Em tempos onde muito se fala sobre
alimentação saudável, a nutrição funcional é um tema que tem alcançado destaque. Afinal, além de ajudar na perda de peso, ela também ajuda na manutenção da saúde como um todo.
Além disso, ela possui diferenças significativas entre a nutrição tradicional. Quer saber quais são? Então acompanhe o artigo a seguir. Ao final, você será capaz de compreender como esse tratamento mais humanizado pode contribuir para o seu bem-estar e qualidade de vida!
Nutrição funcional X tradicional: compreendendo as diferenças
A principal diferença entre as duas modalidades nutricionais é a abordagem do tratamento. Veja a seguir.
Nutrição funcional
Cada pessoa possui
necessidades nutricionais diferentes. Tais necessidades são baseadas em fatores genéticos (gênero, peso, altura, predisposição a doenças) e fatores ambientais (hábitos alimentares, sedentarismo, estresse, ansiedade etc.).
Por isso, apenas adotar uma alimentação rica em frutas e verduras pode não ser suficiente para perder aqueles quilinhos indesejáveis ou tratar alguma doença. É aí que entra a nutrição funcional, também chamada de
nutrição clínica. Através de uma alimentação personalizada, ela busca tratar a saúde como um todo.
A nutrição funcional busca equilibrar os
sistemas fisiológicos e metabólicos de um indivíduo através de suas reais necessidades nutricionais. Para que isso seja possível, são realizados estudos metabólicos e das condições físicas do paciente.
A partir de então, é elaborada uma dieta individualizada. Dessa forma, os nutrientes serão mais bem aproveitados, já que foram recomendados única e exclusivamente para as necessidades daquele paciente.
Princípios básicos da nutrição funcional
A nutrição funcional baseia-se em cinco princípios básicos, a saber:
- Individualidade bioquímica: cada ser possui necessidades nutricionais diferentes, baseadas em fatores genéticos e fatores ambientais (atividades físicas, hábitos alimentares, estresse, ansiedade etc.);
- Tratamento centrado no paciente: nesse tipo de nutrição o foco é no paciente e não na doença, já que esta é considerada uma inter-relação entre os sistemas orgânicos e a influência dos fatores ambientais;
- Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes: não basta apenas ingerir alimentos saudáveis. É preciso ter certeza de que a digestão e metabolização desses nutrientes estão sendo feitas de forma correta;
- Inter-relações em teia de fatores fisiológicos: nosso organismo é um só e, portanto, não é possível tratar parte dele. Isso significa que quando um de nossos órgãos adoece, todo o nosso corpo adoece também;
- Saúde como vitalidade positiva: esse princípio busca fazer o paciente compreender que saúde não é a ausência de doenças, mas sim, o perfeito funcionamento do organismo.
Cabe ressaltar que para produzir efeitos positivos ao organismo, a nutrição funcional deve ser elaborada por um nutricionista especializado.
Nutrição tradicional
Já na nutrição tradicional as dietas e cardápios são elaborados de maneira mais geral, tendo como base a saúde coletiva. Por exemplo, pessoas com
diabetes devem consumir ou evitar determinados alimentos, enquanto hipertensos precisam ingerir ou evitar outros.
Cabe ressaltar que nesse tipo de alimentação as calorias são um fator primordial. Sendo assim, cada item ingerido é contabilizado através da quantidade de gordura que trará ao organismo.
A nutrição tradicional ainda é a mais utilizada por quem deseja emagrecer, justamente pelo seu caráter mais restritivo. No entanto, vale ressaltar que na maioria dos casos o peso perdido volta ao fim da dieta. Isso pode ser consequência da necessidade de ingestão daqueles alimentos cortados anteriormente.
Qual é a melhor?
Agora que você já conhece as diferenças entre a nutrição funcional e a tradicional, certamente já deve ter compreendido que a primeira é mais benéfica à saúde. Afinal, a nutrição funcional é feita com base na individualidade bioquímica de cada um.
Ou seja, com a nutrição clínica trata-se o organismo como um todo e não apenas tenta-se combater uma doença. Através de uma dieta anti-inflamatória, é possível perder peso, ter mais saúde e alcançar melhor
qualidade de vida.
Nutrição funcional e emagrecimento
Apesar de ajudar na perda de peso, a nutrição funcional não se baseia na contagem de calorias. Pelo contrário, seu objetivo é analisar os nutrientes e consequências que determinados alimentos trarão ao organismo. Porém, a alimentação saudável e personalizada acaba contribuindo positivamente para a perda de peso.
Isso acontece porque nesse tipo de nutrição as dietas não costumam ser tão restritivas, onde a fome faz parte do processo. Portanto, é possível comer melhor sem ansiedade ou estresse, com base na reeducação alimentar.

Embora essa modalidade de nutrição também favoreça o emagrecimento, nela a perda de peso acontece de forma gradativa. E isso, é claro, produz resultados mais eficazes, reduzindo, inclusive, as chances do efeito sanfona.
No entanto, vale a pena ressaltar que nenhuma dieta é capaz de produzir resultados positivos se não for aliada a
atividades físicas. Sendo assim, o acompanhamento de um educador físico também ajuda bastante nessa tarefa.
Cursos de alimentação saudável do NAMU para uma vida mais equilibrada
Se você está querendo
mudar seus hábitos alimentares, mas não sabe por onde começar, temos uma boa notícia! Na plataforma NAMU você encontra vários cursos de alimentação saudável, que variam desde cardápios vegetarianos até receitas funcionais para quem está buscando a perda de peso.
Elaborados por nutricionistas especializados, nossos cursos foram criados especialmente para pessoas como você, que desejam alcançar o equilíbrio comendo melhor. Seja a sua dieta restritiva ou não, os cursos do NAMU oferecem várias receitas e dicas de como preparar pratos deliciosos, feitos a partir de ingredientes naturais.
Assim, ficará muito mais fácil cozinhar para si mesmo, para seus amigos ou familiares sem abrir mão da saúde. E ao final do curso você ainda receberá um certificado de conclusão, que o transformará em um verdadeiro chef da gastronomia saudável.
Transforme o seu corpo e mente através da alimentação! Escolha entre os cursos de
dieta vegetariana,
massas sem glúten,
alimentação plant based, entre outros e dê o primeiro passo rumo a uma vida mais equilibrada e feliz.