fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Alimentos fermentados: o que são e como fazer em casa

De acordo com a chef Silvia Corbucci, alimentos fermentados são muito importantes no equilíbrio e no reestabelecimento da flora intestinal.
Da redação
12/11/19

Embora os alimentos fermentados mais conhecidos sejam os pães, vinagres e cervejas, existem outros que também podem passar pelo processo e oferecer ao organismo muito mais saúde. É o que nos mostra a chef de cozinha Silvia Corbucci, que explica alguns tipos de fermentados e dá dicas de como prepará-los em casa, a partir de ingredientes naturais.

Quer aprender também a preparar alimentos fermentados? Então acompanhe o artigo a seguir:

Alimentos fermentados: O que é fermentação?

Fermentação é um processo natural que acontece em alimentos de transformação, geralmente de açúcar, álcool, gás carbônico e ácido. De acordo com Silvia Corbucci, chef de cozinha, existem várias formas de fermentação.

o que são alimentos fermentados

“Hoje, temos muitos alimentos que são resultado desse processo, como pão, vinho e cerveja. Alguns alimentos fermentados são consumidos crus, in natura. Já outros passam pela pasteurização ou são cozidos”, declara Corbucci.

A chef ainda fala sobre os benefícios desse tipo de alimentação. “Quando mantemos o alimento cru, estamos ingerindo probiótico, que além de ter as funções do próprio vegetal, também tem uma carga de bactérias e leveduras que são benéficas para o organismo. E esses alimentos são muito importantes no equilíbrio e no reestabelecimento da flora intestinal”, enfatiza.

“A gente precisa ter em mente que vivemos junto com uma colônia de outros bichos. E essa colônia precisa estar em equilíbrio saudável para que nós estejamos saudáveis”, completa a chef.

Alimentos fermentados: onde encontrar?

Segundo a chef Silvia Corbucci, atualmente encontramos alimentos fermentados prontos para consumo nos supermercados, como alguns iogurtes, por exemplo. Afinal, eles são leites fermentados que possuem lactobacilos vivos. Contudo, é preciso estar atento ao processo de fermentação a que o produto foi submetido.

No caso dos UHTs, por exemplo, o alimento é submetido a altas temperaturas, o que acaba matando as bactérias. Dessa forma, restam apenas a gordura e a proteína oferecida pelo alimento.

Para a chef, o ideal então é comprar alimentos fermentados de fontes conhecidas. Ou então, prepara-los em casa, já que esse é um processo natural e fácil de fazer. Ainda segundo Corbucci, para começar a fermentar os próprios alimentos não é preciso ter conhecimento técnico do assunto. Dessa forma, qualquer um pode se beneficiar com o resultado do processo.

No vídeo a seguir, a chef mostra alguns tipos de alimentos fermentados que você pode fazer em casa. Basta um vidro grande e a sua criatividade, pois pode ser feito com acelga, repolho (branco ou roxo) e outros legumes da sua escolha.

“A fermentação é um processo de cozimento a frio, cocção, que pode durar de 05 até 30 dias, explica Silvia”. Assista:

Receitas com alimentos fermentados

Entre os benefícios dos alimentos fermentados estão a melhora do sistema digestório e do sistema imunológico. E agora que você já compreendeu como eles contribuem para manter o nosso organismo saudável, está na hora de aprender a preparar receitas saborosas com esses alimentos ricos em bactérias. Veja a seguir:

Kombucha

A kombucha é uma bebida milenar oriental e devido as suas características antioxidantes, ganha cada vez mais espaço no Brasil. Ela é feita a partir de chá-verde ou preto com açúcar. Após passar pelo processo de fermentação, a kombucha se torna uma substituta natural dos tradicionais e tão prejudiciais refrigerantes.

Além disso, a bebida também oferece benefícios à saúde, como o reforço do sistema imunológico e o combate aos radicais livres. E assim como todo alimento fermentado, a kombucha também contribui para o bom funcionamento do sistema digestório.

Quer aprender a fazer a bebida em casa? Então clique aqui e confira a receita completa.

Kefir

O Kefir é um alimento probiótico produzido a partir da ação de microrganismos presentes nos próprios grãos do kefir. Trata-se, na realidade, de um leite fermentado que pode ser utilizado em várias receitas e que oferece inúmeros benefícios à saúde.

Da mesma forma que os outros alimentos fermentados, o Kefir também ajuda a reestabelecer a flor intestinal e a manter o intestino regulado. Além disso, por ser um leite preparado a partir de ingrediente de origem vegetal, pode ser consumido por veganos.

Quer aprender a preparar o Kefir e usufruir de todos os seus benefícios? Então clique aqui e confira a receita completa.

Queijo Vegano

Entre os alimentos fermentados mais apreciados por pessoas com dieta restritiva a produtos de origem animal está o queijo vegano. Inclusive, ele substitui o queijo convencional em pratos e lanches, sem deixar a desejar no quesito sabor.

Além disso, por ser feito em casa, não leva conservantes e nenhuma outra substância prejudicial ao organismo. Ainda, você pode acrescentar o ingrediente que quiser à receita, como ervas, castanhas e nozes, por exemplo. Assim, você deixa a receita ainda mais saborosa e de acordo com as suas preferências.

Quer aprender como fazer essa delícia em casa? Então clique aqui e confira 3 receitas de queijo vegano práticas e incrivelmente saborosas.

Quer aprender mais sobre alimentação saudável? Então conheça os cursos online de gastronomia do NAMU. Em cada aula você recebe dicas e receitas incríveis de pratos saborosos e equilibrados. Assim, dá para se tornar um verdadeiro chef e preparar refeições para si mesmo, para os amigos ou familiares. E tudo isso com uma grande vantagem: sem abrir mão da saúde!


Recomendados
Funcionais

Barra de cereal: consuma com saúde

O alto nível de açúcar e sódio encontrado em al...

Funcionais

A outra face dos alimentos industrializados

Saiba por que  não devemos nos render a pratici...

Funcionais

Caqui: benefícios e como acrescentá-lo em seu cardápio

Preferido no paladar dos brasileiros, o caqui t...

Funcionais

Abacate: a fruta que é fonte de saúde e beleza

Nutritivo e rico em vitaminas, o abacate pode s...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *