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Jabuticaba: a saúde dos nossos quintais

A jabuticaba é uma fruta genuinamente brasileira e rica em vitaminas C e B1, ferro, potássio, fibras e compostos antioxidantes
Da redação
02/10/19

Você sabia que a jabuticaba só existe no Brasil? Ela é a prima-dona dos quintais brasileiros. O escritor Monteiro Lobato, inclusive, costumava dizer que o melhor momento de comê-la era quando atingia o “ponto de vespa”. Ela é a jabuticaba (Myrciaria cauliflora), fruta nativa encontrada predominantemente na Mata Atlântica, ou seja, na região centro sul do Brasil. Quer saber mais sobre essa saborosa fruta? Então acompanhe o artigo a seguir!

Jabuticaba: características e produção

A jabuticaba é o fruto da jabuticabeira, uma árvore frondosa que atinge cerca de 10 metros de altura. Sua produção concentra-se nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ela possui casca preta arroxeada, polpa branca mucilaginosa e agridoce. É muito saborosa, podendo apresentar até quatro sementes no seu interior.

Por ser muito perecível, a comercialização in natura é difícil. Assim, subprodutos como geleias, licores, sucos detox e sorvetes são mais fáceis de ser encontrados. No exterior, ela é conhecida como a “uva brasileira”, em razão de sua textura e da aparência similar às uvas. Aqui no Brasil, a jabuticaba é uma opção mais barata e tão saudável quanto a tão comentada goji berry.

benefícios da jabuticaba

Valor nutricional da jabuticaba

Além de saborosa, a jabuticaba também é muito nutritiva. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), apenas 100g da fruta crua oferecem ao organismo:

  • Valor energético: 58.1kcal;
  • Vitamina C: 16,2mg;
  • Tiamina B1: 0,1mg.
  • Carboidratos: 15,3g;
  • Cálcio: 8,4mg;
  • Fósforo: 14,6mg;
  • Ferro: 0,1mg;
  • Manganês: 0,3mg;
  • Potássio: 129,7mg;
  • Proteínas: 0,6g;
  • Fibra alimentar: 2,3g;
  • Magnésio: 17,8mg;
  • Lipídios: 0,1g;
  • Cobre: 0,1ug;
  • Zinco: 0,3mg.

Benefícios da jabuticaba

A jabuticaba apresenta valores elevados de compostos fenólicos em sua casca, denominados polifenois. Entre eles, encontramos as antocianinas (flavonoides), que são pigmentos capazes de captar os radicais livres presentes no organismo humano. 

Essa característica torna a fruta um excelente antioxidante e anti-inflamatório. Dessa forma, ela pode contribuir na prevenção de doenças crônico-degenerativas como hipertensão, câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Ainda, a jabuticaba é capaz de retardar o envelhecimento celular. 

Além dos polifenois, a jabuticaba também contém uma substância recentemente descoberta chamada jaboticabin. Ela possui grande potencial benéfico no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica. Além disso, comer essa fruta também é um ótimo remédio para combater o mau humor.

Ao falarmos dos benefícios da jabuticaba para a saúde, não podemos nos esquecer de que sua polpa é rica em vitamina C. Ela ajuda na absorção de ferro proveniente dos vegetais, no sistema imunológico e na cicatrização de um modo geral. 

Cabe ainda ressaltar que a fruta é fonte de potássio e vitamina B1, importantes micronutrientes que participam do metabolismo energético do organismo e da manutenção do sistema nervoso. Ou seja, quando presentes na nossa alimentação essas substâncias garantem o bom desenvolvimento, o crescimento e a disposição. 

Como consumir

A melhor maneira de se consumir a fruta é in natura, com casca e tudo, pois além de todos estes benefícios, ela fornece uma boa quantidade de fibras. Porém, essa não é a única forma de degustar a iguaria, já que ela está presente na culinária brasileira de várias formas. Veja a seguir algumas delas:

Suco de jabuticaba

Para fazer o suco de jabuticaba é preciso bater primeiramente retirar o caroço da fruta e depois bater a casca e a polpa no liquidificador com um pouco d’água. No lugar da água, é possível acrescentar suco de outras frutas, como abacaxi, limão e acerola, por exemplo. Em seguida, o suco deve ser coado.

Sobremesas

A fruta também pode ser utilizada para compor deliciosas receitas, como sorvetes, mousses e geleias, por exemplo.

Licores

O licor feito a partir da fruta também é muito apreciado pelos brasileiros. Ele pode ser encontrado na forma industrializada nos mercados tradicionais ou preparado em casa. Inclusive, sua receita é bem fácil e consiste basicamente deixar em infusão por 15 dias 1 kg de jabuticaba e 1 kg de açúcar em 1 litro de cachaça ou 1 litro de álcool de cereais. 

Cosméticos

Devido à grande quantidade de antocianina presente na fruta, ela também tem grande potencial na indústria de cosméticos. Isso porque esse composto combate os radicais livres, retardando assim, o envelhecimento. Por esse motivo, a jabuticaba virou ingrediente especial em cremes hidratantes e antirrugas.

Suco de jabuticaba: bebida contra os radicais livres

Agora que você já sabe que a jabuticaba é uma fruta típica do Brasil, que tal aprender a fazer um delicioso suco com ela? Afinal de contas, apesar de pequena, a delícia é o pedido certo quando o assunto é sabor e nutrição.

Neste vídeo, Priscila Herrera, chef do restaurante Banana Verde, ensina como preparar um delicioso suco funcional feito com jabuticaba, água de coco, amora, mel de agave e capim santo.

A bebida é antioxidante e ótima para ser consumida a qualquer hora do dia. Quer experimentar? Então tome nota dos ingredientes e confira o passo a passo!

Ingredientes

  • 1 copo de água de coco;
  • 20 g de amora;
  • 40 g de jabuticaba;
  • 1 colher de sopa de agave;
  • 1 colher de chá de capim santo.

Modo de preparo

  • Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
  • Bater bem e coar;
  • Servir.

Assista ao vídeo:

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