fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Goji Berry é um superalimento

Comumente associada ao emagrecimento, a fruta também oferece diversos outros benefícios à saúde.
Da redação
01/04/20
Provavelmente você já deve ter escutado falar que ela ajuda a emagrecer. Contudo, os seus benefícios não se restringem a manter quem a consome em paz com a balança, já que essa frutinha oriental também contribui para o bom funcionamento do organismo de maneira geral. Quer conhecer os benefícios do goji berry para a saúde? Então acompanhe o artigo a seguir. benefícios da goji berry

Goji Berry, o que é?

Goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, um arbusto originário da China e que atinge cerca de 2 a 3 metros de altura. De coloração avermelhada e tamanho semelhante ao de um tomate-cereja, ele é usado na medicina tradicional chinesa há milhares de anos.

Embora seja muito popular em países asiáticos, a sua introdução no Brasil aconteceu na última década, quando a fruta ficou conhecida por sua capacidade de ajudar a emagrecer. Atualmente é possível encontrar no mercado fitoterápico várias marcas que apostaram nas propriedades nutricionais da frutinha para ajudar milhares de consumidores a se livrarem dos tão indesejados quilinhos a mais. Contudo, a pequena frutinha é muito mais do que uma simples aliada do emagrecimento. Inclusive, devido ao seu alto valor nutricional, profissionais da saúde consideram o goji berry como um superalimento.

Por que super?

Não existem definições científicas nem dicionarizadas para o termo “superalimento”. Entretanto, segundo alguns dicionários de língua inglesa, o superalimento seria aquele com “elevada densidade nutricional e considerado benéfico para a saúde”, ou seja, um alimento rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Quando se utiliza esse termo, se passa a ideia de que tal alimento é melhor para a saúde em comparação com os demais e que ele isoladamente pode trazer benefícios. Entretanto, isso não é verdadeiro. Afinal de contas, ter uma saúde equilibrada depende de um conjunto de hábitos positivos. Entre eles, o da prática de exercícios aliada a uma alimentação variada com tipos e quantidades de alimentos. Não adianta alimentar-se de uma única fruta.

Valor nutricional do goji berry

Assim como a linhaça, a romã e a chia, o goji berry é considerado um superalimento. Isso porque a fruta é rica em nutrientes benéficos para a saúde. Confira a seguir o valor nutricional de apenas 100g desse saboroso fruto:
  • Caloria: 321 kcal;
  • Proteínas: 14,07g;
  • Gordura Saturada: 0,225g;
  • Gordura Monoinsaturada: 0,273g;
  • Carboidratos: 69,21 g;
  • Gordura Poliinsaturada: 0,829g;
  • Fibras: 4,7 g;
  • Vitamina A: 28.833 UI;
  • Vitamina C: 48 mg;
  • Potássio: 50mg;
  • Cálcio: 189,8 mg;
  • Ferro: 6,8 mg;
  • Selênio: 17,8 mcg.
Cabe ressaltar que o fruto também é fonte de vitaminas B1, B2 e B6.

Benefícios do goji berry para a saúde

A principal característica do goji berry é ser rico em vitamina C, substância responsável por reforçar o sistema imunológico e combater o envelhecimento precoce. Porém, o fruto também se destaca por oferecer ao organismo outros benefícios. Confira a seguir:

1. Auxilia no emagrecimento

Por conter vitamina C em abundância em sua composição, a fruta ajuda a perder peso. Isso porque a vitamina C ajuda a queimar a gordura corporal, principalmente durante sessões de exercícios físicos. Além disso, o goji berry contém fibras, que regulam as funções intestinais e fornecem sensação de saciedade.

2. Protege a pele e a visão

O fruto possui alta concentração de carotenoides, substância capaz de prevenir uma série de doenças relacionadas à visão, como catarata e degeneração da retina. Além disso, os carotenoides também protegem a pele dos raios ultravioletas.

3. Melhora o humor e diminui a ansiedade e o estresse

A vitamina B6 encontrada no goji berry aumenta os níveis de serotonina no cérebro. Trata-se de uma substância neurotransmissora responsável por regular as emoções entre outras funções vitais do organismo. Baixos níveis desse hormônio da felicidade podem causar depressão, irritabilidade, ansiedade entre vários outros transtornos.

4. Previne doenças cardiovasculares

O efeito antioxidante proporcionado pela alta concentração de vitamina C aliado aos minerais essenciais como o cálcio, ferro e o selênio diminuem o mau colesterol (LDL) e aumentam o colesterol bom, mais conhecido como HDL. E isso contribui para evitar doenças cardiovasculares como hipertensão, arritmia cardíaca e derrames.

5. Previne o câncer

Apenas 100g de goji berry fornecem ao organismo 7,5mg de betacaroteno, um poderoso antioxidante natural. Ele evita a oxidação acelerada das células, combatendo assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de câncer.

Contraindicações

Embora seja um alimento natural, goji berry deve ser consumido com moderação. Isso porque em excesso, a fruta pode causar alergias e reações adversas. Além disso, o superalimento também não é recomendado para pessoas que façam uso de medicamentos para controle da glicose, da pressão arterial e de anticoagulantes. Ainda em relação à interação medicamentosa, verificou-se que a fruta também pode interferir em efeitos de antibióticos, antivirais e remédios para controle hormonal. Portanto, o ideal é que antes de inserir a fruta no cardápio diário, a pessoa consulte o seu médico de confiança.

É preciso pesquisar mais

Além disso, faltam ainda estudos que comprovem as alegações que acompanham esses "superalimentos". Em relação ao goji berry, por exemplo, não existe nenhuma pesquisa que comprove sua atuação na perda de peso. Mesmo assim, alguns estudos que mostram os benefícios dessa fruta à saúde alertam que são necessárias mais pesquisas para avaliar a eficácia e a segurança de seu consumo. Existe também a dificuldade em aplicar os resultados dos estudos sobre a fruta na vida real. Isso ocorre porque as condições sob as quais estes alimentos são estudados no laboratório são muito diferentes da forma como eles são normalmente consumidos pelas pessoas no dia. Com frequência, são utilizadas nas pesquisas doses muito elevadas de nutrientes, que não conseguem ser atingidas no contexto de uma alimentação usual. Finalmente, quando consumido na forma de extrato/cápsulas a fruta pode ter efeitos adversos. E você, procurando ter uma vida mais equilibrada através da alimentação? Então conheça as aulas online de gastronomia saudável do NAMU cursos e torne-se um verdadeiro chef sem abrir mão da saúde!

Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...