fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais » Funcionais

Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a alimentação natural para cachorro, que já movimenta mais de R$ 18 bilhões por ano. Com organização e os aprendizados certos, é uma boa forma de fazer renda extra e, quem sabe, até montar um negócio próprio.   Além de saber como preparar esse tipo de alimentação, você […]
Equipe Namu
05/02/21
Uma das principais tendências de mercado é a alimentação natural para cachorro, que já movimenta mais de R$ 18 bilhões por ano. Com organização e os aprendizados certos, é uma boa forma de fazer renda extra e, quem sabe, até montar um negócio próprio.  

Além de saber como preparar esse tipo de alimentação, você também precisa pensar no armazenamento da comida e a organização do negócio. Quais utensílios vai precisar? Como começar a vender? Todas essas questões importam e você pode saber mais neste artigo!

Infraestrutura e utensílios

Primeiramente, pense onde você vai procurar os produtos de alimentação natural para cachorro. De forma semelhante aos ingredientes naturais adquiridos para a alimentação humana, eles devem ser de qualidade e oferecidos por fornecedores confiáveis.   Depois disso, você também terá que se adequar a algumas legislações específicas. Além da higiene do local de produção estabelecida pela ANVISA, é preciso legalizar o negócio junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). De acordo com o Sebrae, você deve tanto registrar a sua empresa no órgão, quantos os produtos que ela fabrica.   E falando em cozinhar, também vai precisar do básico para a sua cozinha, mas especialmente de um bom fogão e freezer. Há também utensílios que serão fundamentais, como por exemplo:  
  • Potes;
  • Facas;
  • Colheres;
  • Panelas.
  O tamanho do espaço dependerá da sua produção, mas uma cozinha pequena muitas vezes já é suficiente. Porém, se você pretende vender em maior escala, comece a pensar em um espaço maior e para mais pessoas.    O importante nesse caso é começar com aquilo que é mais básico. Conforme o negócio for crescendo, você poderá ir migrando para espaços maiores.

Compra dos ingredientes

Neste item não se trata apenas de quais ingredientes você precisa, mas onde comprar. Conforme pontuamos anteriormente, os ingredientes devem ser oferecidos por fornecedores certificados. Mas como ter acesso a eles afinal? Nesse caso, o melhor caminho é investir em aulas online, justamente porque mostram esses atalhos.   Além disso, você precisa planejar bem a quantidade, especialmente porque vai trabalhar com porções. As aulas online também ajudam a ter a noção exata de quanto você pode/deve produzir conforme o quanto pretende vender.   Ademais, você também vai aprender sobre a melhor forma de armazenar os alimentos. Quando falamos de alimentação natural para cachorro, não é o mesmo que cozinhar para servir em algumas horas. Por isso, conhecer técnicas de armazenamento das porções é muito bem-vindo.   Outro detalhe também importante é pensar nas embalagens. O alimento será enviado a vácuo? Há alguma outra embalagem personalizada? Certamente isso faz toda diferença para o seu cliente e para você também, já que ajuda a conservar a qualidade do produto.   O curso do Namu tem módulos do seu conteúdo focados justamente nisso. Você vai perceber que entender essa parte mais "teórica" é um diferencial para evitar prejuízos. Ou seja, aprender com especialistas é o melhor caminho!

Alimentação natural para cachorros: clientes

Um dos argumentos de venda que você pode usar é informar aos clientes o quanto a ração industrializada é prejudicial. Caso você esteja se perguntando quem são os seus clientes no caso de abrir um negócio de alimentação natural para cachorro, saiba que a resposta para essa pergunta é muito simples. Na verdade, os seus clientes são os tutores dos cães que fazem de tudo para ver seus amiguinhos saudáveis e bem dispostos. E isso é muito positivo para o seu empreendimento.   Já no caso dos cães, eles podem ter necessidades diferentes. Alguns são naturalmente saudáveis, enquanto outros sofrem com obesidade, doenças cardíacas entre outros problemas.   Portanto, estar atento a essas particularidades pode te ajudar a definir o seu público-alvo, bem como te destacar da concorrência, pois você pode investir em um tipo de alimentação específica para alguma condição animal. Por outro lado, pode focar em algo mais geral e aumentar o alcance do seu produto.   E não se esqueça de que para ter bons argumentos na hora de vender e mostrar o diferencial do seu produto, você também deve conhecer melhor quais são os benefícios da alimentação natural para cachorro. Segundo os aprendizados do curso do Namu, você pode citar alguns:  
  • Mais longevidade ao animal;
  • Prevenção da obesidade;
  • Redução de doenças de pele e alergias;
  • Produtos frescos e de qualidade.
  • Mais econômica quando comparada aos alimentos industrializados.
  Comparando a alimentação natural com as rações industrializadas você também terá bons argumentos. Afinal de contas, a alimentação industrializada é rica em corantes, aromatizantes e conservantes, que prejudicam a saúde do animal.

Onde vender e como e divulgar o seu negócio de alimentação natural para cachorro?

Você vai abrir uma loja física ou vender pela internet? Ambas as opções são excelentes, mas a primeira requer mais investimentos. Por isso, em um primeiro momento, considere vender por delivery sob encomenda e depois que o negócio for crescendo, se houver necessidade poderá abrir uma loja física sem erro.   O problema de vender por delivery é conhecer os melhores canais para divulgar a alimentação natural para cachorro. Nesse caso, você pode fazer parcerias com veterinários, por exemplo, que irão ajudar na divulgação da sua marca e dos seus produtos.    Além disso, você pode usar a internet ao seu favor e divulgar através de suas redes sociais. Dessa forma, poderá transformar os seus próprios amigos em clientes e pedir que eles te recomendem após as compras. Sem dúvida essa é uma das melhores maneiras de expandir um negócio com baixo custo de investimento. Outra dica é investir em um site, pois isso aumenta a credibilidade do seu negócio.   Como você pode perceber, a alimentação natural para cachorro é um tema que rende bastante, mas principalmente na sua renda ao final do mês. Quem está buscando uma nova oportunidade de negócio, com certeza vai encontrar um ótimo nicho.   Contudo, investir em profissionalização é o melhor caminho para se destacar frente à concorrência. Por isso, faça a sua inscrição no curso online de alimentação natural para cachorro do Namu e comece o seu negócio mais preparado ao receber dicas exclusivas e receitas elaboradas exclusivamente para oferecer ao seu melhor amigo mais saúde e bem-estar!

Recomendados
Gerais

Lancheira infantil barata e saudável | Volta às aulas

Sabemos que a preocupação de muitas famílias é ...

Gerais

Como se manter saudável na quarentena

Desde março de 2020 o isolamento social, medida...