fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Quanto custa um curso de alimentação saudável?

Torne-se um verdadeiro chef e prepare refeições saborosas sem abrir mão da saúde. Saiba como ter uma alimentação saudável
Da redação
21/05/20
Com a popularização da internet e a democratização da informação, cresce o número de pessoas que compreendem a importância de adotar uma alimentação saudável. No entanto, montar um cardápio bem estruturado não é uma tarefa fácil quando não se tem muito conhecimento na área. Por isso, a procura por cursos de alimentação saudável tem crescido bastante. A seguir, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Seja para ter mais saúde ou para ganhar uma graninha extra com comida saudável, você encontrará desde valores dessa capacitação até os benefícios de se alimentar melhor. Continue acompanhando!

Benefícios da alimentação saudável

Além de influenciar diretamente em fatores como disposição e bom-humor, uma rotina alimentar saudável também proporciona inúmeras outras vantagens para o corpo e para a mente. Confira a seguir:

Previne doenças

Cada alimento natural possui nutrientes importantes para o organismo. Por isso, quem deseja conquistar mais qualidade de vida através da alimentação saudável deve adotar um cardápio variado. Dessa forma, é possível evitar doenças crônicas e cardíacas. Inclusive, mantêm-se os níveis de diabetes e colesterol sempre regulados. curso de alimentação saudável

Combate dores nas articulações

Não é cena incomum encontrarmos pessoas que não conseguem realizar suas tarefas diárias por conta de dores crônicas, que podem ser causadas pela falta de nutrientes no organismo. Entretanto, alguns alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias. Ou seja, são capazes de combater doenças reumáticas e outros incômodos de maneira natural, sem a utilização de compostos químicos.

Aumenta a energia

Pessoas que não possuem uma alimentação saudável também podem sofrer com cansaço crônico e fadiga muscular. Isso se deve, em parte, à ausência de nutrientes necessários para o fornecimento de energia ao organismo. No entanto, quem possui um cardápio equilibrado tem mais vitalidade para enfrentar a rotina corrida. Além de oferecer ao corpo mais disposição, as vitaminas, proteínas e sais minerais também preparam o organismo para mudanças repentinas. Sendo assim, sofre-se bem menos com alterações climáticas e distúrbios do sono causados por fusos horários.

Controla os hormônios

Cabe ainda ressaltar que o bom funcionamento do organismo também depende do equilíbrio hormonal. Alguns alimentos como o brócolis, por exemplo, são capazes de atuar no hipotálamo, parte do cérebro que regulariza os processos metabólicos do corpo. Dessa forma, é possível controlar os níveis de açúcar e insulina no organismo, o que combate o diabetes e a obesidade. Outras substâncias que precisam estar perfeito equilíbrio para uma vida com mais qualidade são os hormônios da felicidade, a saber, a serotonina, a dopamina a ocitocina e a endorfina. Também conhecidos como hormônios do bom-humor ou da felicidade, eles também podem ser regularizados com a ingestão de proteínas, frutas, verduras, peixes e frutos do mar. Cabe ressaltar que a falta desses hormônios pode provocar irritabilidade, insônia e ansiedade. E, em casos mais graves, até depressão.

A importância dos cursos de alimentação saudável

Certamente você já deve ter compreendido que adotar um cardápio repleto de nutrientes pode oferecer diversos benefícios para o corpo e para a mente. Mas, por que fazer um curso de alimentação saudável? Para alimentar-se adequadamente é preciso conhecer as propriedades nutricionais de cada alimento, bem como prepará-los de forma a conservar tais nutrientes. Além disso, é necessário aprender a higienizar corretamente os utensílios e ingredientes para evitar a contaminação por bactérias. Ainda, a utilizar as técnicas de cocção adequadas para o preparo de cada refeição. Mas não é só isso. Como os cursos de alimentação saudável você também aprende a fazer substituições inteligentes e descobre combinações diferentes para aproveitar o melhor de cada alimento. Assim, pode construir um cardápio saudável e bem variado, ideal para não enjoar pelo consumo excessivo de um produto.

Quanto custa?

O custo de um curso de alimentação saudável pode variar bastante, em função de vários fatores. Como por exemplo, metodologia de ensino, conteúdo programático entre vários outros fatores. Veja a seguir.

Presencial

Cursos presenciais costumam ter um custo bastante elevado, de acordo com a localidade da instituição de ensino e carga horária. Geralmente uma aula semanal de gastronomia em um curso presencial custa de R$ 500 a R$ 1200 mensais. Além da mensalidade, é preciso ainda contabilizar a taxa de matrícula e os gastos com ingredientes separadamente. Ademais, pode-se encontrar também workshops de apenas um dia. Nesses casos, a inscrição custa cerca de trezentos reais, também não inclusos os gastos individuais.

Online

Já na modalidade online, o valor de um curso de alimentação saudável pode custar até 10x mais barato, podendo ser parcelado em até 12X sem juros no cartão de crédito. E você ainda garante o benefício de assistir às aulas onde, quando e como quiser. Ou seja, essa é uma ótima opção para quem deseja obter uma qualificação na área gastronômica, mas ainda não tem condições de investir tão alto. A certificação possui o mesmo peso dentro do mercado, bem como os conteúdos são equivalentes.

Mercado de alimentação saudável: oportunidade de negócios para novos empreendedores

Como citamos, a relevância do tema alimentação saudável tem crescido a cada dia. De influencers digitais até especialistas em nutrição, todos recomendam um cardápio nutritivo. Isso significa que o mercado de comida saudável está em alta e oferece uma possibilidade lucrativa de negócios. Aliás, restaurantes com opções veganas, low carb e sem glúten têm se tornado os preferidos de quem preza pela qualidade de vida. A demanda por marmitas saudáveis é ainda maior, sendo elas as preferidas de quem não tem tempo para cozinhar diariamente. Sendo assim, quem tem um curso de alimentação saudável pode investir nesse ramo tão promissor. Com um plano de negócio correto é possível chegar muito longe, levando receitas nutritivas para várias pessoas. Quer revolucionar sua rotina e ter um dia a dia com mais disposição e energia? Então clique aqui e conheça vários cursos de gastronomia saudável, que vão te ajudar a ter uma vida mais feliz e equilibrada. Quer mudar os seus hábitos alimentares, mas não sabe por onde começar? Então assista a uma aula gratuita do curso marmitas saudáveis. Temos certeza de que após apreciar esse aperitivo, você vai querer mudar de vida através da alimentação!

Recomendados
Gerais

8 fatos sobre o manjericão que você não sabia

Usada desde a Grécia Antiga na culinária, o man...

Gerais

Reeducação alimentar: o que é preciso para começar?

Além de disposição, para iniciar uma reeducação...