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Benefícios do gengibre contra inflamações

Como os benefícios do gengibre são muitos, o ideal é consumir uma pequena porção da raiz todos os dias, já que, segundo pesquisas, pode ter efeito anti-inflamatório
Da redação
27/09/19

Você já conhece os benefícios do gengibre cru ou cozido? Acrescentá-lo às refeições pode ser uma boa opção para afastar as inflamações.

Pesquisas recentes sugerem que, além de um sabor especial, um dos principais benefícios do gengibre é seu poder anti-inflamatório. O alimento pode ter resultados tão ou mais eficientes do que os remédios tradicionais. Além disso, o gengibre pode ser uma boa maneira de evitar efeitos colaterais.

Contra inflamações, a planta apresentou o mesmo resultado de medicamentos compostos por betametasona. Ambos reduziram a formação de citoquinas, moléculas produzidas pelo organismo durante a fase de ativação da imunidade que podem gerar processos inflamatórios.

Esta foi a conclusão de um estudo publicado em 2012 na Arthritis, publicação científica norte-americana.

Gengibre: farmácia natural

A pesquisa analisou os benefícios do gengibre em forma de extrato e os comparou com os dos remédios que têm em sua composição ibuprofeno ou betametasona.

Quando os efeitos do gengibre foram comparados com os do ibuprofeno, a substância se mostrou menos eficiente na luta contra as citoquinas.

Enquanto o gengibre diminuiu a produção das moléculas, o ibuprofeno não mostrou nenhuma influência sobre a formação delas.

A atuação e os benefícios do gengibre foram similares a do betametasona, esteroide utilizado pela medicina como anti-inflamatório.

Os pesquisadores alertam, porém, para os efeitos colaterais trazidos pelos esteroides. Entre eles:

  • problemas de visão,
  • aumento da pressão sanguínea,
  • ganho de peso e fortes dores de cabeça.

Por outro lado, os mesmos pesquisadores não registraram nenhum efeito malefício do gengibre obtido pelos pacientes que fizeram tratamento com a raiz.

quais os benefícios do gengíbre

Benefícios do gengibre: eficiência

Os benefícios do gengibre se mostraram maiores do que os remédios anti-inflamatórios aos pacientes de um estudo realizado pela Universidade de Odense na Dinamarca.

Conforme o que foi divulgado, as pílulas anti-inflamatórias combateram somente a formação de compostos inflamatórios.

Os benefícios do gengibre foram mais longe. Além de combater os mesmos compostos, a pesquisa sugere que ele pode diminuir a acidez dos fluidos presentes no interior das juntas por possuir capacidade antioxidante.

O estudo analisou pacientes com artrite, aos quais foram recomendadas pequenas doses diárias de gengibre por três meses.

Após o tratamento, os participantes relataram benefícios do gengibre satisfatórios como alívio significativo da dor, seguindo os parâmetros estabelecidos pelos pesquisadores.

Benefícios do gengibre cru ou cozido

Normalmente, o gengibre cozido é preferido por não ser tão ardido quanto o cru, mas isso varia conforme o gosto pessoal.

A boa notícia é que você pode comê-lo da forma que mais agradar seu paladar: tanto o gengibre cozido quanto o cru possuem benefícios de potencial anti-inflamatório, revelou uma pesquisa divulgada pelo americano Journal of Pain.

O calor do cozimento não influencia nos benefícios do gengibre trazidos pela raiz contra a dor e a inflamação.

O estudo revela ainda que o gengibre é uma ótima saída para reduzir as dores musculares geradas pelo excesso de exercícios.

Receitas com gengibre

Quer conferir outras formas deliciosas de aproveitar os benefícios do gengibre? Confira nossas receitas logo abaixo:

  1. Elixir de gengibre

A especialista em alimentação viva Sheila Waligora prepara uma bebida poderosa para ativar a circulação e melhorar a digestão. Feito com gengibre, rico em vitaminas C e B6, mel e limão, o elixir tem origem na medicina ayurveda. A receita tem uma poderosa atuação para ativar o fogo digestivo e serve para qualquer tipo de pessoa, principalmente a que tem problemas de digestão.

O ideal é tomar uma dose de meio copo meia hora ou 15 minutos antes das refeições.

  1. Chá de gengibre

Nada como um chá para os dias mais frios, melhor ainda se os ingredientes contribuírem para a saúde do nosso corpo.

Segundo a medicina tradicional chinesa, o chá de gengibre possui fatores que influenciam no estado físico do indivíduo, e não é mentira.

As vitaminas e minerais presentes na composição do tubérculo ajudam a prevenir doenças como gripes e resfriados.

Quer experimentar? Então confira neste link o passo a passo da receita de chá de gengibre ensinada pela chef Carina Müller.

Cursos de alimentação saudável

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