fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Alimentação saudável para a família: 6 dicas simples e econômicas

Quer promover a reeducação alimentar de toda a família, mas não sabe por onde começar? Então confira 6 dicas de alimentação saudável sem nenhuma dificuldade
Da redação
05/05/20
Muitas pessoas pensam que para aderir a uma alimentação saudável é preciso gastar muito. Na verdade, esse é um tremendo engano, pois comer bem no Brasil é uma tarefa bem fácil. Afinal de contas, o país é rico em ingredientes que oferecem todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Felizmente, há formas simples e econômicas de mudar os hábitos alimentares de toda a família. Veja a seguir como fazer isso sem nenhuma dificuldade!

A importância da alimentação saudável no dia a dia

Alimentar-se melhor vai muito além da questão estética e com a balança. Graças aos bons hábitos você vê os reflexos em vários âmbitos da sua vida:
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Melhora a regulação do intestino;
  • Previne e controla condições como a diabetes e hipertensão;
  • Aumenta a disposição;
  • Melhora o humor;
  • Diminui alergias alimentares;
  • Melhora a qualidade da pele.
Outro ponto positivo da alimentação saudável é que ela estimula o consumo consciente. Isso significa compreender como cada nutriente colabora para o funcionamento do próprio corpo e de adotar formas para evitar o desperdício de alimentos. alimentação saudável para família
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), anualmente 30% de tudo o que é produzido a nível mundial vai parar no lixo. Isso significa cerca de 1,3 bilhões de toneladas de comida jogadas no lixo todos os anos. Contudo, ao adotar uma dieta equilibrada para si e para sua família, isso tende a mudar.
Afinal, cuidar da saúde através da alimentação nos faz pensar na real importância de cada ingrediente e em formas sustentáveis de cultivo e descarte. E o melhor é que a alimentação saudável é para todas as idades, de bebês até para quem já está na terceira idade. Portanto, toda a família pode se beneficiar com bons hábitos alimentares.

6 dicas simples e econômicas de alimentação saudável para a família

Como levar a alimentação saudável para a sua casa? Veja como é possível comer melhor e ter mais saúde com dicas bem econômicas para o dia a dia:

1. Substitua os alimentos industrializados por ingredientes naturais

Vilões da alimentação saudável, os industrializados oferecem inúmeros malefícios para o organismo. Ricos em corantes, conservantes, sódio entre outros produtos químicos, eles são a principal causa de várias doenças, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, obesidade entre outras. Portanto, a melhor forma de iniciar uma reeducação alimentar em família é substituir gradativamente esses ingredientes por alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras. No início, pode até parecer difícil, mas com o passar dos dias o paladar de todos estará treinado para novos sabores e dessa forma manter uma dieta saudável já não será um grande desafio.

2. Dedique-se ao preparo dos alimentos

Outra forma bem legal de levar a alimentação saudável para toda a família é envolver cada membro dela no preparo dos alimentos. Chame as crianças para a cozinha, permita que elas participem das etapas de cozimento dos ingredientes. Enquanto isso, explique para elas sobre a importância de cada um para o organismo. Para inovar nas receitas e facilitar a aceitação de todos, a dica é seguir receitas prontinhas. Hoje, há vários conteúdos online sobre receitas voltadas à alimentação saudável. Inclusive, uma das receitas mais requisitadas é a de panqueca de banana e aveia, que é mais simples do que você imagina. E qual criança não gosta de panquecas? Até mesmo os doces como um mousse vegano de chocolate podem ser preparados por elas. Ou, se preferir, há um hambúrguer de brócolis, que não deixa a desejar em nada em termos de sabor, mas que ganha no quesito saúde.

3. Crie um cardápio semanal

Para fazer com que o processo de reeducação alimentar seja algo duradouro e econômico, a dica é planejar as refeições da família antecipadamente. Assim, poderá ir ao mercado ou à feira e comprar os ingredientes necessários para que não falte nada. Caso falte tempo, poderá preparar os alimentos saudáveis em pequenas porções e levá-los ao freezer. Clique aqui e saiba como congelar os alimentos adequadamente.

4. Seja criativo

Se você tem crianças em casa deve saber o quanto diversificar os pratos é importante para mantê-los estimulados a comer. Afinal, as crianças são atraídas pelo colorido do prato, pela organização dos ingredientes e principalmente pelo sabor.
Nesse sentido, oferecer a elas pratos coloridos, com formato de rostinho feliz, de bichinho entre outras disposições é uma das formas mais eficientes de fazer com que os pequenos tenham vontade de experimentar a comida. Contudo, caso seu filho apresente resistência à alimentação saudável, o curso online Cardápio infantil poderá ser bastante útil.

5. Tenha uma horta caseira

Ter uma hortinha caseira também é uma forma econômica e bem consciente de levar a alimentação saudável para toda a família. Afinal, cuidar de todas as etapas do cultivo do próprio alimento, do plantio à colheita é uma forma de promover a reeducação alimentar de forma bem efetiva. Além disso, plantar também é uma excelente terapia: estreita laços, reduz o estresse e a ansiedade. Ainda, a atividade pode ser praticada por qualquer idade, de crianças a idosos.

6. Seja o exemplo

Por fim, cabe ressaltar que a mudança na rotina alimentar deve começar por você. As crianças, inclusive, tendem a imitar os pais, adquirindo deles bons ou maus hábitos. Isso significa que se você não cuida da sua alimentação, haverá uma grande chance de que seus filhos também façam o mesmo. Portanto, seja a inspiração para que os outros membros da sua família também tenham vontade de aderir à alimentação saudável. Coloque as dicas listadas acima em prática no seu dia a dia e ofereça mais saúde e qualidade de vida a quem você tanto ama! Quer aprender a montar uma lancheira saudável para o seu filho? Então clique aqui e baixe gratuitamente nosso e-book com mais de 12 receitas práticas.

Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...