fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Cincos benefícios do arroz para uma dieta mais equilibrada

Tanto o branco quanto o integral são essenciais para manter a saúde do organismo
Da redação
27/09/19
A maioria das pessoas está tão acostumada a consumir arroz no seu dia a dia e, talvez, não conheça todas as propriedades e benefícios do grão. Este alimento tão popular é um poderoso aliado da dieta equilibrada e na prevenção de doenças.  As vantagens deste carboidrato vão além de proporcionar energia.

Pesquisas comprovam que quem consome uma porção de arroz diariamente tem menos gordura no organismo e mais minerais como potássio, ferro e magnésio. Ao se adicionar arroz ao prato todos os dias, melhora-se a saúde por completo.

Apesar de o arroz branco ser o mais consumido e também contribuir para uma dieta equilibrada e benéfica para a saúde, optar pelo integral pode trazer maiores benefícios. A substituição de 50 gramas do arroz branco pela mesma quantidade de integral pode diminuir o risco de diabetes tipo 2.

E para quem está de olho nos ponteiros da balança, aí vai uma informação bastante animadora: o valor calórico do arroz varia de 100 a 130 calorias a cada 100 gramas (cozido). Cada vez mais o poder deste alimento é descoberto e divulgado, por isso enumeramos cinco benefícios que o consumo do grão pode proporcionar ao organismo:

1 - Como fonte de energia Ao ser metabolizado pelo corpo, o carboidrato se transforma em energia funcional. Os hidratos de carbono presentes no arroz agem como combustível para o corpo e auxiliam no funcionamento do cérebro. Já as vitaminas e minerais aumentam o funcionamento e atividade metabólica do sistema de todos os órgãos.

2 – Reduz a pressão arterial Sabe-se que o excesso de sódio causa a contração das veias e artérias e aumenta o estresse e tensão sobre o sistema cardiovascular. O Arroz é um alimento pobre em sódio e é indicado como uma rica fonte de nutrientes para quem sofre de alta pressão arterial e hipertensão.

3 - Previne câncer O arroz integral é rico em fibras insolúveis, benéfica na defesa contra alguns tipos de câncer, como o intestinal.  Estas fibras são vitais para proteger o organismo contra o desenvolvimento e metástase de células cancerosas. Como antioxidante natural, por conter vitamina C, vitamina A e flavonoides, estimula a limpeza do corpo e os radicais livres.

4 - Benéfico para a pele As propriedades antioxidantes do arroz auxiliam no combate ao envelhecimento, retardando o aparecimento de rugas. O arroz integral e o arroz selvagem apresentam uma combinação de compostos que têm propriedades anti-inflamatórias e aliviam irritação e vermelhidão da pele. Seus efeitos benéficos podem ser sentidos mesmo se consumido ou aplicado topicamente.

5 – Previne a doença de Alzheimer O arroz castanho contêm altos níveis de nutrientes que estimulam o crescimento e a atividade de neurotransmissores. Deste modo, o consumo deste tipo de arroz ajuda a prevenir a doença de Alzheimer, ao inibirem os efeitos de toxinas e radicais livres.


Recomendados
Funcionais

Alimentos para combater o mau humor

Confira a dieta que pode melhorar o mau humor a...

Funcionais

Benefícios do morango para as futuras mamães

Rica em antioxidantes, a fruta tem ação anti-in...

Funcionais

Alimentação infantil: cardápio saudável desde bebê

Em seu curso de alimentação infantil, a nutrici...

Funcionais

Mau cheiro nas axilas: como diminuir

Hábitos alimentares são capazes de reduzir a li...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *