fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Maca peruana: boa para saúde e a libido

A maca peruana é um alimento andino que pode ajudar no tratamento de problemas como anemia, diabetes, TPM e disfunções sexuais
Da redação
13/09/19

A maca peruana é um tubérculo originário da região dos Andes e está na lista dos superalimentos descobertos atualmente. Essa atribuição se dá porque esse produto, quando aliado a hábitos de vida saudáveis, oferece grandes benefícios para saúde, tanto pelo teor de nutrientes, como pelas propriedades funcionais. Quer conhecer mais sobre esse alimento tão rico? Então acompanhe o artigo a seguir.

Benefícios da maca peruana

A maca peruana é rica em vitaminas e minerais como vitamina C, E, B1, B2, magnésio, zinco, cálcio e ferro. Além disso, o alimento contém também aminoácidos e fibras, que aumentam a saciedade e promovem a manutenção do colesterol sanguíneo, o controle do diabetes e o bom funcionamento intestinal. Veja a seguir outros benefícios proporcionados pelo tubérculo:

1. Aumenta disposição

Além dos benefícios nutricionais, a maca peruana possui propriedades que ajudam a aumentar a disposição e reduzir o cansaço físico. Esses benefícios se devem às vitaminas do complexo B encontradas no alimento, que além de contribuírem para aumentar a disposição física, também colaboram para melhorar a concentração e combater a anemia.

2. Estimulante natural

Outro grande benefício da maca peruana é sua ação como estimulante sexual. Isso porque ela aumenta a libido e a fertilidade de ambos os sexos. Inclusive, pode ser utilizada como opção natural no tratamento de disfunções sexuais nos homens ou nas mulheres com dificuldade de engravidar.

3. Fortalece o sistema imunológico

A riqueza de nutrientes presentes nesse alimento fortalece o sistema imune e favorece a cicatrização de tecidos do corpo. O tubérculo com propriedade antioxidante ajuda ainda no controle do peso e nos processos inflamatórios. Para mulheres, ameniza os efeitos da tensão pré-menstrual e da menopausa.

benefícios da maca peruana

4. Ajuda no emagrecimento

Para quem está em busca de emagrecer ou de aumentar a energia do corpo, a maca peruana é o alimento ideal. Embora mais da metade do alimento seja composto por carboidratos, ele também é rico em fibras, que proporcionam a sensação de saciedade, reduzindo, assim, o apetite.

Contudo, é fundamental lembrar que sozinho nenhum superalimento faz milagre. Para ver de perto os benefícios desse tipo de alimento torna-se imprescindível uma alimentação equilibrada. Além de uma dieta saudável, recomenda-se também a prática de exercícios físicos e o acompanhamento de um nutricionista.

5. Fortalece músculos e ossos

100 g de maca peruana fornecem ao organismo cerca de 250mg de cálcio. Esse mineral é de extrema importância para a formação e saúde dos ossos, podendo, inclusive, prevenir a osteoporose.

Por esse motivo, a maca é recomendada para mulheres na menopausa, já que nessa fase, há a diminuição do estrogênio. Trata-se de um hormônio que ajuda a proteger a estrutura musculoesquelética.

6. Protege o coração

Além de todos os nutrientes já citados, a maca peruana também contém ômega 3, um ácido graxo benéfico ao coração. Isso porque essa substância possui funções vasodilatadoras e reguladoras do colesterol. Assim, diminuem-se os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentam-se os índices de HDL (colesterol bom).

Informações nutricionais da Maca peruana

Confira a seguir os nutrientes do tubérculo, considerando uma porção de 100 gramas:

  • Proteínas: 14,3g;
  • Cálcio 250mg;
  • Calorias: 325 kcal;    
  • Carboidratos: 71,4g;
  • Gorduras totais: 3,6g;
  • Fibra alimentar: 7,1g;
  • Ferro: 14,8mg;
  • Vitamina C: 285mg;
  • Vitamina B2: 1,1mg;
  • Potássio: 2000mg;
  • Cobre: 6mg.

Como consumir Maca peruana

A maca peruana pode ser encontrada na forma de cápsulas ou em pó. A segunda opção permite que o ingrediente seja adicionado a sucos, shakes, vitaminas, salada de fruta e outras receitas. Cabe salientar que o alimento possui sabor levemente doce e não altera o gosto da comida. 

Recomenda-se uma colher de sopa ao dia quando misturada a outros alimentos. Em cápsulas, a quantidade depende da dosagem recomendada para cada pessoa, de acordo com o especialista a ser consultado. 

Contraindicações

Ainda não há estudos científicos aprofundados sobre esse fruto. Por isso, pessoas com disfunções na tireoide e mulheres gestantes ou em período de lactação devem evitar seu consumo.

Agora que você já conheceu os benefícios da maca peruana, que tal pegar o ritmo e garantir mais qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável? Então se inscreva em um dos cursos de alimentação do Namu! Em nosso site, você encontra cursos de marmitas saudáveis, alimentação vegana e vegetariana, entre vários outros. Seja a sua dieta restritiva ou não, sempre haverá um curso adequado para você.


Recomendados
Funcionais

Barra de cereal: consuma com saúde

O alto nível de açúcar e sódio encontrado em al...

Funcionais

A outra face dos alimentos industrializados

Saiba por que  não devemos nos render a pratici...

Funcionais

Alimentos fermentados: o que são e como fazer em casa

De acordo com a chef Silvia Corbucci, alimentos...

Funcionais

Caqui: benefícios e como acrescentá-lo em seu cardápio

Preferido no paladar dos brasileiros, o caqui t...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *