fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Dietas para emagrecer: o que você precisa saber sobre elas

As dietas para emagrecer costumam ser extremamente restritivas, privando o corpo de nutrientes importantes para seu funcionamento
Da redação
28/10/20
Quem nunca fez pelo menos uma entre as inúmeras dietas para emagrecer que atire a primeira pedra. Afinal, a insatisfação com o próprio corpo é um problema comum entre as pessoas, principalmente entre as mulheres. Por esse motivo, a procura por métodos simples e rápidos para perder os quilinhos a mais é bem grande. Nesse sentido, cada vez mais as pessoas têm buscado por alternativas para emagrecer. Jejuns, redução de carboidratos e aumento excessivo de proteínas são apenas alguns exemplos e métodos bastante usados por quem deseja fazer as pazes com a balança rapidamente.  Porém, de longe, recorrer às dietas para emagrecer é o melhor caminho, pois elas podem causar sérios danos à saúde. Com base nisso, criamos um artigo explicando tudo sobre as dietas restritivas e seus impactos no organismo. Mas não só isso. A seguir você também vai conhecer formas eficazes de perder os quilinhos extras sem fazer loucuras. Acompanhe!

O que são dietas para emagrecer? 

  Quando falamos sobre emagrecimento, a primeira coisa que costuma vir na cabeça das pessoas são as dietas. Afinal, por muito tempo elas foram vistas como o único meio de perder aqueles quilinhos a mais e elevar a autoestima. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), sete em cada dez brasileiros já tentaram fazer dietas para emagrecer por conta própria. No entanto, acabaram falhando no processo.  Isso acontece porque as dietas nada mais são do que cardápios extremamente restritivos, onde vários alimentos saudáveis para o corpo são retirados com o objetivo de diminuir a ingestão diária de calorias. Sendo assim, o praticante acaba entrando em um período em que deixa de consumir vários alimentos que precisa e gosta.  

Como funcionam as dietas para emagrecer?

  Como você pode perceber, as dietas para emagrecer nada mais são do que um cardápio extremamente restritivo, onde o praticante deixa de comer vários alimentos que consumia em seu dia a dia.  Nesse sentido, elas prometem trazer resultados rápidos porque, com a mudança brusca nos hábitos, a pessoa reduzirá seu consumo diário de calorias. Assim, o organismo sentirá a deficiência e começará a retirar energia da gordura que já está armazenada, o que gera o processo de emagrecimento.  Na teoria isso parece bem legal, no entanto, a realidade é bem diferente. Na prática, quem realiza esse tipo de dieta para emagrecer pode começar a sofrer com fraquezas e deficiência de diversas vitaminas em seu organismo.  Além disso, qualquer mínima escapadinha da dieta fará com que esse “sistema” de queima de calorias se quebre completamente. Isso, por sua vez, gera o famoso efeito sanfona, onde se engorda e emagrece constantemente.  Sendo assim, fica fácil perceber que fazer dietas para emagrecer definitivamente não é o melhor caminho para quem deseja eliminar os quilos a mais. O segredo está em mudar de hábitos de maneira regular, porém definitiva, com foco em não recuperar mais o peso eliminado.   

O segredo está na reeducação alimentar

  Quando falamos sobre dietas para emagrecer, automaticamente estamos tratando sobre um caminho simples e rápido para a perda de peso. No entanto, como você pode perceber, quando o assunto é eliminar os quilinhos a mais, essa não é a melhor opção para o seu corpo e para a sua saúde.  Por esse motivo, para quem deseja emagrecer de forma definitiva e sem colocar o próprio corpo em risco, o mais correto é a reeducação alimentar. Aliás, esse é o único meio de garantir um emagrecimento definitivo, que não cause o efeito sanfona e que não prejudique a sua saúde. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fiesp, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, os brasileiros estão começando a cuidar mais da saúde. Só para se ter uma ideia, oito em cada dez brasileiros mantêm ou consideram iniciar uma alimentação mais saudável e nutritiva.  Sem dúvida, essa é uma grande evolução se considerarmos o cenário dos últimos anos, liderado pelos fast foods. Graças à democratização da internet e aos avanços tecnológicos, a cada dia que passa as pessoas têm mais informações sobre saúde e bem-estar. Seja por meio de plataformas online específicas para esse fim como por meio de aplicativos de celular, o fato é hoje em dia é possível cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma saudável e prática, sem precisar recorrer às dietas absurdas. No entanto, é evidente que ainda temos um caminho bem grande para percorrer nesse sentido. Infelizmente as dietas para emagrecer ainda são parte da rotina de diversas pessoas, que acabam prejudicando sua saúde e bem-estar em busca do “corpo perfeito”. 

A prática de exercícios físicos deve ser uma aliada do emagrecimento 

Não é segredo para ninguém que os exercícios físicos também são muito importantes quando o assunto é perder aqueles quilinhos a mais. Afinal, eles auxiliam na queima calórica, eliminando a gordura localizada e fortalecendo a musculatura de maneira geral.  Nesse sentido, quem inicia um processo de reeducação alimentar também deve se atentar para a prática de atividades físicas. Caso não se sinta confortável com o ambiente das academias, uma ótima opção é praticar exercícios em casa, contando com a ajuda de aplicativos que fornecem orientações.  Em parceria com profissionais altamente qualificados, eles fornecem aulas fitness, de pilates, de yoga, ginástica laboral e até mesmo de meditação. Alguns, aliás, são bem completos, possuindo, inclusive, contador de calorias e controle de gestão de água. Além disso, ainda fornecem receitas saudáveis para diversas dietas, incluindo vegetarianas, veganas, intolerantes a glúten e à lactose. A partir disso, fica fácil perceber que além de ajudarem a emagrecer, os apps fitness são grandes aliados no controle dos sintomas de estresse e ansiedade. Afinal, eles oferecem soluções para uma transformação completa do usuário, incluindo corpo, mente e alimentação. Conforme você viu mais acima, as dietas para emagrecer produzem resultados temporários e colocam a sua saúde em risco. Quer emagrecer com saúde, de forma natural e definitiva com muita economia e praticidade? Então conheça o Super App Namu, o aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado. Aproveite!

dietas para emagrecer


Recomendados
Gerais

Lancheira infantil barata e saudável | Volta às aulas

Sabemos que a preocupação de muitas famílias é ...

Gerais

Como se manter saudável na quarentena

Desde março de 2020 o isolamento social, medida...