fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegana » Gerais

Gerais

Diferenças entre ser vegano e alimentação plant based

Assim como o cardápio vegano, a alimentação plant based é composta por alimentos vegetais e não compactua com o sofrimento animal
Da redação
25/02/19

Um cardápio vegano é aquele que exclui qualquer ingrediente de origem animal ou derivado. O plant based, ou alimentação à base de plantas, também, mas apesar de algumas semelhanças, esses dois tipos de alimentação não são iguais.

Quando se fala em um estilo de vida vegano, a primeira coisa que vem a cabeça é uma mesa cheia de saladas e frutas, verdade? Porém, muitos se esquecem que existem produtos industrializados que não contêm ingredientes de origem animal. Exemplo disso são as bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes, sucos de caixinha, massas, entre outros.

O veganismo também vai muito além de uma alimentação baseada no reino vegetal. Roupas de couro? Nem pensar. Maquiagens com elementos de origem animal? Também não. Medicamentos testados? Não mesmo. Ser vegano engloba todas as áreas, é realmente um novo estilo de vida livre de sofrimento e exploração.

A alimentação à base de plantas (plant based) também é rica em alimentos vegetais e não compactua com o sofrimento animal. Mas a principal diferença entre as duas é que a plant based é uma alimentação 100% saudável. Ou seja, não contêm no cardápio produtos industrializados, não faz uso de temperos com elementos prejudiciais, é realmente baseada nos alimentos que a terra oferece.

Frutas, vegetais, legumes, tubérculos, oleaginosas, leguminosas, grãos, cogumelos, cereais, tudo pode fazer parte de uma alimentação vegana e plant based. Porém, na alimentação à base de plantas, o intuito é proporcionar ao corpo todos os nutrientes daqueles alimentos. Para isso, os adeptos utilizam todas as partes possíveis de cada vegetal (folha, casca, caule, raiz).

Você não verá um adepto da alimentação plant based comendo junk food por aí, o que é mais comum no veganismo. Essa é a principal diferença.

vegano

Benefícios de uma alimentação baseada em vegetais

Não é novidade que um cardápio equilibrado é importante para a manutenção do organismo. Quanto mais alimentos saudáveis, melhor. Por isso, pessoas que diminuem o consumo de produtos processados e aumentam a ingestão de frutas, verduras e legumes têm mais chances de fortalecer o corpo e preveni-lo de gripes, resfriados, doenças crônicas e cardiovasculares e envelhecimento precoce das células.

Quer experimentar uma receita só com vegetais? Separamos uma especialmente para você. Confira:

Caldeirada de frutos do mato

Ingredientes

  • 1 couve-flor
  • 1 brócolis
  • ½ mandioquinha
  • 2 cenouras
  • 1 xícara de berinjela
  • 3 aspargos frescos
  • ½ repolho
  • ½ cebola
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de endro
  • 1 colher de chá de curry ou massala
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • 2 colheres de sopa de gergelim

Modo de preparo

Rale ou pique todos os vegetais em pedaços pequenos. Em uma tigela grande, coloque a couve-flor, o brócolis, a cenoura, a berinjela e o repolho. Jogue um pouco de sal e pressione a mistura com as mãos, até que ela fique macia. Tempere com limão, endro e curry (ou massala).

Aqueça uma panela de barro (ou a que tiver em casa) para amornar os alimentos. O ponto do aquecimento deve permitir encostar os dedos em cada alimento, ou seja, não deve estar muito quente. Acrescente o gergelim e mexa com as mãos.

Acrescente o azeite de oliva (ou algum óleo da sua preferência) e junte a mandioquinha ralada. Junte a cebola, o aspargo verde e misture com as mãos. Adicione os legumes prensados aos que estão na panela e misture. Tempere a gosto e sirva.

Gostou? Fique de olho nos cursos online de gastronomia do Namu e experimente receitas incríveis sem ingredientes de origem animal e à base de plantas. Não perca mais tempo!


Recomendados
Gerais

Carnismo: você já ouviu falar?

Para psicóloga Melanie Joy, o carnismo é uma id...

Gerais

Comida de rua vegana e sustentável

Cozinhas sobre rodas superam modismo, sofistica...

Gerais

Curso de sobremesas e dicas veganas para você e o seu negócio

Aulas ensinam receitas saudáveis para o dia a d...

Gerais

Sobremesas veganas: nada se perde, tudo se transforma

Conheça as possíveis substituições mais saudáve...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *