fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Marmitas para a semana toda – como preparar

Confira algumas dicas de como planejar um cardápio prático, nutritivo e delicioso
Da redação
13/12/17

Sem tempo para ler o artigo "Marmitas para a semana toda - como preparar"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Para quem trabalha fora, levar marmita para o trabalho é garantia de economia e refeições mais saudáveis. Este tipo de atitude é cada vez mais comum e apreciado entre os adeptos de uma alimentação mais equilibrada. E se você até já tentou levar o seu próprio almoço para o trabalho, mas achou pouco prático ter que cozinhar e preparar na noite anterior, saiba que tem como tornar esse processo mais prático e prazeroso. A dica é preparar os itens da sua marmita com antecedência, assim você não precisa cozinhar quando chegar cansado à noite e terá mais tempo para relaxar e dedicar-se a outras atividades. Desta forma, você otimiza tempo, diversifica os preparos e se alimenta de forma mais benéfica. Em geral, o domingo é um bom dia para se dedicar a esta tarefa. Separe de duas a três horas e mãos à obra. Para ajudá-la, compilamos algumas dicas de como você pode montar o seu planejamento para ter marmitas saudáveis a semana toda.

1 – Faça uma programação para suas marmitas

Antes de começar, faça um plano do que você vai comer durante a semana e a quantidade diária que você precisará para ter uma refeição completa. Se você quiser, poderá preparar e o almoço e jantar de todos os dias. Faça dois ou três pratos diferentes que você pode alternar e combinar durante toda a semana. Com o bom planejamento e criatividade, você pode utilizar o mesmo preparo de diversas formas.

2- Duplique as receitas

Para fazer pratos completos, consulte alguns livros de receitas e escolha as que rendem mais ou que são fáceis de dobrar a quantidade. Se uma receita é para uma pessoa, basta duplicar ou triplicar, o que permitirá que você cozinhe uma vez e coma por uma semana. E antes de ir às compras, calcule a quantidade de cada ingrediente.

3 - Dê preferência aos alimentos que possam ser congelados

Nem toda a comida vai durar toda a semana na geladeira e você vai ter que congelar parte de suas guarnições. Por isso, a primeira coisa a considerar ao escolher seus pratos é dar preferência aos alimentos que podem ser congelados. Alguns alimentos que se encaixam nesta lista são sopas, caldos, molhos, cozidos à base de vegetais e hambúrgueres. Lembre-se de deixar a comida esfriar completamente antes de colocá-la no congelador e utilize etiquetas de identificação com a data do preparo.

4 - Equilibre seu cardápio

Ao preparar as suas refeições individuais para o almoço, tenha em mente a regra dos três para ter uma marmita equilibrada: uma proteína, um carboidrato e verduras. Embora os tamanhos das porções variem de acordo com as suas necessidades nutricionais, é importante garantir uma quantidade balanceada destes três grupos.

5 - Prepare vegetais assados e saladas frescas

Você pode assar uma grande quantidade de vegetais para que eles estejam prontos para serem consumidos durante toda a semana. Vegetais que assam bem: cenouras, espargos, abobrinha, couve-flor e pimentão. A salada também pode ser preparada e conservada em um recipiente fechado. Para montar a sua salada e mantê-la fresquinha, inicie pelo molho, coloque os legumes que ficam mais saborosos em contato com os condimentos, siga colocando opções de sua preferência e complemente com folhas (alface e rúcula). Se desejar, acrescente por último as sementes, como linhaça, gergelim e quinoa.

6 - Garanta sua proteína e grãos em suas marmitas

Certifique-se de preparar uma ou duas proteínas, como frango e feijão preto. As carnes assadas, grelhadas e cozidas são a melhor opção. As proteínas de carne podem ser mantidas na geladeira de 3 a 4 dias, sem precisar ir ao congelador. Massas de trigo integral, arroz, entre outros grãos, têm durabilidade de dois a três se refrigerados, então se certifique de congelar as porções extras que serão consumidas na semana. Se você se interessou por este artigo e achou útil as dicas de como organizar as refeições para a semana toda, confira nosso curso online de marmita saudável, ideal para quem quer iniciar uma dieta mais balanceada.

Recomendados
Cursos

10 diferenciais dos cursos de alimentação Namu que você precisa conhecer

Você quer fazer escolhas alimentares mais saudá...

Gerais

Pirâmide alimentar ajuda a manter uma alimentação saudável?

Criada em 1999, a pirâmide alimentar funciona c...