fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Emagrecer » Gerais

Emagrecer

Emagrecer de forma mais natural

Nada de dietas da moda: mudar sua relação com a comida pode contribuir para o emagrecimento
Da redação
27/09/19

Com a chegada do verão, muitas pessoas passam a prestar mais atenção em seus corpos e a busca pelo emagrecimento torna-se mais intensa. Vivemos em uma sociedade que valoriza excessivamente a magreza e que passa mensagens de que pessoas magras são mais felizes e bem-sucedidas.

Além dessas expectativas não serem necessariamente verdadeiras, alimentá-las e acreditar que a magreza trará a solução dos problemas pode piorar a relação das pessoas com a comida. É possível sim, perder peso de uma forma mais equilibrada e consciente, contanto que se preste mais atenção não só ao que se está comendo, mas também em como se está comendo.

Algumas estratégias podem ser úteis:

Fugir das dietas

Convenhamos: se dietas funcionassem, não haveria milhões delas sendo vendidas como “a solução”. Elas só existem porque existe uma indústria da dieta, que só nos Estados Unidos movimenta US$ 61 bilhões ao ano, de acordo com dados da 12ª edição da pesquisa US Weight Loss & Diet Control Market. Essa indústria é tema também do livro Losing it: false hopes and fat profits in the diet industry da escritora norte-americana Laura Fraser.

Diversos estudos já demonstraram a ineficácia da prática de dietas na prevenção do ganho de peso. Além de não funcionarem, as dietas podem prejudicar a saúde: elas aumentam em até 18 vezes o risco do desenvolvimento de um transtorno alimentar e promovem o conhecido “efeito sanfona”, que é a perda e recuperação de peso de modo consecutivo. Isso acontece porque fazer dieta pode reduzir o gasto energético de repouso, ou seja, faz com que nosso corpo gaste menos calorias. Esse “efeito sanfona” pode levar à intolerância à glicose (conhecido popularmente como “pré-diabetes”) e ao aumento nos depósitos corporais de gordura.

Desconfiar de alimentos ou suplementos “milagrosos”

Um único alimento ou suplemento, isoladamente, não tem o poder de emagrecer ninguém. Tudo depende do estilo de vida, da frequência, quantidade e circunstância em que os alimentos e suplementos são ingeridos. Além disso, um estudo em que participantes pensavam estar consumindo um suplemento emagrecedor demonstrou que usar esses produtos promove um efeito “liberador”, isso é, as pessoas tendem a comer mais por acharem que o suplemento por si só vai trazer o efeito desejado.

Comer os pratos favoritos

Da mesma forma que um único alimento isolado não é capaz de emagrecer ninguém, ele também não é capaz de engordar ninguém. Não é o chocolate que engorda, mas sim como, quanto e com que frequência se come o chocolate ou qualquer outro alimento.

Permita-se comer seus pratos favoritos vez ou outra, até porque a proibição leva ao aumento do desejo por consumi-los. Um estudo israelita observou que um programa de emagrecimento que incluía doces na rotina dos participantes foi mais eficaz em promover perda de peso do que um programa que proibia esse tipo de alimento, já que os indivíduos sentiram menos vontade de comer doces quando estes eram permitidos.

Fazer as pazes com a comida

Algumas pessoas, de tanto se torturarem fazendo dieta, acabam assumindo uma postura negativa diante de alimentos como vegetais e frutas. Procure um novo significado para esses alimentos, experimente-os novamente como se nunca os tivesse comido. Busque receitas atrativas e novas formas de preparo.

Perceber sinais de fome e saciedade

Estudos recentes demonstram que comer quando há fome e parar de comer quando se está satisfeito auxilia o emagrecimento. Prestar atenção a estes sinais é algo que está inversamente associado ao índice de massa corporal e à presença de compulsão alimentar. Por meio do “comer intuitivo”, as pessoas podem perceber melhor os sinais do corpo e têm menor probabilidade de comer em resposta a gatilhos emocionais e ambientais (por exemplo, comer na ausência de fome. Essas dicas apontam para mudanças de comportamentos duradouras que podem melhorar sua relação com a comida e seu próprio corpo. Afinal, quem não se respeita e não se gosta, não se cuida.

Flickr: Jim Ceballos / Flickr / CC BY 2.0


Recomendados
Gerais

Emagrecimento em casa: como controlar a ansiedade e não perder o foco?

Se você começou a treinar em casa para se livra...

Emagrecer

Cardápio para emagrecer: como criar uma rotina alimentar?

Um verdadeiro cardápio para emagrecer é aquele ...