fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegana » Gerais

Gerais

Doces: mate a sua vontade de forma saudável

Saiba como substituir as guloseimas industrializadas e conheça os benefícios dos alimentos naturais
Da redação
21/02/18
Você tomou um café da manhã leve e nutritivo, almoçou salada e frango grelhado, mas de repente bateu aquela vontade de comer doces e o desejo por uma deliciosa barra de chocolate se tornou irresistível. Essa situação lhe parece familiar? O desejo por alimentos com alto teor de açúcar pode ser algo bem comum para a maioria das pessoas, já que os doces são agradáveis ao paladar e fornecem energia instantânea. O que ocorre, muitas vezes, é que essa vontade, na verdade, pode realmente ser fome. A primeira dica é abastecer-se de lanches menos calóricos e açucarados e comê-los antes que o desejo por guloseimas apareça. Pensando nisso, listamos algumas sugestões para você matar a sua vontade por doces de forma saudável e sem sair da dieta:

- Ameixas secas

Uma porção de ameixas secas é naturalmente doce. Seis unidades têm cerca de 100 calorias. Na versão desidratada, ela ajuda na perda de peso e é indicada para qualquer pessoa que deseja ter uma nutrição balanceada e saudável. Essa doçura também contém altas taxas de vitaminas, minerais e oxidantes.

- Chás

Quando você precisa de uma bebida açucarada, prepare um chá. Chás costumam ser deliciosos e uma boa fonte de antioxidantes e nutrientes. Uma dica é consumir o de hibisco, com pedaços de laranja e canela. O hibisco é naturalmente doce e saboroso, seja quente ou frio. Experimente também o chá de alcaçuz, naturalmente livre de açúcar, mas que traz a mesma sensação prazerosa de estar consumindo algo adocicado. O chá de maçã com canela também pode ajudar a reduzir o desejo por doces. Além de saboroso, acelera o metabolismo.

- Frutas in natura

Saborosas e naturais, as frutas são eficazes quando o assunto é reduzir a vontade de comer doces. A maioria delas tem poucas calorias e são ricas em diversos nutrientes que oferecem benefícios à saúde. Sem risco algum para uma dieta equilibrada, as frutas podem ser poderosas aliadas para eliminar o desejo por opções mais calóricas. O melhor de tudo é que pode se consumir de três a quatro porções por dia das suas preferidas.

- Vegetais doces

Vegetais saborosos como batata doce, abóbora e cenouras são uma ótima escolha quando você está desejando consumir algo açucarado. A doçura natural combinada com o alto teor de fibras, faz com esses alimentos sejam eficientes para conter o anseio por doces.

- Canela para polvilhar

Graças à sua doçura natural, a canela pode ajudar a reduzir o desejo por guloseimas e diminuir os níveis de glicemia em jejum. Esta especiaria também pode acelerar o metabolismo e diminuir o colesterol ruim. A dica é polvilhar canela no iogurte, na fruta, no chá, pipoca, aveia e, até mesmo, no café.

- Cacau

E, por fim, não há nada de errado em consumir um pouco de cacau de boa qualidade para saciar o seu desejo por doce. Opte por um chocolate de 90% de cacau e consuma uma pequena porção. Gostou das nossas dicas para driblar o desejo e reduzir o apetite por doces? Aproveite e conheça nosso curso online de sobremesas veganas, que contém diversas receitas, com o mínimo de açúcar, para matar a fome e ainda manter um estilo de vida saudável. Fotos: Pxhere / CC0 Public Domain; LeoNeoBoy / Pixabay / CC0 Creative Commons; congerdesign / Pixabay / CC0 Creative Commons; Josh Janssen / Flickr / CC BY-ND 2.0; Marco Verch / Flickr / CC BY 2.0; Kjokkenutstyr Net / Flickr / CC BY-SA 2.0; LongitudeLatitude / Flickr / CC BY 2.0

Recomendados
Gerais

Carnismo: você já ouviu falar?

Para psicóloga Melanie Joy, o carnismo é uma id...

Gerais

Comida de rua vegana e sustentável

Cozinhas sobre rodas superam modismo, sofistica...

Gerais

Curso de sobremesas e dicas veganas para você e o seu negócio

Aulas ensinam receitas saudáveis para o dia a d...

Gerais

Sobremesas veganas: nada se perde, tudo se transforma

Conheça as possíveis substituições mais saudáve...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *