fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Saiba como escolher um bom mel

Dicas fáceis para descobrir qual é o melhor mel e como saber se o produto é ou não orgânico e se leva ou não amido
Da redação
27/09/19
Sem tempo para ler o artigo "Saiba como escolher um bom mel"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.   As abelhas iniciam o processo de produção de mel quando colhem o néctar de uma planta, o qual é extraído das flores e se parece com uma mistura de água com açúcar, ou sacarose. Essa substância fica na base das flores para atrair abelhas e outros agentes polinizadores. Cerca de 70% dos alimentos produzidos no mundo depende da polinização feita pelas abelhas, que atuam também na manutenção da diversidade genética das plantas. Depois de ingerido pelas abelhas, o néctar é misturado às enzimas digestivas dos insetos que convertem a sacarose em frutose e daí surge o mel. Que é armazenado e maturado nos favos da colmeia durante o verão, para servir-lhes de alimento no período do inverno. Fonte de vitaminas e minerais, o mel e seus derivados são aliados da boa saúde. Seu aroma, paladar, coloração e propriedades medicinais estão diretamente relacionadas às flores, fonte do néctar. Outro fator importante é a espécie do inseto que produziu o mel. “O alimento pode adquirir algumas propriedades das plantas da qual a abelha retirou o néctar, o que complementa a dieta do consumidor de forma natural e saudável”, explica João Giancoli, zootecnista e proprietário do apiário Giancoli, em Ibiúna, São Paulo.

Escolha de qualidade

Para garantir que o mel adquirido seja de boa qualidade, é importante prestar atenção em alguns detalhes. O consumidor deve verificar se no rótulo do produto há o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), pois ele é a garantia de que o mel foi inspecionado pelo Ministério da Agricultura. Outra possibilidade é comprar diretamente de um apicultor conhecido. Também é possível reconhecer qualidade do produto de acordo com sua textura. “É melhor ainda se ele já estiver cristalizado, pois indica que além de puro, é de boa qualidade. Os méis ao serem colhidos estão na forma líquida e a cristalização com o passar do tempo não prejudica suas propriedades e ou reduz seus nutrientes”, acrescenta Giancoli. Alguns testes podem ser facilmente realizados, como o do iodo. Para fazê-lo, basta diluir uma quantidade igual de mel e água juntamente com três gotas de iodo e mexer bem. Se o mel for puro, a coloração inicial será mantida; se for adulterado com a presença de amido, a mistura se tornará escura.

Mel orgânico

Certificar uma produção como orgânica fornece ao consumidor a certeza de estar adquirindo um produto isento de contaminações químicas. Também assegura que esse produto seja o resultado de um sistema de produção que causa os menores impactos negativos possíveis ao meio ambiente. Dessa forma, assegura condições de vida mais satisfatórias para quem reside nas áreas rurais e nas cidades. “No caso do mel, o apiário orgânico deve estar em um raio de, no mínimo, 3 km de distância de produções agrícolas tradicionais, lixões ou áreas industriais para garantir que as abelhas não coletem resíduos indesejáveis”, acrescenta Giancoli. Além disso, a cera produzida pelos insetos é reciclada dentro do apiário, o mel não pode ser aquecido acima de 37,5 ºC e nem ser filtrado sobre pressão.

Com moderação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel. Isso porque o produto, se não for de procedência confiável, pode estar contaminado pela bactéria causadora do botulismo, e as crianças pequenas ainda não têm o sistema imunológico totalmente formado. Pessoas com diabetes devem consultar o médico antes de consumir esse tipo de produto.

Dê o play e assista um resumo desse artigo!


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...