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Como montar uma marmita fitness?

Ela surgiu para provar ao mundo que é possível ter uma rotina agitada e cuidar da alimentação ao mesmo tempo. Afinal, a marmita fitness possibilita que as pessoas tenham um cardápio variado, equilibrado, com alto valor nutricional e por um preço acessível. Tendência no mercado de alimentação saudável, a marmita fitness representa uma ótima oportunidade […]
Equipe Namu
09/02/21
Ela surgiu para provar ao mundo que é possível ter uma rotina agitada e cuidar da alimentação ao mesmo tempo. Afinal, a marmita fitness possibilita que as pessoas tenham um cardápio variado, equilibrado, com alto valor nutricional e por um preço acessível. Tendência no mercado de alimentação saudável, a marmita fitness representa uma ótima oportunidade de negócios. Só para você ter uma ideia, nos últimos cinco anos o setor teve um crescimento significativo, de 130%. Mas como montar uma marmita saudável? Como combinar corretamente os ingredientes? Bom, nesse caso, o melhor caminho é investir em capacitação, por meio de cursos online. Disponíveis em vários segmentos, eles te ensinam de forma prática a preparar cardápios semanais completos. Mas não somente isso. Durante as aulas, você também aprende técnicas de produção, de manipulação e congelamento para conservar o valor nutricional dos alimentos. Alguns, inclusive, são tão completos que te dão até dicas de como precificar as refeições. Conforme você pode perceber, investir em capacitação profissional é a melhor alternativa para ter renda extra com comida. Ou, até mesmo quem sabe, fazer dessa atividade a sua única fonte de sustento. Contudo, desde já você pode colocar em prática algumas dicas em prática. Sem dúvida elas vão te ajudar a entender como funciona esse mercado tão promissor. Confira a seguir.

Plano alimentar da marmita fitness

De fato, a necessidade nutricional varia de pessoa para pessoa, pois leva em conta uma série de fatores, como altura, peso, idade e objetivos. Contudo, é possível montar uma marmita fitness funcional, seguindo apenas a regra das porções. De acordo com essa regra, na hora de compor as marmitas, você deve fazer a seguinte distribuição:   
  • 50% de legumes e verduras;
  • 25% de carboidratos;
  • 25% de proteínas.

Legumes e verduras

Eles são fontes de vitaminas, minerais, fibras e em alguns casos, carboidratos. Por isso, ajudam a regular o metabolismo, a fortalecer o sistema imunológico, a combater a anemia entre vários outros tipos de doenças. Além disso, os legumes e verduras contribuem para que a marmita fitness tenha um visual colorido, agradável aos olhos. Entre alguns ingredientes que você pode usar nessa porção, podemos citar:  
  • Cenoura;
  • Alface;
  • Tomate;
  • Abobrinha;
  • Espinafre;
  • Couve;
  • Couve-flor;
  • Brócolis;
  • Beterraba entre vários outros.

Carboidratos

Já os carboidratos são os ingredientes responsáveis por fornecer ao organismo energia. Por causa disso, são indispensáveis, mesmo em uma alimentação saudável. Muito embora sejam associados ao ganho de peso, não se engane! Eles não são vilões. Para isso, no entanto, é preciso consumi-los moderadamente, sem exageros. São eles:  
  • Batata-doce;
  • Arroz integral;
  • Mandioca;
  • Ervilhas cozidas;
  • Soja;
  • Feijões;
  • Lentilhas;
  • Grão-de-bico;
  • Macarrão integral entre outros.
 

Proteínas

Enquanto isso, as proteínas ajudam no crescimento e manutenção dos músculos. E ao contrário do que se pensa, elas não são encontradas apenas em alimentos de origem animal. Absolutamente! Felizmente, vários ingredientes de origem vegetal também são ricos em proteínas, o que certamente vai expandir as suas possibilidades na hora de montar a sua marmita fitness. Confira alguns exemplos de alimentos proteicos:  
  • Frango;
  • Carne bovina;
  • Peixes;
  • Queijos;
  • Ovos;
  • Leite;
  • Soja;
  • Tofu;
  • Linhaça;
  • Gergelim;
  • Nozes e castanhas;
  • Quinoa entre outros.
 

Frutas

E não se esqueça das frutas, ingredientes que não podem faltar em uma alimentação saudável. Elas são fonte de água, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, ou seja, mantém a saúde e a boa forma ao mesmo tempo que combatem o envelhecimento precoce.  As frutas tanto podem ser usadas em pratos agridoces quanto em sobremesas. Contudo, para montar marmita fitness o ideal é priorizar as frutas menos calóricas, a saber:  
  • Maçã;
  • Pêra;
  • Melão;
  • Melancia;
  • Morango;
  • Uva;
  • Kiwi;
  • Mamão;
  • Pêssego;
  • Ameixa;
  • Blueberry;
  • Tangerina;
  • Abacaxi;
  • Banana;
  • Laranja;
  • Manga.

Receitas de marmita fitness

Agora que você já sabe como compor uma marmita fitness, está na hora de conhecer algumas receitas práticas e saudáveis para preparar. Portanto, confira algumas dicas de refeições saborosas e nutritivas que são sucesso entre todos aqueles que buscam uma dieta equilibrada:

Onde aprender a preparar marmita fitness?

É claro que além das receitas listadas anteriormente você pode diversificar ainda mais os seus pratos, a partir de receitas exclusivas. A boa notícia é que para isso você pode contar com o Namu, a plataforma de saúde e bem-estar mais completa do mercado. Em parceria com profissionais especializados, oferecemos várias aulas online que são um verdadeiro convite para uma transformação de vida completa. A grande vantagem é que as aulas são divididas em categorias, para que você possa escolher com qual nicho de marmita fitness pretende trabalhar. Você pode, por exemplo, optar pelas marmitas low-carb, que priorizam ingredientes integrais e de baixo índice glicêmico. Em contrapartida, são ricas em proteínas para oferecer a energia que o organismo precisa no dia a dia. Essa dieta é ideal para quem deseja emagrecer com saúde ou precisa tratar condições como o diabetes, por exemplo. Porém, você também pode investir no curso de marmitas saudáveis da chef Carina Muller. Durante as aulas, você aprenderá diversas receitas para preparar quentinhas fitness e saborosas e saudáveis, com base na regra da porção de proteínas, de carboidratos e de legumes e/ou verduras. Mas, você também pode inovar e aprender a preparar pães, bolos, e tortas sem glúten e sem lactose para si mesmo, para algum familiar ou até mesmo para seus clientes. São mais de 30 receitas criadas especialmente para quem tem restrição alimentar, preparadas com ingredientes acessíveis sob o ponto de vista financeiro e fáceis de achar. Conforme você pode perceber, várias são as opções de aulas online que vão te ajudar a começar um negócio de sucesso. Conheça todos os cursos de alimentação saudável do Namu e conquiste a sua independência financeira vendendo comida.

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