fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

O que ninguém nunca te contou sobre hambúrgueres caseiros

Eles estão na moda e revolucionam o mercado de alimentação saudável, sendo, inclusive, considerado ótima opção de negócio. Afinal de contas, os hambúrgueres caseiros são nutritivos e saborosos. E dependendo da receita, podem ser consumidos até mesmo por quem tem restrição à proteína animal.    E se tudo o que você sabe sobre hambúrgueres é […]
Equipe Namu
05/04/21
Eles estão na moda e revolucionam o mercado de alimentação saudável, sendo, inclusive, considerado ótima opção de negócio. Afinal de contas, os hambúrgueres caseiros são nutritivos e saborosos. E dependendo da receita, podem ser consumidos até mesmo por quem tem restrição à proteína animal.    E se tudo o que você sabe sobre hambúrgueres é proveniente do seu restaurante fast food preferido, está na hora de rever seus conceitos. Diferentemente das opções industrializadas, os hambúrgueres caseiros são aliados da boa saúde. Além disso, podem contribuir para que você adquira e mantenha bons hábitos alimentares. Entenda os porquês no artigo a seguir.  

São fáceis de preparar

  Ao contrário do que se imagina, preparar hambúrgueres caseiros é uma tarefa fácil e você vai precisar de poucos ingredientes. Além da carne moída (pode ser peito, acém ou alcatra), você pode apostar em temperos como cebola ralada, alho, sal a gosto, orégano, pimenta-do-reino e salsinha para dar um sabor especial à receita.   Após misturar todos os ingredientes, basta modelar os hambúrgueres com as mãos ou com o auxílio de um aro de fritar ovo. Na sequência, frite cada porção separadamente em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite de oliva, virando para fritar dos dois lados.  

Podem ser feitos com ingredientes de origem vegetal

  É vegano ou vegetariano? Não tem problema, pois os hambúrgueres caseiros também podem ser preparados com proteína de origem vegetal. Brócolis, grão-de-bico e lentilha estão entre os ingredientes mais utilizados para preparar as guloseimas. Mas a verdade é que a carne animal pode ser substituída por qualquer outra fonte de proteína vegetal.   Ainda não está convencido disso? Então aprenda a preparar um delicioso hambúrguer de brócolis com o Chef Rodrigo Albano. Solte o play!   https://youtu.be/mw_eXrXvRVQ  

Podem ser congelados

  Outra curiosidade sobre os hambúrgueres caseiros é que eles podem ser congelados para facilitar o seu dia a dia na cozinha. Dessa forma, você pode reservar um único dia da semana para o preparo deles e garantir um almoço ou lanche da tarde saudável e gostoso.   Mas como fazer isso afinal? Nesse caso, uma boa ideia é investir em um curso online de congelados saudáveis. Durante as aulas, você vai aprender várias técnicas e práticas de congelamento de diversas receitas. Mas não só isso. Você também vai receber dicas para comercialização dos hambúrgueres, caso queira ter uma renda extra com comida saudável.  

Hambúrgueres caseiros no almoço ou no lanche da tarde

  Se ao pensar em hambúrgueres caseiros você logo pensou no pão de hambúrguer, saiba que a combinação não precisa ser somente essa. Aliás, com eles você pode montar refeições completas e tão nutritivas, que vão poder ser adicionadas sem nenhuma dificuldade no seu cardápio para qualquer hora do dia.  

Combatem o colesterol

  Essa, sem dúvida, é uma curiosidade que provavelmente você não conhecia. Ao contrário das versões industrializadas, os hambúrgueres caseiros combatem o colesterol alto.   Isso se deve principalmente pela ausência de gordura saturada, conservantes e corantes artificiais, encontrados em abundância nas opções servidas nos principais fast foods do país. Ambas as substâncias aumentam os níveis de colesterol ruim, mais conhecido como LDL. Este, por sua vez, aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, como hipertensão e AVC.  

Ajudam a ganhar e a manter a massa muscular

  Ricos em proteínas, os hambúrgueres caseiros também ajudam na construção e na manutenção dos músculos. Inclusive, eles são excelentes aliados dos praticantes de atividades físicas, já que eles ajudam na recuperação muscular pós-treino.   

Hambúrgueres caseiros também são amigos dos hipertensos

  Como mencionamos anteriormente, os hambúrgueres industrializados são ricos em conservantes, incluindo o sódio. Em excesso, ele pode causar problemas nos rins, hipertensão e várias outras doenças cardiovasculares.   Entretanto, ao produzir os seus próprios hambúrgueres você não corre esse risco, já que eles são feitos sem aditivos químicos. É claro que você irá usar o sal de cozinha, mas sob medida e não em excesso.  

3 receitas de hambúrgueres caseiros deliciosos

 

Hambúrguer vegano de cogumelos

  Ingredientes  
  • 300 g de cogumelos;
  • 1 batata pequena cortada em cubos;
  • 10 ml de azeite;
  • 5 ml de vinagre balsâmico;
  • 165 g de trigo cozido;
  • Cheiro verde a gosto;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.
  Modo de preparo   Clique aqui e aprenda o passo a passo dessa incrível receita.  

Hambúrguer vegano de lentilha

  Ingredientes  
  • 220 g de lentilha cozida;
  • 1 dente de alho grande;
  • 120 g de cebola picada;
  • 120 g de cheiro verde picado;
  • 15 ml de azeite;
  • 50 g de farinha de trigo integral;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Cominho a gosto.
  Modo de preparo   Clique aqui e confira o passo a passo da receita.  

Receita de maionese de abacate para acompanhar hambúrgueres caseiros

  Ingredientes  
  • 1 abacate maduro médio levemente amassado;
  • 1/2 xícara (de chá) de salsinha picada;
  • 2 colheres (de sopa) de mostarda;
  • 2 colheres (de sopa) de suco de limão;
  • Sal a gosto;
  • 1 dente de alho sem o miolo (opcional);
  • Aproximadamente 1/2 xícara (de chá) de azeite de oliva.
  Modo de preparo   Neste link você aprende a preparar esse delicioso acompanhamento para hambúrgueres veganos.   Quer aprender mais receitas nutritivas como essas? Então baixe em seu celular o super app Namu. Com ele, você tem acesso a mais de 900 receitas de diversas dietas, incluindo hambúrgueres caseiros e veganos, para acrescentar aos seus dias mais sabor e saúde.   Todas elas foram elaboradas por profissionais especializados e possuem um passo a passo simples de ser seguido. Assim, com os ingredientes certos, você poderá se render aos sabores da vida sem se descuidar da saúde.    Outra grande vantagem de contar com o super app Namu é que por meio dele você tem acesso a todos os cursos da Namu, incluindo o curso de Hambúrguer caseiro com o especialista em alimentação Rodrigo Albano. Durante as aulas, 100% online, você vai aprender mais de 27 receitas de hambúrguer de carne, frango, peixe e vegetariano, além de acompanhamentos como molhos, maioneses e pães.   Gostou? Então baixe hoje mesmo o super app Namu em seu celular! Disponível no Google Play e na App Store.  


Recomendados
Gerais

Lancheira infantil barata e saudável | Volta às aulas

Sabemos que a preocupação de muitas famílias é ...

Gerais

Como se manter saudável na quarentena

Desde março de 2020 o isolamento social, medida...