fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Proteína vegetal: folhas ricas em proteínas que você precisa conhecer

Existem inúmeros alimentos, como as folhas verdes, capazes de proporcionar a proteína vegetal, substância essencial para o nosso organismo
Da redação
01/08/19

Quem disse que é preciso comer carne para ter um cardápio equilibrado? Vegetarianos e veganos encontram nos alimentos naturais todos os nutrientes necessários para manter a saúde em dia. A proteína vegetal é um grande exemplo disso.

Uma das perguntas mais realizadas a quem decide adotar o veganismo como estilo de vida é: como adquirir os níveis necessários de proteínas no organismo. E a resposta é muito fácil. Existem inúmeros alimentos, como as folhas verdes, capazes de proporcionar essas substâncias tão importantes para a nossa saúde.

As proteínas são constituídas por aminoácidos. O que pode acontecer, é que determinados alimentos não contenham os valores necessários para a boa manutenção do corpo. É por isso que ter um cardápio variado e equilibrado é tão importante. Escolher os alimentos certos e na quantidade adequada, certamente proporcionará ao organismo tudo o que necessita.

Saia do básico

Se a ideia é investir em uma boa alimentação, por que ficar preso nos mesmos ingrediente? A palavra-chave é inovação. Saia do básico e conheça novos sabores. As pancs, plantas alimentícias não convencionais, são ricas em vitaminas e minerais e extremamente saborosas, o que pode dar um toque especial a sua receita.

Capuchinha, dente-de-leão, peixinho, folhas de abóbora, azedinha, trapoeraba, ora-pro-nóbis, taioba e vinagreia são grandes exemplos de pancs.

Onde encontrar proteínas vegetais

Você pode encontrar proteínas vegetais em alimentos como feijão branco, grão de bico, tofu, semente de girassol, amendoim, ervilha, chia, seitan, quinoa e gergelim. Agora, se o seu intuito é investir em folhas ricas nessa substância, o ideal é optar pelas verde escuras. Confira algumas.

Ora-pró-nobis

Já ouviu falar em ora-pró-nobis? Essa pequena folha é conhecida como a "carne dos vegetarianos". Ela é riquíssima em proteína vegetal e pode ser utiliza em diversas receitas, como saladas, tortas, omeletes, pães, etc.

O ideal, mais uma vez, é variar o cardápio. Quanto mais colorido e natural melhor.

Espinafre

O espinafre é outro alimento que se destaca quando o assunto é proteína vegetal. Além disso, é rico em ferro e vitaminas e minerais, ótimo para tem anemia e sofre com cansaço excessivo.

Couve

A couve é um alimento fácil de encontrar, por isso tenha sempre em casa. Além de ser rica em proteínas, conta com um bom nível de fibras, importantes para a regulação do intestino.

Salsa

Pode até parecer dispensável, mas não é. A salsa é mais do que um simples tempero, é ideal para quem deseja acrescentar proteínas vegetais no dia a dia. Por isso não pense duas vezes para acrescentá-la nas suas receitas.

Agrião

Quem não curte um gostinho diferente na salada? O agrião é uma boa opção de proteína vegetal e é ótimo para quem deseja deixar o prato com sabor marcante.

Agora que já conhece mais sobre proteínas vegetais, que tal aprender 2 receitas deliciosas? Aprenda o passo a passo agora mesmo.

proteína vegetal

Receitas com proteína vegetal

Wrap de couve

Ingredientes

½ xícara de água filtrada

1 xícara de semente de girassol germinada

1 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de suco de limão

2 salsões

1/3 de xícara de cebolinha fresca

4 colheres de sopa de cenoura

1 xícara de amêndoas germinadas

2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

¼ de colher de chá de pimenta-do-reino

½ cebola roxa

½ xícara de salsinha

4 folhas de couve

Modo de preparo

Deixe as amêndoas e as sementes de girassol de molho em água filtrada por 8 horas. Escorra e enxague. Coloque no processador as amêndoas e as sementes de girassol junto com ¼ de xícara de água filtrada. Adicione o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta.

Feito isso, retire o excesso do talo da coube com uma faca e deixe de molho em água com limão e sal. A ideia é que fique maleável para dar forma ao wrap. Enxugue as folhas da couve e coloque o recheio do patê de sementes e a cenoura ralada. Se quiser, acrescente outros ingredientes como beterraba ralada, alface e tomate picado, ou seja, o que sentir vontade. Enrole e sirva.

Sushi vegetariano

Ingredientes

1 xícara de amêndoas cruas

2 colheres de sopa de cebola

½ pimentão

1 alho

2 colheres de sopa de coentro fresco

1 talo de cebolinha fresca

½ colher de chá de sal

¼ de tomate

1 alga nori

½ xícara de espinafre

2 abóboras japonesas 1 gengibre

10 abacaxis

7 pimentas-da-jamaica

¼ de xícara de aipo

1 colher de sopa de funcho

1 colher de chá de tempero baiano

Modo de preparo

Deixe as amêndoas de melhor por, pelo menos 12 horas. Passado o tempo, triture as amêndoas, elas não podem ficar muito finas. Adicione a cebola, o pimentão, o alho, a pimenta-da-jamaica, o aipo, o coentro, o funcho e a cebolinha, todos picados grosseiramente. Adicione o sal e o tempero baiano também.

Quando triturar todos os ingredientes, verifique se a mistura está muito seca. Adicione metade de um tomate. Pegue a uma esteira de bambu para auxiliar na montagem do prato. Abra uma folha de nori, corte o espinafre em fatias e espalhe por cima da alga. Adicione ½ xícara da mistura processada por cima do espinafre.

Corte um pequeno pedaço de tomate, acrescente sobre os ingredientes e, com um laminador de legumes, faça tiras finas de abóbora e gengibre. Cubra toda a mistura. Corte duas fatias finas de abacaxi. Enrole o sushi com a ajuda do bambu. Passe um tomate sem pele para garantir o fechamento do sushi. Corte o alimento em rodelas de 1 centímetro. Sirva.

Anotou tudo? Conheça nossos cursos online de gastronomia saudável e aprenda vegetarianas e veganas incríveis.


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...