fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Esportiva » Gerais

Esportiva

Saiba como preparar 3 marmitas fitness

Marmitas fitness não são tão difíceis de preparar quanto parecem. Com simples dicas, você conseguirá montar pratos deliciosos e super saudáveis
Da redação
29/04/19

Ter uma alimentação equilibrada é primordial para a vida de qualquer pessoa, não só de quem precisa suprir algum tipo de nutriente. E para quem deseja emagrecer, ou ganhar massa magra, nada como um cardápio bem elaborado para alcançar o corpo desejado. As marmitas fitness são ótimas alternativas para se alimentar bem durante a semana e garantir a energia necessária para os afazeres do dia a dia.

Marmitas fitness não são tão difíceis de preparar quanto parecem. Com simples dicas, você conseguirá montar pratos incrivelmente deliciosos e super saudáveis. A primeira dica é não entrar nas dietas da moda. Cada corpo é um corpo, por isso o que serve para um pode não servir para o outro.

Alimentos saudáveis nas marmitas fitness

Aderir um cardápio equilibrado é muito mais saudável, e proporciona verdadeiros benefícios, do que restringir determinados alimentos por muito tempo sem a orientação de um nutricionista. Por isso, fique atento.

Outra dica é trocar os produtos industrializados pelos alimentos naturais. Frutas, verduras, legumes, leguminosas, oleaginosas e cereais devem fazer parte do dia a dia de quem deseja mais qualidade de vida.

Alimentos como cúrcuma, gengibre, alho, cebola, coentro, salsinha, limão e manjericão são ótimos temperos. Esqueça os temperos industrializados, pois contêm altos níveis de sódio e conservantes na composição.

Come carne? Opte pelas carnes magras, aquelas que não têm muita gordura. É vegetariano? Você pode encontrar nas leguminosas como feijão, ervilha, favas, grão de bico e lentinhas as proteínas necessárias para o corpo.

marmitas fitness

Passo a passo para as marmitas fitness

A seguir, você aprenderá 3 receitas de marmitas fitness para o seu dia a dia. Elas podem servir de complemento para receitas de arroz integral, saladas completas e purês, como o de batata doce.

Quer sobremesa? Opte pelas frutas. O açúcar encontrado na composição desses alimentos pode inibir o desejo pelos produtos industrializados. Lembre-se de comer de três em três horas e fuja dos sucos de caixinha. Sucos naturais e águas saborizadas são ótimas opções para um cardápio mais nutritivo. Bom apetite!

Filé de linguado recheado

Ingredientes

- 10 g de cúrcuma

- 1 kg de filé de linguado

- 150 ml se suco de laranja

- 70 ml de suco de limão

- 30 g de mostarda

- 10 g de alecrim desfolhado

- 1 pitada de sal

- 2 abobrinhas

- 2 cenouras

- 1 kg de cebola

- raspas de 4 limões

- 100 g de capim santo

- 1,5 l de água

- 45 ml de óleo de canola

- 2 dentes de alho

Modo de preparo

Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola junto com o capim santo. Depois de 5 minutos, acrescente as raspas dos limões e a cúrcuma. Misture por 10 minutos. Passado esse tempo, acrescente a água e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Feito isso, retire o capim santo da mistura e bata tudo no liquidificador.

Tempere o filé de linguado com o suco de laranja, suco de limão, alho, alecrim, mostarda e sal. Deixe o filé marinando por meia hora. Corte a cenoura e as abobrinhas em palitos. Leve ao fogo até que fiquem al dente. Cozinhe as cenouras e, quando levantar fervura, acrescente as abobrinhas.

Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Após o cozimento, escorra a cenoura e a abobrinha e reserve-as em uma vasilha. Enrole o filet de linguado com 3 cenouras e 3 abobrinhas e espete com um palito de dente para não desenrolar. Deixe marinar por mais 15 minutos. Coloque os filés em uma assadeira e leve ao forno por 30 minutos. Retire e acresente o molho.

Sirva com um purê de batata doce.

Hambúrguer de shitake

Ingredientes

- 120 g de quinoa

- 5 ml de azeite

- 1 cebola pequena picada

- 30 g de farinha de arroz

- 15 g de salsinha picada

- 5 ml de shoyu

- 200 g de shitake

- 60 g de ovo

Modo de preparo

Corte o shitake bem pequeno. Feito isso, refogue o shitake rapidamente com azeite e, por fim, acrescente o shoyu. Coloque o shitake em uma vasilha e acrescente a quinoa, a cebola, a salsa, a farinha e o ovo. Misture com as mãos até formar uma massa. Separe a massa e faça bolinhas. Coloque as bolinhas nos moldes de hambúrguer, ou molde cm a própria mão. Asse no forno.

Sirva com uma salada completa, com proteínas, vitaminas e minerais.

Omelete de espinafre com semente de girassol

Ingredientes

- 120 g de ovos

- 40 g de claras

- ½ maço de espinafre

- 1 cebola pequena

- semente de girassol a gosto

- 1 pitada de sal marinho

Modo de preparo

Refogue o espinafre em uma panela e junte a cebola até que o espinafre fique completamente murcho. Corte o espinafre em pequenos pedaços e misture a semente de girassol e reserve. Bata os ovos ligeiramente e acrescente o sal. Despeje os ovos em uma frigideira pré-aquecida e mexa somente no início da cocção. Depois de pronta, receie a omelete com o espinafre.

Sirva com arroz integral ou com uma salada completa.

Gostou das receitas? Aprenda muito mais no curso Cardápio equilibrado para atletas e praticantes de atividades físicas. Nas aulas, a chef Luciana Rocha ensina o passo a passo de pratos deliciosos e cheio de nutrientes, ótimos para quem deseja aliar exercícios físicos a uma alimentação rica em benefícios. Conheça já!


Recomendados
Esportiva

Como montar uma marmita fitness?

Ela surgiu para provar ao mundo que é possível ...

Esportiva

Suplementos alimentares: o que são e por que são usados?

Os suplementos alimentares ficaram famosos entr...