fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Projeto alimentação saudável: como começar?

Alimentar-se melhor não deve ser apenas um projeto de verão, mas sim, um estilo de vida. Mas, por onde começar?
Da redação
25/03/20
Adotar uma alimentação saudável é uma atitude essencial para o bom funcionamento do organismo. Mas, por onde começar? Se você está pensando em mudar seus hábitos alimentares, mas não sabe como, então acompanhe o artigo a seguir. Nele, vamos te mostrar que é possível comer bem sem abrir mão da saúde e abordaremos os benefícios que uma dieta equilibrada pode proporcionar ao seu dia a dia.

Projeto alimentação saudável: o que você precisa saber antes de começar

Antes de adotar uma nova dieta é preciso compreender que cada organismo tem necessidades nutricionais diferentes. Dessa forma, os cardápios não devem ser padronizados, mas devem ser ajustados de acordo com a taxa metabólica basal e com os objetivos de cada pessoa. Além disso, é preciso compreender que uma alimentação saudável é composta por novos hábitos, para que não seja apenas “mais uma dieta”. Ou seja, você deve trabalhar principalmente sua mente, antes mesmo de seu corpo. Quando você compreende que toda sua vida deve acompanhar essa mudança, diminuir doces e outros ingredientes prejudiciais à saúde não será uma tortura.

Os benefícios de comer melhor

Uma alimentação saudável pode mudar sua vida. Entre os benefícios mais significativos está a melhora da resposta imunológica do organismo, que acaba combatendo uma série de doenças. Contudo, essa não é a única vantagem de adotar um cardápio equilibrado. Veja a seguir outros benefícios de comer melhor:
  • Melhora das funções intestinais;
  • Aumenta a qualidade do sono;
  • Melhora do humor;
  • Melhora da capacidade de concentração e de memorização;
  • Auxílio na perda de peso;
  • Combate a doenças como o diabetes e a hipertensão arterial.
benefícios da alimentação saudável

Por onde começar?

Agora que você já conhece os principais benefícios de adotar uma alimentação saudável, é preciso saber como colocar isso em prática. Portanto, tome nota das dicas a seguir:

Defina seus objetivos

Antes de mudar seus hábitos alimentares, defina objetivos que o ajudem a entender por que você está tomando essa atitude. É em função de algum problema de saúde? É com o objetivo de perder peso? Ou ter mais qualidade de vida?

Estabeleça pequenas metas

Antes de adotar uma mudança radical, anote quais ingredientes da sua dieta atual precisam ser riscados do cardápio e os substitua por ingredientes saudáveis. Trabalhar pequenas mudanças é a melhor maneira de tornar o seu projeto bem-sucedido. Aprenda a substituir os alimentos.

Crie um plano alimentar

Após definir quais alimentos você precisa substituir em sua dieta, é hora de criar um guia para as suas refeições diárias. Dessa forma, monte cardápios para toda a semana, incluindo todas as refeições do dia, do café da manhã ao lanche da noite. Assim, você terá tempo de se organizar para comprar os ingredientes.

Inclua feira e exclua pacotes e enlatados

Comece excluindo de sua vida quase tudo que seja comercializado em pacotes, sacos e latas, como biscoitos, bolos, salgadinhos, doces, sucos prontos, refrigerantes, enlatados, embutidos etc. E, claro, inclua verduras, legumes, cereais integrais, frutas e proteínas.

Coma a cada três horas

Esqueça o hábito de pular refeições. Ele só serve para você sentir fome e comer além do que é necessário. Lembre-se: para adotar uma alimentação saudável não é necessário passar fome.

Faça as refeições com calma e atenção

Deixe seu cérebro dizer para seu corpo que está saciado. Portanto, coma com calma, mastigando bem os alimentos e não se distraia, fazendo outras atividades enquanto come, como assistir tv, por exemplo.

Beba bastante líquido, principalmente água!

Alimentação saudável: quais ingredientes inserir na dieta?

A alimentação saudável é constituída por ingredientes que possuem vitaminas, minerais e nutrientes indispensáveis para o funcionamento correto de nosso organismo. Ou seja, para ser considerada benéfica, a rotina alimentar deve ser equilibrada e variada. Veja a seguir o que consumir em maior e em menor quantidade, de acordo com a pirâmide alimentar brasileira:

Carboidratos

Grupo composto por arroz, cereais, pães, massas, batata e mandioca, representa a base da pirâmide. Nela, estão os alimentos responsáveis por oferecer energia para que o corpo possa realizar todas as suas funções. O ideal é consumir 6 porções diárias de carboidratos.

Frutas, legumes e verduras

Esses ingredientes encontram-se num patamar um pouco mais acima e devem ser consumidos em 3 porções diárias. As frutas, legumes e verduras fornecem as vitaminas e sais minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Leite, queijo, iogurte, carnes, aves, peixes, ovos, feijões e oleaginosas

No terceiro nível da pirâmide alimentar (de baixo para cima) estão os alimentos fontes de proteínas e fibras, que devem ser consumidos de 1 a 3 porções diariamente.

Gorduras, óleos e doces

Por fim, no topo da pirâmide alimentar brasileira estão os alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade, apenas 1 porção diária. Entre eles, podemos destacar os óleos, açúcares e doces.

Dicas para uma vida mais saudável

Tenha um hobby

Se comer é sua forma de descarregar a frustração, mágoas e decepções, que tal ocupar sua mente com um novo hobby? Aprenda algo novo e coloque-o em prática nas horas livres.

Exercite-se

Tire o tênis empoeirado do armário e caminhe ao ar livre ou na esteira da academia. Mas, abandone o sedentarismo, compreendendo que o melhor exercício é aquele que te anima e deixa feliz. Não gosta de musculação, então que tal dança? Não gosta de aeróbico, então que tal tentar o yoga? Vá no seu tempo, respeitando suas preferências e seus limites.

Procure a ajuda de um nutricionista

Não é errado adotar uma alimentação saudável por conta própria, mas ter o acompanhamento de um nutricionista faz toda a diferença. Afinal de contas, é ele o profissional que detém o conhecimento sobre os alimentos ideais para a manutenção da sua saúde, respeitando as suas características físicas e metabólicas.

Conheça as aulas online de alimentação saudável

Se você está tentando mudar seus hábitos alimentares, mas não sabe por onde começar, conte com a as aulas online do Namu. Lá, você encontra uma seção inteira de cursos 100% online e em vídeo, com dicas, receitas e tudo que você precisa saber para se alimentar melhor sem abrir mão da saúde! Quer uma inspiração para tirar o seu projeto de alimentação saudável do papel? Então assista à entrevista da apresentadora Bela Gil para o Portal NAMU, onde ela defende a culinária natural:

Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...