fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Açúcar » Alimentação » Gerais

Alimentação

Restrição alimentar: 8 substitutos saudáveis ao açúcar

Se você possui restrição alimentar ao açúcar, precisa descobrir alternativas saudáveis a esse ingrediente, não é mesmo? Seja para emagrecer, seja por motivo de intolerância ou para controlar o diabetes, você pode alcançar seus objetivos apenas substituindo o açúcar em seu dia a dia por outros ingredientes saudáveis. Quer saber quais são esses substitutos e […]
Equipe Namu
08/03/21
Se você possui restrição alimentar ao açúcar, precisa descobrir alternativas saudáveis a esse ingrediente, não é mesmo? Seja para emagrecer, seja por motivo de intolerância ou para controlar o diabetes, você pode alcançar seus objetivos apenas substituindo o açúcar em seu dia a dia por outros ingredientes saudáveis. Quer saber quais são esses substitutos e como utilizá-los em prol da sua saúde? Então acompanhe o artigo a seguir.

Sobre a restrição alimentar

De forma geral, pode-se dizer que a restrição alimentar se caracteriza por uma condição que impede as pessoas de ingerir um determinado alimento. Isso acontece por causa de fatores como alergia, intolerância, doenças relacionadas ou então, por restrição voluntária.  No caso do açúcar, a restrição ao ingrediente se dá principalmente por causa de intolerância ou por causa do diabetes tipo 2. O fato é que em ambas as condições consumir o açúcar pode provocar sintomas variados, e, em casos mais graves, até mesmo levar a pessoa a óbito. Felizmente, vários ingredientes podem evitar esses problemas e assim como o açúcar, permitem que você prepare sucos, bolos, tortas e sobremesas sem nenhuma dificuldade. Gostou? Então confira a seguir 8 substitutos saudáveis ao açúcar para você começar a usar hoje mesmo!

Eritritol

O eritritol é um adoçante que possui apenas 0,2 calorias por grama. Em contrapartida, ele tem 70% da capacidade de adoçar da sucralose tradicional. Sua composição é bastante saudável, de forma que o eritritol pode se tornar um poderoso aliado para quem sofre de restrição alimentar. Além disso, ele é recomendado para quem sofre de diabetes ou está buscando emagrecer.

Açúcar de coco

Uma das maiores vantagens desse tipo de açúcar é o fato de que ele tem baixo índice glicêmico. Isso faz com que seu corpo controle a produção de gordura e o nível de glicemia. Além disso, sua composição permite consumi-lo sem se preocupar com efeitos colaterais de restrição. Ainda, o açúcar de coco também é rico em nutrientes como potássio, zinco, ferro e cálcio.

Mel

Além das alternativas citadas anteriormente, essa é outra opção bastante utilizada por quem tem restrição alimentar.  Além de ser saboroso, o mel é muito nutritivo. Só para se ter uma ideia, a substância é rica em vitaminas e minerais diversos, incluindo magnésio, cálcio, potássio e ferro. Além disso, o mel também é um excelente antioxidante. Por outro lado, a sua quantidade de calorias é um pouco maior, aproximadamente 90kcal por 20ml (1 colher de sopa).

Néctar de agave

Extraído da planta de mesmo nome e com um gosto e consistência parecida com a do mel, esse substituto do açúcar também é bastante recomendado para quem tem restrição alimentar. Isso porque ele contém vários metabólitos, vitaminas e minerais. A quantidade de calorias também é semelhante à do mel, de forma que é preciso consumi-lo com mais moderação.

Stevia

Obtido a partir da planta de mesmo nome, esse adoçante é outra alternativa bastante saudável e versátil. Sua capacidade de adoçar supera 300 vezes o açúcar, além de não ter calorias. Assim, para quem sofre com restrição alimentar ao açúcar, o ingrediente é muito vantajoso e econômico. Afinal, com menos quantidade você pode obter o mesmo nível de doçura de outras alternativas.

Xilitol

Já esse é um adoçante natural obtido a partir do álcool de frutas, vegetais, cogumelos e algas marinhas. Sua composição é um grande diferencial, uma vez que tem o índice glicêmico bastante baixo. Além disso, outra grande vantagem é o fato de que ele apresenta várias vitaminas e nutrientes para ajudar a compor cardápios mais equilibrados.

Melado de cana-de-açúcar

Ademais, você pode contar também com o melado de cana-de-açúcar, substância obtida a partir da evaporação do caldo de cana. Seu poder de adoçar é muito maior do que grande parte das opções dessa lista. Além disso, ele não é refinado e por isso, preserva todas as suas vitaminas e nutrientes, como potássio, magnésio, fósforo e cálcio. A desvantagem está em seu elevado índice calórico.

Ácer

Por fim, outro ótimo substituto natural para o açúcar, que também é uma ótima opção para quem tem restrição alimentar. Popularmente conhecido como Mapple Sirup, esse adoçante vem de uma árvore canadense e tem vários nutrientes. Além disso, suas propriedades antioxidantes também se destacam. Assim como outras opções da lista, o problema está no índice calórico mais elevado. Por isso, deve ser consumido moderadamente.

Onde aprender receitas para quem sofre de restrição alimentar?

Se você tem restrição alimentar ao açúcar, a melhor maneira de não colocar a sua saúde em risco é aprendendo a preparar receitas apropriadas para a sua dieta. E embora a internet ofereça uma ampla variedade de receitas, o ideal é que elas sejam testadas e aprovadas por profissionais especializados. Nesse sentido, investir em um curso online de cardápio para diabéticos e pré-diabéticos pode ser uma ótima ideia. Durante as aulas, você vai aprender que a alimentação para diabéticos pode ser saborosa e nutritiva e ainda conhecer conceitos que o ajudarão a conviver com o diabetes de forma muito mais natural. Mas é claro que essas não são as únicas vantagens de fazer um curso online apropriado para quem tem restrição alimentar. Além das já citadas, existem outras, não menos importantes:
  • Aprender as receitas com nutricionistas e/ou chefs renomados;
  • Acesso a receitas inéditas, podendo adaptá-las conforme as suas necessidades;
  • Flexibilidade de dias e horários para aprender os conteúdos;
  • Aulas acessíveis, que podem ser assistidas pelo computador, tablet, TV ou celular conectados à internet;
  • Até 10x mais barato do que aulas presenciais de gastronomia;
  • Alternativas para quem quer escolher uma alimentação mais saudável, mesmo que não tenha restrições.
Conforme você pode perceber, quem tem restrição alimentar precisa cuidar ainda mais da saúde. Ter uma dieta equilibrada, saudável e que ainda por cima respeite as suas necessidades nutricionais é a melhor maneira de ter mais qualidade de vida. Por isso, conheça o curso cardápio para diabéticos e pré-diabéticos do Namu e tenha o total controle da sua saúde sem abrir mão do sabor das refeições.

Recomendados
Gerais

Lancheira infantil barata e saudável | Volta às aulas

Sabemos que a preocupação de muitas famílias é ...

Gerais

Como se manter saudável na quarentena

Desde março de 2020 o isolamento social, medida...