fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegana » Gerais

Gerais

Jaca: cultura, benefícios e curiosidades

Rica em nutrientes, a jaca também oferece vários benefícios à saúde. Quer saber quais são? Então acompanhe o artigo que o portal NAMU preparou para você;
Da redação
28/07/19

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Maior entre as frutas comestíveis, a jaca (Artocarpus heterophyllus) é conhecida pelo seu aroma e sabor marcante. A fruta, que é originária da Índia, foi introduzida no Brasil pelos portugueses no século XVIII. Porém, desde então, nunca ficou entre os alimentos mais consumidos e apreciados pela população local. 

Embora rejeitada por muitos, a jaca tem importância cultural e traz inúmeros benefícios ao organismo. Quer saber quais são? Então acompanhe o artigo a seguir.

Jaca: principais características e tipos

A jaca é o fruto da jaqueira, uma árvore que atinge cerca de 20 metros de altura. A extravagância da fruta chama a atenção, pois possui tons que vão do verde ao amarelo e pode chegar a 50 quilos. 

No Brasil, as principais variedades comercializadas da fruta são a jaca-dura e a jaca-mole. Enquanto a primeira é muito utilizada na culinária, a segunda é mais consumida in natura. Já a jaca-manteiga faz parte do grupo das jacas-moles e possui um sabor mais adocicado quando comparada às demais. 

Embora elas não sejam encontradas com a mesma facilidade que uma maçã, por exemplo, ainda assim é possível comprá-las em mercados e feiras. Inclusive, é possível até colhê-las direto do pé. Existe até um mapa colaborativo chamado Mapa das Jacas, que possui a localização das jaqueiras em locais públicos dos estados brasileiros.

Da jaca, aproveita-se até as sementes

Cultura da jaca

Diferente das outras localidades do país, a região Nordeste é a que mais tem fortalecida a cultura da jaca. Isso porque ela é muito popular em estados como Pernambuco, Ceará e Bahia. Assim, a fruta não falta no cardápio das famílias desses estados e é fonte de renda para agricultores.

Tomemos como exemplo a história da atriz Zivalda Alves, que nasceu em Poções, na Bahia. Hoje ela mora em São Paulo, mas lembra com carinho de sua infância e dos momentos em que a fruta esteve presente.

“Minhas lembranças giram em torno de algo cômico, pois quando era criança sempre me lambuzava com o visgo da jaca. Além de comermos os bagos, ou gomos, também fazíamos suco, vitamina ou geladinho, que em outras regiões do Brasil é conhecido como gelinho”, conta.

Ela ressalta ainda que na sua cidade é comum que quem possui uma jaqueira dê a fruta ou parte dela para pessoas próximas. Isso porque por ser grande, a fruta serve uma família inteira. “Um detalhe curioso é que a casca dessa fruta é dura e áspera. Por isso a origem do ditado popular do tempo dos meus avós: fulano é casca de jaca. Isso quer dizer grosso, estúpido ou ruim”, brinca a atriz.

Valor Nutricional da jaca

A jaca é um alimento que pode auxiliar a combater a desnutrição, por causa do alto valor substancioso que possui. De acordo com a nutricionista Luciane Firmino, ela é rica em minerais, vitaminas, fibras, gordura e proteína. Ainda, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), apenas 100g da fruta crua oferecem:

  • Proteínas: 1,4g;
  • Valor energético: 87.9kcal;
  • Carboidratos: 22,5g;
  • Fibra alimentar: 2,4g;
  • Gorduras saturadas: 0,1g;
  • Gorduras monoinsaturadas: 0,1g;
  • Cálcio: 11,3mg ;
  • Vitamina C: 14,8mg;
  • Fibras solúveis : 0,1g;
  • Fósforo: 13,9mg;
  • Vitamina B6: 0,1mg;
  • Vitamina B1: 0,1mg;
  • Ferro: 0,4mg;
  • Sódio: 1,8mg;
  • Lipídios: 0,3g;
  • Cobre: 0,1ug;
  • Zinco: 0,2mg.

Além dos nutrientes listados acima, magnésio (40,1mg/100g), manganês (0,5mg/100g) e potássio (233,8mg/100g) também estão entre as substâncias encontradas na fruta. 

Benefícios da jaca para a saúde

Mais energia para suas atividades físicas

A jaca é ótima para repor energia após uma atividade física, devido à quantidade de carboidratos e proteínas que oferece por porção. Enquanto o primeiro elemento é fonte de energia para o corpo humano, o segundo está diretamente ligado à estrutura básica dos músculos, pele, tendões e unhas (tecidos). Além disso, as proteínas também exercem funções reguladoras e metabólicas.

gomos de jaca

Combate o envelhecimento precoce

“A jaca também é rica em antioxidantes, substâncias que protegem o organismo dos radicais livres, elementos responsáveis por doenças degenerativas e envelhecimento precoce”, declara a nutricionista Luciane Firmino. Entre os antioxidantes presentes na fruta podemos destacar a vitamina C (ácido ascórbico), que além de fortalecer a imunidade do organismo, também contribui para o rejuvenescimento da pele.

Conheça também outra fruta que atua contra o envelhecimento da pele. 

Melhora a função intestinal

Se consumida a longo prazo e com o auxílio de bons hábitos alimentares, a jaca pode ajudar no fortalecimento dos ossos e na regulação intestinal. Firmino reforça ainda que as fibras insolúveis da fruta ajudam na passagem dos resíduos pelo intestino, o que diminui a ocorrência de intestino preso.

Jaca: outras formas de consumo

Além de in natura, existem inúmeras formas de consumir a jaca, ou seja, o uso da fruta e seus benefícios não se restringem à polpa. Então, veja a seguir outras formas de obter os benefícios proporcionados pela fruta:

  • Sementes: as sementes da jaca são ricas em ferro e têm alto potencial na cozinha. Cozidas lembram o pinhão, e as mais maduras podem transformar-se em um patê delicioso; 
  • Bolos, doces e geleias: apesar de pouco utilizada nos grandes centros urbanos, pequenos produtores de diversas localidades brasileiras viram na jaca uma fonte de renda. Dessa forma, compotas, geleias, bolos e a própria fruta desidratada estão entre os produtos feitos para venda. Além disso, a cultura de aproveitar toda a fruta para a confecção de doces contribui para o não desperdício. Ainda, o alimento pode ser congelado, o que minimiza perdas;
  • Substituta da carne em pratos vegetarianos: quando cozida ainda verde, a fruta tem sabor neutro e textura fibrosa, que remete a frango desfiado. Por isso, ela também é utilizada por vegetarianos para substituir a carne em receitas, sendo a coxinha uma das mais populares. Outra surpresa é o "palmito" de jaca verde. Há quem diga que o gosto lembra mesmo o do palmito, por isso é usado com frequência para substituir o alimento em tortas e pastéis;
  • Cosméticos: a estética também ganha com os benefícios da fruta. Isso porque cremes hidratantes e loções caseiras também podem ser produzidos a partir do óleo extraído de suas sementes. 

Como você pode observar acima, a jaca é uma fruta bem versátil e incrivelmente nutritiva. Ou seja, basta criatividade para aproveitar tudo o que ela oferece. Contudo, se não tiver onde comprar, procure a jaqueira mais perto da sua casa e delicie-se.


Recomendados
Gerais

Desvendando sobremesas veganas: o que não te contaram

Estudos revelam que atualmente existem cerca de...

Gerais

Receitas veganas: 6 receitas de sobremesas deliciosas

Você sabia que nem só de salada vivem os adepto...