de peso e excesso de açúcar no sangue. O jeito é optar por uma massa leve e que contenha os nutrientes essenciais para a boa manutenção do organismo.

O nhoque de abóbora, por exemplo, é uma ótima opção para quem deseja um almoço leve e cheios de benefícios. A abóbora ajuda a aumentar a sensação de saciedade, o que não permitirá que você exagere; fortalece o sistema imunológico; ajuda na perda de peso; e previne o envelhecimento precoce das células. Fora os benefícios dos outros alimentos.

Quer experimentar? Confira, a seguir, o passo a passo do nhoque de abóbora e surpreenda seus convidados.

Nhoque de abóbora

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de azeite extravirgem
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 10 tomates
  • 15 folhas de manjericão
  • 1 folha de louro
  • 500 g de abóbora japonesa
  • 150 g de farinha de trigo branca
  • 150 g de flocos de milhos
  • ¼ de xícara de linhaça dourada
  • 2 colheres de chá de sal
  • ½ colher de café de noz-moscada
  • ½ colher de café de pimenta-do-reino em pó
  • 8 castanhas-do-pará
massa leve

Modo de preparo

Massa

Corte a abóbora ao meio e retire as sementes. Em seguida, embrulhe a abóbora em papel alumínio e leve o alimento ao forno pré-aquecido por 20 minutos (ou até que a abóbora esteja macia). Passado o tempo, retire a abóbora do forno e desembrulhe-a com a ajuda de uma colher. Separe a polpa da casca. Esprema a abóbora com um garfo, ou com o que achar melhor, até obter um purê.

Adicione ao purê de abóbora duas colheres de sopa de azeite, a farinha de trigo, os flocos de milhos (eles devem estar peneirados), a linhaça moída, o sal, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Em seguida, misture bem até que a massa fique firme e lisa.

Polvilhe um pouco de farinha de trigo em uma bancada. Em seguida, coloque a massa de abóbora no local. Faça rolinhos compridos com as mãos e corte-os com uma faca no tamanho que desejar (igual ao nhoque convencional). Ferva o louro e o sal em uma panela com água. Em seguida, coloque o nhoque, aos poucos, e retire os que subirem com uma escumadeira.

Molho

Corte os tomates em cubos sem sementes, além da cebola e do alho. Separe as folhas de manjericão. Aqueça duas colheres de sopa de azeite e refogue a cebola picada. Acrescente o alho e refogue mais um pouco.

Adicione o tomate picado aos nhoques e cozinhe por alguns minutos. Feito isso, desligue o fogo e junte as folhas de manjericão. Tempere com sal e pimenta. Coloque o nhoque em um prato com o molho de tomate por cima e rale as castanhas-do-pará por cima, como se fosse queijo ralado. Sirva.

Você pode substituir a abóbora por outro alimento da sua escolha.

Gostou da receita? Que tal aprender mais? Nos cursos online de gastronomia saudável, você aprende pratos deliciosos, práticos e super nutritivos. As receitas vão de entradas a sobremesas e você conta com cardápio onívoros, vegetarianos e veganos. Não perca mais tempo.


Recomendados
Cursos

10 diferenciais dos cursos de alimentação Namu que você precisa conhecer

Você quer fazer escolhas alimentares mais saudá...

Gerais

Pirâmide alimentar ajuda a manter uma alimentação saudável?

Criada em 1999, a pirâmide alimentar funciona c...