fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Esportiva » Gerais

Esportiva

Coenzima Q10: a importância para praticantes de atividades físicas

Pratica exercícios e quer melhorar sua performance? Conheça a importância da coenzima Q10 para praticantes de atividades físicas
Da redação
01/09/19

Muita gente não conhece a coenzima Q10. Nutriente que traz inúmeros benefícios à saúde e bem se popularizando cada vez mais. Para os praticantes de atividades físicas, quando o assunto é melhorar o desempenho físico por meio da nutrição, aprender algo novo nunca é demais.

Nunca ouviu falar neste nutriente, e não sabe o que é Coenzima Q-10 (CoQ10)? Conhecida também por Ubiquinona ou Vitamina Q-10, a coenzima desempenha papel fundamental na produção de energia, controle dos batimentos cardíacos e proteção contra danos celulares oxidativos.

O corpo produz o nutriente naturalmente, mas essa taxa de produção diminui com a idade, principalmente após os 30 anos. A coenzima pode ser ingerida por meio de alimentos e suplementos. Na alimentação, ela está presente em alguns alimentos. Como carnes em geral, nozes, grão de soja, pistache, espinafre, brócolis, milho, gergelim e sardinha. 

No entanto, a ingestão da coenzima por meio da dieta costuma ser insuficiente. Pois fornecem apenas entre 2 a 20 mg. O que não eleva significativamente os níveis de coenzima Q10 no sangue e nos tecidos. 

Por este motivo, a suplementação deste nutriente pode se fazer necessária. Mas, ainda assim, caso queira investir em uma alimentação rica em CoQ10, aposte nos alimentos ômega 3. 

coenzima q10

Apesar de não haver um valor de referência uma recomendação diária estabelecida. Para o consumo da Coenzima Q10, costuma-se ingeri-la 30 minutos antes da atividade física ou antes de dormir

Dica: a Coenzima Q10, tanto o suplemento nutricional como o proveniente da dieta, é absorvido com maior facilidade na presença de alimentos ricos em gorduras. 

O que é  Coenzima Q10 e para o que serve

Pesquisas demonstram a suplementação com CoQ10 pode reduz a dor muscular em pessoas que tomam estatinas (principais remédios prescritos para baixar o colesterol), retardar os efeitos dos radicais livres e prevenir contra problemas cardíacos. 

Estudos afirmam ainda que a coenzima ajuda a reduzir o número de visitas hospitalares. Sem contar o risco de morte por problemas cardíacos em indivíduos com insuficiência do coração. Pois favorece o equilíbrio dos batimentos cardíacos. 

Similar a um nutriente vitamínico, a Coenzima Q10  está diretamente ligada ao bom funcionamento do organismo. Produzida naturalmente pelo organismo, a coenzima pode ser encontrada em todas as células do corpo. Sendo sua presença fundamental tanto  para a produção de energia como  para a reconstrução das células. 

E mais: ela ajuda a destruir os radicais livres, evitando a oxidação de gorduras e da membrana celular. Responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. 

Encontrada também em suplementos alimentares, a coenzima é responsável pela produção de ATP. Que são moléculas que fornecem energia para o nosso corpo durante a prática de exercícios ou processos metabólicos. 

Benefícios da Coenzima Q10

Evita fadiga muscular

Tanto as atividades de longa duração como as de alta intensidade podem fadigar a musculatura. A coenzima Q10 ajuda a atenuar a fadiga física por meio das suas funções antioxidante e de fosforilação oxidativa (processo de produção de ATP).

Segundo estudos, a suplementação com CoQ10 pode ajudar a aumentar a performance física. Reduzir os sintomas de fadiga associados ao exercício físico. Mas, não é só isso, ela também auxilia na redução dos processos inflamatórios associados aos exercícios. Além de acelerar a recuperação dos músculos. 

Dica: para facilitar a recuperação muscular, prefira ingerir a coenzima logo após o treino.

Ajuda a proteger o coração 

A coenzima Q10  é capaz de auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque, ela tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea, ajudando no bom funcionamento dos músculos cardíacos, sem falar que ajuda a proteger as paredes arteriais contra depósitos de gordura

Fonte de energia para o corpo 

Responsável pela produção de energia para o organismo, a coenzima que faz parte das mitocôndrias têm participação fundamental nos processos relacionados à geração de energia no tecido muscular esquelético em resposta à contração.

Isto é, para os praticantes de atividades físicas, a coenzima Q10 ajuda a melhorar o desempenho físico e até mesmo ajudar a prevenir os danos aos músculos durante a prática de exercícios intensivos ou de resistência.

Dica: para atletas que praticam exercícios de moderada ou baixa intensidade e longa duração, a coenzima pode ser bastante benéfica. 

Protege as células do corpo 

Os sintomas de baixo nível de coenzima Q10 no organismo estão associados ao aumento do estresse oxidativo, o que pode resultar no envelhecimento precoce e em patologias degenerativas, mas as propriedades antioxidantes da Coenzima Q10 ajudam a combater o envelhecimento celular e, é claro, retardar tais efeitos. 

Qual a dosagem ideal para a ingestão da Coenzima Q10?

Dependendo da sua condição de saúde e o que estão buscando melhorar, as recomendações de ingestão do nutriente podem ser bastante discrepantes. Para você ter uma ideia elas podem variar entre 90 mg a 200 mg de CoQ10 por dia, dependendo da necessidade e condição a ser tratada.

O que saber antes de optar pela ingestão da Coenzima Q10

Apesar do nutriente ser bem recebido pela maioria, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais como náusea, diarréia e dores de cabeça, especialmente se ingerir o coenzima em altas doses. 

O suplemento ainda pode interferir na ação de medicamentos comuns, por isso, o mais indicado antes de optar por começar uma suplementação alimentar é procurar sempre um médico ou especialista. 

A ingestão da Coenzima Q10 por grávidas ou lactantes também não deve ser realizada sem orientação médica, uma vez que não há estudos realizados sobre os efeitos do nutriente nesse grupo de pacientes.

Gostou da dica e quer aprender como cuidar melhor do seu corpo para melhorar seu desempenho físico? Conheça os cursos fitness online da Namu e cuide melhor do seu corpo quando quiser e puder, em casa mesmo. 


Recomendados
Esportiva

Curso de cardápio equilibrado para atletas e praticantes de atividade física

As aulas apresentam propostas diferentes de men...

Esportiva

Como evitar cãimbra muscular durante os exercícios

Sabe o que é cãimbra? Veja nesse post o que cau...

Esportiva

Massa muscular: como aumentar com a alimentação

Antes de tudo, verifique se o seu corpo está ap...

Esportiva

Saiba como preparar 3 marmitas fitness

Marmitas fitness não são tão difíceis de prepar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *