fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Pitanga: conheça a frutinha do bem-estar

A pitanga possui elevado valor nutritivo e propriedades medicinais. Quer saber quais são? Então acompanhe o artigo que o Namu preparou para você
Da redação
24/07/19

A pitanga (Eugenia uniflora) é uma fruta muito conhecida pelo seu sabor e aroma marcantes. Trata-se, na realidade, do fruto da pitangueira, uma pequena árvore frutífera nativa da Mata Atlântica que também é usada para fins ornamentais. 

Além de ser considerada um alimento funcional, já que a pitanga possui alto valor nutritivo, a fruta também é muito utilizada na produção de cosméticos. E tudo isso, graças ao seu intenso perfume e combinação eficaz de vitaminas e minerais. Quer saber mais sobre essa poderosa frutinha e como utilizá-la a favor da sua saúde? Então acompanhe o artigo a seguir!

Pitanga: valor Nutricional

A pitanga é rica em nutrientes, vitaminas e sais minerais
Em apenas 100g da fruta são encontrados vários nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Imagem: Pixabay

A pitanga pode ser encontrada em regiões como a Sudeste e Sul do Brasil. Contudo, a fácil adaptação climática da fruta contribuiu para sua expansão pelo mundo. Dessa forma, ela também pode ser encontrada em países do continente americano e asiático, como China e Estados Unidos, por exemplo.

E embora seja típica do Brasil, encontrar essa deliciosa frutinha em mercados e feiras não é assim tão fácil. E isso acaba contribuindo para o baixo consumo da pitanga por parte da população, que acaba não se beneficiando do seu valor nutricional. Só para ter uma ideia, em apenas 100g da fruta são encontrados:

  • Proteína: de 0,84 – 1g;
  • Água: 93g;
  • Carboidratos: 7,93 - 12,50 g;
  • Gordura: 0,4 - 0,88g;
  • Vitamina A: 1.500 unidades internacionais; 
  • Vitamina C: 26,3 mg;
  • Vitamina B1: 0,03 mg;
  • Vitamina B2: 0,04 mg;
  • Vitamina B3: 0,03 mg;
  • Cálcio: 9 mg;
  • Ferro: 0,2 mg;
  • Fósforo: 11 mg.

Além dos nutrientes listados acima, a pitanga também possui minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Entre eles podemos destacar o sódio, o potássio e o magnésio, responsáveis pelo fortalecimento de ossos e músculos.

5 benefícios da pitanga para a saúde

Além de aliviar sintomas de gripes e resfriados, a pitanga também oferece vários benefícios à saúde
A pitanga também oferece vários benefícios à saúde. Imagem: Pixabay

Assim como a laranja, a pitanga é reconhecida por conter boa quantidade de vitamina C em sua composição. Dessa forma, ela é amplamente utilizada no alívio dos sintomas de gripes e resfriados. Porém, os benefícios do consumo da pitanga para a nossa saúde são muito mais abrangentes. Veja a seguir:

Boa para a pele e para a visão

A pitanga tem boa quantidade de carotenos, os quais fornecem vitamina A para o organismo. Essa substância é essencial para o bom funcionamento da visão, pois reduz as chances do indivíduo desenvolver catarata e outras degenerações do sistema ocular.

Além disso, a vitamina A também é uma excelente aliada contra acnes e lesões na pele. Isso porque ela possui propriedade antioxidante, que além de proteger as células do envelhecimento, também atua como anti-inflamatório natural. Assim, ela ajuda a manter a pele saudável, atuando sobre cicatrizes e desentupimento dos poros.

Eficaz contra o envelhecimento precoce

A presença de vitamina C e do complexo B também auxiliam na produção de energia e no combate aos radicais livres. Tais substâncias causam o envelhecimento precoce das células e contribuem para o aumento de doenças crónicas.

Controla a hipertensão e a taxa de açúcar no sangue

A pitanga também apresenta ação hipoglicemiante e vasodilatadora, ou seja, ela é um excelente alimento para ser consumido por diabéticos e hipertensos.  Além disso, “possui reduzido teor de sódio”, declara o nutricionista Fabrício Gomes.

Pitanga - alimento low carb

Segundo Gomes, a pitanga também possui baixo valor calórico, por conta dos seus poucos carboidratos e lipídeos. Isso significa que ela pode ser facilmente inserida nas refeições de pessoas que querem emagrecer por meio de uma boa reeducação alimentar, reitera o nutricionista. 

Ajuda a regular o sistema gastrointestinal

Além dos benefícios citados acima, a pitanga também possui magnésio, fósforo, fibra alimentar, lipídios e manganês. Esses elementos, além de ajudarem a fortalecer os ossos e dentes, ajudam a melhorar a saúde gastrointestinal, proporcionando o alívio de desconfortos como, por exemplo, dores estomacais, cólicas e diarreia. Além disso, ajudam a manter o metabolismo no organismo.

Pitanga: outras formas de consumo

O chá das folhas de pitanga também se traduz como uma bebida rica em nutrientes e saborosa
O chá das folhas da pitanga também é rico em nutrientes e uma bebida muito saborosa. Imagem: Flickr
  • Indústria cosmética: a pitanga é uma das frutas brasileiras mais utilizadas na indústria cosmética. Isso porque as suas sementes são ricas em compostos fenólicos, que possuem uma potente ação antioxidante. Entre os cosméticos e produtos de higiene feitos com e a partir da fruta destacam-se hidratantes, sabonetes, perfumes, maquiagens, shampoos e repelentes.
  • Culinária: a culinária brasileira ganha muito com receitas deliciosas da fruta, que não tem restrições a seu consumo. Isso porque além de in natura, a pitanga também pode ser consumida em bolos, geleias, tortas, sorvetes, doces e molhos em pratos agridoces.
  • Sucos e chás: o suco feito com a fruta também é uma boa opção para o dia-a-dia. E assim como o suco da tangerina, é muito usado para tratar dos primeiros sintomas da gripe. Porém, o mais indicado é ingerir a bebida assim que for feita, para não perder todos os seus nutrientes. Ainda, o chá preparado com as folhas da fruta é rico em nutrientes e ótima opção para tomar nos dias mais frios, acompanhado de um bom pedaço de bolo.

Sempre é bom ressaltar que todos esses benefícios proporcionados pela pitanga se conseguem por meio de sua constante ingestão. Ou seja, se deseja ter um corpo saudável, o aconselhável é evitar as dietas da moda e aderir a uma alimentação equilibrada

Ainda, de acordo com o nutricionista Fabrício Gomes, é de suma importância a moderação na hora das refeições. “Isso porque na nutrição, trabalhamos pautados em quatro pilares: qualidade, quantidade, harmonia e adequação. Devemos lembrar que tudo em excesso faz mal e que quanto mais conhecemos sobre os alimentos, mais fácil torna-se para nos alimentarmos de acordo com nossas necessidades”, finaliza.

Agora que você já conhece os benefícios da pitanga para a saúde, que tal inseri-la em seu cardápio diário? E aproveite também para conhecer 4 receitas de chás saborosos e saudáveis.


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...