fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Dieta vegetariana para atletas

Uma das grandes necessidades de um atleta é o consumo de carboidratos: saiba como a dieta vegetariana pode suprir essa substância
Da redação
26/06/15

São inúmeros os mitos sobre a dieta vegetariana: muitos creditam a ela a falta de nutrientes por causa da eliminação do consumo de carne na alimentação. Entre os atletas, esse preconceito fica ainda maior.

Mas será que é possível ser um atleta vegetariano? 

Especialista em nutrição esportiva, Paula Gandin, defende os benefícios da dieta vegetariana para atletas de alto nível.

A nutricionista destaca as vantagens das fontes de proteína vegetais, que por estarem aliadas aos carboidratos podem ajudar na prática de atividades físicas. Confira mais na entrevista a seguir:

“Uma leguminosa tem proteína e carboidrato. Toda proteína de origem vegetal tem carboidrato”, relata a nutricionista.

Dieta vegetariana: benefícios para todos

Não é só quem pratica esportes que costuma ter preconceitos com a dieta vegetariana. Em outra entrevista, a nutricionista Alessandra Luglio fala sobre a importância de ter uma alimentação vegetariana equilibrada e esclarece alguns mitos sobre as proteínas.

Como dissemos, existem muitos mitos sobre a dieta vegetariana e vegana. Um deles é que o cardápio é pobre em nutrientes pela falta de alimentos de origem animal, como a carne de vaca.

Não se engane, quem tem níveis baixos de vitaminas e minerais no organismo são aquelas pessoas que não se alimentam da forma correta, comam carne ou não.

Por isso, é um grande erro atribuir ao vegetarianismo todos os problemas de saúde.

“Hoje vivemos em uma sociedade bastante deturpada com relação a conhecimentos sobre nutrição. Muito impactada por modismos e mitos”, declara a nutricionista Alessandra Luglio.

Uma dieta vegetariana baseada em frutas, legumes, vegetais, leguminosas, raízes e oleaginosas é muito saudável.

dieta vegetariana para atleta

Primeiro porque os alimentos são naturais e cheios de benefícios. Segundo porque a ingestão constante de carne vermelha e embutidos pode, de fato, prejudicar o organismo.

Dicas de dieta vegetariana

  • Substitua a carne pelas leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, fava.
  • Utilize leites vegetais ao invés do leite de vaca.
  • Coma mais verduras e legumes.

Existe uma infinidade de alimentos deliciosos prontinhos para serem degustados.

Alimentação esportiva saudável

Seguindo uma dieta vegetariana ou não, uma alimentação saudável é essencial para o bom desempenho esportivo de atletas de alto nível.

É por isso que, a pedido do Namu, a chef funcional e personal trainer Luciana Rocha preparou um curso de dieta esportiva saudável. O menu foi pensado em como facilitar o dia a dia entre a cozinha e os treinos.

São diversas receitas, incluindo deliciosos shakes e pães funcionais, com opções para:

  • café da manhã
  • lanche da manhã
  • almoço
  • lanche da tarde
  • jantar

Tudo de acordo com o seu objetivo: perda de peso, ganho de massa magra ou aumento de energia (estimulantes).

Curso de dieta esportiva

Agora que você conheceu os benefícios da dieta vegetariana esportiva e não esportiva, que tal aliar alimentação saudável com sua atividade física?

Conheça o curso online Cardápio equilibrado para atletas e praticantes de atividade física e desfrute de todos os benefícios de um menu funcional e cheio de energia. 


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...