fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

O que é kombucha e quais são os seus benefícios

Por ser uma bebida fermentada natural, o kombucha pode substituir o refrigerante e ainda contribuir para a saúde do organismo
Da redação
06/05/19

O kombucha ganha cada vez mais espaço quando o assunto é alimentação equilibrada e bem-estar. A bebida é feita a partir de um chá, geralmente preto ou verde, com açúcar e é fermentada por bactérias e leveduras. Mas por que está sendo tão comentada hoje em dia? Será que é algo novo?

Apesar de estar na moda, a ingestão de kombucha não vem de hoje. A bebida probiótica é milenar e um dos primeiros registros vem da China, aproximadamente no ano de 200 a.c. Não existe uma receita única para o kombucha, já que é possível preparar inúmeras opções com diferentes ingredientes.

Por exemplo, há quem goste mais de laranja do que manga. Então por que não fazer um kombucha de laranja? Você só precisa ter a base da bebida, a primeira fermentação, e depois inovar com tudo o que gostar.

Benefícios do kombucha

Por ser uma bebida fermentada natural, o kombucha pode substituir o refrigerante e ainda contribuir para a saúde do organismo.

É importante lembrar o porquê é essencial ficar atento ao que se coloca na mesa. Uma alimentação desequilibrada e pobre em nutrientes contribui para uma vida cheia de problemas, tanto físicos quanto mentais.

Por exemplo, uma pessoa que bebe refrigerante todos os dias tem mais tendência a ter problemas de saúde do que aquela que opta por sucos naturais. Primeiro porque bebidas industrializadas são ricas em açúcar e conservantes, o que aumenta a chance de desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade e cardiovasculares. Segundo porque são pobres em vitaminas e minerais, o que contribui para uma dieta carente de tudo o que o organismo precisa. Isso sem contar com o aumento de peso.

É por isso a importância de, sempre que puder, substituir os alimentos processados pelos naturais. Aos poucos sentirá uma grande diferença em seu corpo. Confira alguns benefícios do kombucha.

kombucha

Sistema imunológico

O kombucha é um bom aliado do sistema imunológico, já que tem ação antioxidante. Ele ajuda a fortalecer o sistema imune e ainda ajuda a prevenir a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer.

Sistema digestivo

A bebida também é amiga do intestino. Por ser probiótico, o kombucha previne problemas digestivos e pode ajudar a amenizar os sintomas de úlceras e gastrites, isso desde que liberados pelo médico.

Energia para o dia a dia

Quer ter mais energia? O Kombucha é ótimo para fornecê-la, isso por conta do nível alto de ferro que há na composição da bebida. Ele é ótimo para quem precisa estar ativo com os afazeres do dia a dia.

Perda de peso

Além de fornecer energia e regular o intestino, o kombucha pode ajudar na perda de peso. A bebida acelera o metabolismo e ajuda a diminuir o acúmulo de gordura no corpo, o que garante a perda de calorias.

Gostou das informações? Que tal fazer o seu próprio kombucha em casa? Confira, a seguir, três receitas e desfrute de todos os benefícios que a bebida pode te oferecer.

Kombucha (primeira fermentação)

Ingredientes

1 xícara de açúcar refinado

3 l de água mineral

1 scoby

5 sachês de chá preto (você também pode usar a erva)

300 ml de kombucha pronto

1 vasilha de vidro com água quente

Modo de preparo

Antes de iniciar a receita, você precisa lavar muito bem as mãos e todos os utensílios utilizados durante o preparo. Isso é importante para evitar qualquer contaminação. Coloque a água em uma panela e leve-a ao fogão. Quando a água ferver, adicione o açúcar. Misture bem. Em seguida, desligue o fogo e acrescente os sachês do chá. Deixe a mistura descansar de 10 a 15 minutos.

Passado o tempo, coloque o chá no frasco e espere esfriar em temperatura ambiente. Adicione o scoby, também conhecido como o cogumelo de kombucha, e os 300 ml de kombucha que já estavam prontos. Feito isso, também o frasco com um pano e um elástico, para que o ar circule e, ao mesmo tempo, o preparado não fique exposta.

Ao realizar esse procedimento, coloque o frasco em um local arejada, de preferência escuro, de 6 a 10 dias.

Kombucha com hibisco

Ingredientes

1,5 litro de kombucha (da primeira fermentação)

2 colheres de sopa de hibisco

Modo de preparo

Para preparar kombucha é fácil e não precisa de muito. Basta colocar o hibisco dentro de uma garrafa, pet ou de vidro, de 2 litros. Feito isso, acrescente o chá de kombucha. Tampe e agite bem a garrafa. Agora, você precisa deixar a garrafa fermentando por 24 horas. O ideal é optar por um local escuro. Passado o período, coloque na geladeira e sirva.

Kombucha com frutas

Ingredientes

100 ml de suco de laranja natural

300 ml de kombucha fermentado

Modo de preparo

Este é só um exemplo de kombucha que pode ser feito. Você pode optar pelas frutas que desejar no preparo, como maracujá, limão, uva, morango e tangerina. Como esta é de laranja, você precisa colocar o suco de laranja dentro de uma garrafa, ou jarra, de 500 ml. Feito isso, acrescente o kombucha fermentado e agite bem. Tampe bem a jarra e deixe fermentando por 24 horas, de preferência em local escuro. Coloque na geladeira e sirva.

Fonte das receitas: Receita Natureba e Tua Saúde

Anotou tudo? Então conheça nossos cursos online de alimentação saudável e não deixe de proporcionar ao seu organismo todos os nutrientes que precisa para ser forte e cheio de energia.


Recomendados
Gerais

Laranja: conheça os benefícios desse sucesso nacional

Fonte de vitamina C, a laranja fortalece o sist...

Entrevistas

Eduardo Corassa e o crudivorismo

O chef e nutricionista Eduardo Corassa relata s...

Entrevistas

Manuela Scalini e a alimentação crua

A chef Manuela Scalini conta como o contato com...

Entrevistas

Bela Gil e a alimentação saudável

Nesta entrevista, Bela Gil conta como surgiu em...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *