fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Cupuaçu: aproveite seus benefícios

O cupuaçu, muito utilizado na produção de doces, é fonte de energia e pode auxiliar a regular a pressão arterial
Da redação
20/09/19

Sem tempo para ler o artigo "Cupuaçu: aproveite seus benefícios"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

O cupuaçu é muito versátil e utilizado na confecção de doces, sorvetes, compotas, mousses e bebidas

Você sabia que o cupuaçu é uma fruta amazônica tão potente e com tantas qualidades que uma companhia do Japão, em 2002, já tentou patenteá-la? Ainda bem que não conseguiu. 

Depois de uma intervenção feita por entidades brasileiras, o Escritório Japonês de Patentes decidiu, em 2004, cancelar o pedido da empresa daquele país que pretendia se tornar dona da patente da fruta. 

Assim, a fruta voltou para a sua legítima e única dona: a Floresta Amazônica.

Não é à toa. O cupuaçu, além de ser uma delícia ao ser consumido in natura, serve para inúmeras receitas que vão de sucos a doces e sobremesas, bebidas típicas e até cosméticos. Em todas essas receitas, é possível aproveitar seus diversos benefícios nutricionais. 

Que tal saber por quais outros motivos a fruta se tornou tão disputada e quais benefícios ele pode oferecer para sua saúde? Continue lendo!

O que é cupuaçu?

Pertencente à família do cacau, o cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é nativo da região e uma das frutas mais populares da Norte do Brasil. 

A fruta é uma baga com uma casca dura e recoberta por uma pelugem típica (parece um coco). Seu formato pode ser variado, mas em geral é elíptico, oblongo e oval ou mesmo redondinho.

Com diâmetro que chega a 15 cm, por até 40 cm de comprimento. Seu peso é incrível: costuma ter até 1,5 kg, mas já se catalogaram frutos com 4 kg! 

Com casca grande e pesada, a fruta se destaca das demais por seu sabor único e cheiro marcante. 

Em geral, a composição do fruto é a seguinte:

  • 37% de polpa, 
  • 15% de sementes, 
  • 3% de placenta 
  • 45% de casca

Sua cor é ferrugem e que se desprende conforme o manuseio do fruto. 

Suas propriedades a tornam um alimento conhecido na culinária brasileira e de outros países como Japão, Estados Unidos, Alemanha e Argentina.

Por sua fácil adaptação ao solo, a fruta, também conhecida como pupu e cupu, tem sua árvore cultivada em outros Estados como na Bahia. 

arvore de cupuaçu

Árvore de cupuaçu

Parente do cacau, o cupuaçu é o fruto de uma árvore amazonense que recebe o mesmo nome científico da fruta: Theobroma grandiflorum   

Entretanto, a árvore é mais conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu. 

Ela alcança uma altura de 10 a 15 metros, podendo chegar a 20 metros. As folhas são grandes, com até 60 centímetros de comprimento, e as flores também tem um tamanho expressivo (daí o nome grandiflorum) e bastante vermelhas. 

Outra curiosidade: as flores do cupuaçuzeiro nascem no tronco, e não nos galhos!  

Tipos de cupuaçu

As variedades mais conhecidas são: 

  • redondo: extremidade arredondada e mais cultivado na Amazônia;
  • mamorama: extremidade alongada; 
  • mamau: não apresenta sementes, extremidade redonda.

Receitas com cupuaçu

A importância econômica da fruta vai além do consumo in natura. Por exemplo, as suas sementes podem ser aproveitadas de diversas formas. A manteiga extraída das sementes é muito utilizada na área de beleza. 

Além disso, ressecamentos de pele e de cabelos estão entre os problemas tratados com cosméticos feitos do cupuaçu, que hidratam e proporcionam maciez aos fios. 

Por sua vez, os cremes da fruta são capazes de proteger a pele dos raios ultravioletas. Perfumes, batons e sabonetes também entram na lista de itens fabricados a partir da fruta.

Existem inúmeras receitas com cupuaçu. O cupulate, chocolate feito da fruta, é um doce tradicional do Norte brasileiro. O baixo nível de cafeína não exclui suas semelhanças com o chocolate convencional. 

Ainda no norte, sucos de cupuaçu, sorvetes, bolos, bombons, mousses, cremes, tortas e pudins feitos com a polpa são comuns na região e vêm ganhando espaço no resto do país.

Para aqueles que gostam de consumir o fruto in natura, é importante lembrar que quando descongelado, o miolo da fruta não pode ser congelado novamente. O ideal é consumir o cupuaçu assim que ele for colhido.

Benefícios

Apesar de a fruta não ser muito conhecida, sua ingestão é muito importante para a saúde. 

Rica em proteínas, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, C, B e ácidos graxos, componentes orgânicos classificados como gorduras boas, a fruta é considerada fonte de energia e auxilia a manter os níveis saudáveis de lipídios no sangue e a regular a pressão arterial graças à presença de seus antioxidantes.  

Além disso, os benefícios do óleo extraído das sementes de cupuaçu vão além da beleza. A presença desses mesmos óleos no organismo acelera a redução do colesterol ruim.

“Precisamos ingerir essas gorduras presente na fruta todos os dias, pois são muito importantes para manter nossa saúde e são ótimas, por exemplo, para a memória”, comenta o nutricionista Marcello Balido. 

Cupuaçu engorda?  

As fibras presentes na fruta evitam o acúmulo de toxinas no organismo e o ressecamento fecal. Porém, é preciso ficar atento em relação à quantidade de gorduras que são consumidas. 

“Em excesso, podem engordar e ajudar na constipação intestinal. O meu conselho [para quem consome cupuaçu em excesso] é beber bastante água durante o dia para evitar a prisão de ventre”, declara o nutricionista.

Tratamentos com cupuaçu

Em função de sua característica anti-inflamatória, lesões e infecções também podem ser tratadas com as propriedades da fruta.

Além disso, ela fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres, principais responsáveis por gerar doenças degenerativas e cardiovasculares. 

Segundo o nutricionista, o cupuaçu é considerado uma super fruta e não é de hoje que suas substâncias são aproveitadas para fins medicinais.

“O cupuaçu é muito usado pelos indígenas da região amazônica para dores corporais e suas sementes para tratar doenças digestivas”, relata. O chá e suco das folhas servem como calmante e são utilizados em tratamentos contra bronquite, infecções renais e diarreia.

Curso de culinária online 

Por tudo isso e muito mais, o cupuaçu é uma excelente escolha de fruta para cuidar bem da sua saúde, tanto in natura quanto em suas receitas variadas. 

Agora, se você se interessou mais pelos doces, que tal conhecer outras receitas de sobremesas saudáveis com diversas outras frutas? Conheça o curso de sobremesas e dicas veganas: você estuda onde e quando quiser!


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...