fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Maçã: fonte de vitaminas e ótima para a saúde bucal

Além de ajudar a remover a placa bacteriana, a maçã evita o mau colesterol e reduz os problemas respiratórios
Da redação
25/08/19

Companheira para todas as horas, a maçã é uma das frutas mais consumidas no Brasil, só perde para a laranja e a banana. Inclusive, ela é uma opção deliciosa para quando bate aquela fome entre as refeições. Além de saborosa, a fruta é leve e oferece vários benefícios à saúde. Quer saber quais são? Então acompanhe o artigo a seguir!

A maçã no Brasil

A maçã é o fruto da macieira, uma árvore de pequeno porte originária da Ásia Ocidental. A cultura da fruta no Brasil cresceu a partir da década de 1960. Segundo dados de 2012 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil ficou em 12º no ranking mundial na produção dessa fruta. China, Estados Unidos e Turquia lideram a lista. 

sobre maçã

Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná lideram a produção da fruta no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), "o cultivo da fruta se adaptou bem a esses locais por conta da amplitude de temperatura durante o dia e a noite".

As variedades mais cultivadas no Brasil são a Gala e a Fuji. E apesar das diferenças, as duas não divergem em relação ao seu valor nutricional, embora cada uma tenha o seu sabor característico. 

Benefícios da maçã para a saúde

1. Boa para a visão e inimiga dos radicais livres

A maçã é fonte de vitamina A, essencial para o bom funcionamento da visão. Além disso, ela também possui vitamina C, que ajuda na produção de colágeno e elastina. Ainda, contém vitamina E, que combate o envelhecimento precoce das células.

Mas as vitaminas presentes na fruta não se limitam a essas apenas. Isso porque ela também possui vitaminas do complexo B, como a B6, por exemplo. Ela é importante na produção de glóbulos vermelhos e para o bom funcionamento do metabolismo do corpo. Além disso, cabe salientar que todas essas substâncias possuem ação antioxidante, ou seja, protegem o organismo das ações dos radicais livres.

2. Combate doenças cardiovasculares

“A maçã é rica em fibras, pouco calórica e contém antioxidantes. A pectina é a principal fibra presente nela, e ajuda a combater doenças cardiovasculares”, comenta a nutricionista Maiara Fidalgo. 

Se consumida com a casca, a fruta dobra os seus benefícios, pois a maioria das substâncias se encontra nessa área. Porém, opte por alimentos orgânicos, já que a maioria dos produtos encontrados em feiras e mercados possuem agrotóxicos.

 

 

3. Previne problemas respiratórios

A ingestão diária da maçã previne séries de problemas respiratórios por conta do alto teor de flavonoides presentes na fruta, segundo um estudo realizado no Reino Unido. Sua ação antioxidante  diminui os riscos de doenças degenerativas e o mau colesterol. Além disso, também reduz males como a asma e protege os pulmões da fumaça e poluição, se consumida diariamente.

4. Ajuda a manter a boca saudável

Entre os diversos benefícios, a maçã também é ótima para a higiene bucal. Segundo a nutricionista, a mastigação da fruta aumenta a quantidade de saliva e estimula as gengivas. Essas ações diminuem o número de bactérias na boca. 

O fato de a fruta ter consistência mais dura auxilia na remoção de restos de alimentos e da placa bacteriana. Contudo, é importante lembrar que, apesar da ação de limpeza, o uso da maçã é um complemento e a pasta de dente e o fio dental são cruciais para manter a boca saudável.

Como consumir

Seja in natura ou em sobremesas, a maçã é muito utilizada na culinária. Com ela podem-se fazer tortas doces, sucos, molhos, saladas de frutas e agridoces e pratos como purê e arroz. No caso dos sucos, recomenda-se consumir a bebida assim que ficar pronta, para não perder suas vitaminas. 

Mas não para por aí. Isso porque além de satisfazer o organismo, a fruta pode ser usada na área da beleza. O vinagre de maçã, por exemplo, proporciona brilho e maciez aos cabelos. Já na pele o líquido tem efeito antioxidante, hidratante e adstringente.

Receitas preparadas com maçã

1. Chá de maçã e hibisco 

Ingredientes

  • 4 xicaras de água filtrada;
  • 1 xicara de da fruta desidratada;
  • 2 xicaras de suco de maçã;
  • 3 colheres de sopa de flor de hibisco;
  • 1 unidade da fruta.

Modo de preparo

  1. Escolher entre as três opções de maçã para fazer o chá: a fresca, a seca ou o suco concentrado. Se escolher a versão do chá com a fruta seca, deixar de molho em água mineral por duas horas. Se escolher a versão do chá com a fruta fresca, cortá-la em pedaços médios e ferver em água por aproximadamente cinco minutos;
  2. Colocar meio litro de água para ferver, mas não deixar entrar em ebulição, apenas levantar algumas bolhinhas. Quando isso ocorrer, coloque a água em uma jarra;
  3. Colocar o hibisco na água quente e misturar. Tampar e deixar descansar por cinco minutos. Depois, misturar com o chá de maçã;
  4. Coar o chá;
  5. Servir o chá. Para deixar ainda mais saboroso, coloque pedaços da fruta seca ou fresca no fundo da xícara.
receitas com maçã

2. Suco detox de pepino, maçã verde e hortelã

Ingredientes

  • 1/2 unidade de pepino caipira;
  • 1 unidade de maçã verde;
  • 200 ml de água;
  • 1 talo de salsão;
  • 4 folhas de hortelã.

Modo de preparo

  1. Lavar bem, descascar e cortar o pepino;
  2. Lavar bem, descascar e cortar a maçã;
  3. Lavar bem e cortar o salsão;
  4. Bater bem todos os ingredientes no liquidificador;
  5. Servir imediatamente.

Em geral, todos podem consumir maçãs. O conselho é buscar um nutricionista para uma avaliação individualizada. Tudo o que é demais prejudica a saúde, o ideal é ingerir três frutas diferentes ao dia.

Agora que você já conferiu todos os benefícios que a maçã é capaz de oferecer à saúde, que tal incorporá-la em sua rotina alimentar? E aproveite para conhecer também os cursos de alimentação saudável disponíveis no Portal NAMU.


Quer receber novos conteúdos sobre os assuntos que você mais se interessa?
Inscreva-se e continue atualizado!

AlimentaçãoYogaFitnessPilatesMeditaçãoCuidados PessoaisFilosofiaSaúdeSustentabilidade


Recomendados
Gerais

Reaproveitamento de alimentos: rumo ao desperdício zero na cozinha

Que tal parar para pensar como você utiliza o q...

Gerais

Imigração e culinária: cultura que dá água na boca

Imigrantes chegam ao Brasil e encontram na culi...

Gerais

Culinária latino-americana e milho: sabor e tradição

O milho, ingrediente indígena milenar, é base p...

Gerais

O que é alergia alimentar tardia

Descubra quais são os sinais e sintomas desse t...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *