fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

O que são superalimentos?

Conheça os alimentos estão sendo chamados de superalimentos, e saiba porque eles são considerados supernutritivos
Da redação
18/09/19

Queridinho dos nutricionistas no momento, os superalimentos são considerados importantes por serem fontes ricas de vitaminas, minerais, fibras e proteínas, ter ação antioxidante, além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir algumas doenças crônicas.

Você já deve ter escutado por aí que ‘você é aquilo que come’. Pois é, se você quer garantir um organismo saudável, pele bonita, peso ideal e muita disposição, aposte nos superalimentos para enriquecer o seu cardápio diário e garantir assim uma alimentação mais saudável

Eles prometem melhorar a memória, reduzir o risco de doenças, combater a depressão e controlar o colesterol. E estes são apenas alguns dos benefícios atribuídos aos superalimentos. 

superalimentos

Para quem desconhece o termo, ele foi popularizado entre os interessados em comida saudável. Referem-se a alimentos que ricos em vitaminas e minerais, além de possuir uma dose extra de compostos chamados de bioativos. Responsáveis por trazer diversos benefícios para saúde.

Se ao pensar em superalimentos você já pensou também em superpreços, saiba que talvez você já esteja consumindo esses alimentos e nem sabe. 

Um bom exemplo de superalimento é a tradicional salada de alface e tomate temperada com azeite servida na casa da maioria dos brasileiros, pois bem, esse simples prato possui ingredientes capazes de prevenir problemas cardíacos e impedir o aparecimento das células cancerígenas. 

“Não é de hoje que a ciência comprova o papel da nutrição na manutenção da saúde e prevenção de doenças, mas faz pouco tempo que a população passou a se preocupar, de maneira efetiva, com seus hábitos alimentares”, explica a nutricionista Janainna Mazelli.

Gostou das dicas e se animou com a ideia de incorporar os superalimentos no cardápio? Nós listamos abaixo alguns desses alimentos para você não os deixar de fora do cardápio. 

Conheça os superalimentos e seus benefícios

Beterraba

Apesar de pouco apreciado, o legume é um grande aliado para quem precisa combater o cansaço para encarar as longas jornadas diárias. 

Estudos descobriram que o nitrato encontrado na beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, o que desacelera o ritmo do processo que leva o corpo ao cansaço. Para quem pratica atividade física é indicado consumi-lo antes do treino.

Cará 

Primo menos famoso da batata, esse tubérculo foi deixado de lado por ter um gosto parecido com a batata, mas não tão saboroso. No entanto, o alimento é uma poderosa fonte e carboidrato, ele auxilia na recuperação muscular pós-treino, além de trazer benefícios para o sistema imunológico e inibir a ação maléfica dos radicais livres.

Berries

Goji berry, mirtilo, framboesa e amora são superalimentos populares e podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais. Para quem não sabia, as frutinhas  possuem efeito anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico, sendo a goji berry, em específico, considerada um tônico para os rins e para o fígado.

Chia 

A semente que emagrece, tem efeito desintoxicante e reduz a gordura também concentra nutrientes como o ômega 3, fósforo, cálcio, fibras, manganês, proteína, e quando misturada a líquidos, transforma-se em um gel hidratante que mantém os intestinos lubrificados.

A chia possui ainda ação anti-inflamatória e grande capacidade de absorção de glicose, ideal para a prevenção da diabetes e controle da insulina. Nós já falamos sobre outros benefícios da semente aqui

Acelga

Conhecida popularmente como couve-chinesa, essa hortaliça é uma rica fonte de vitamina A e C, capaz de regenerar as células do pâncreas, local onde há a produção de insulina, auxiliando assim no controle do diabetes

Versátil, a acelga poder ser aproveitada ao máximo, tanto talos quanto folhas, além de ficar ótima crua ou refogada, dependendo do seu gosto. No entanto, quem tem tendência a desenvolver cálculos renais, precisa maneirar na quantidade consumida do alimento.

Batata-doce 

Apesar de bastante popular, não é todo mundo que é fã do tubérculo, seja pelo seu gosto adocicado ou pelas calorias extras, muitos preferem manter o alimento longe do prato. 

Mas, não é bem assim, apesar de conter duas vezes mais calórica do que a batata normal, ela é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio, o que não acontece com a batata convencional. 

Ou seja, aqui o valor nutricional vai falar mais algo do que o valor calórico. Basta maneirar na porção na hora de fazer o seu prato.

Brócolis 

Fonte de vitaminas A e C, a verdura proporciona quantidades significativas de proteínas, cálcio e ferro. Além de ser rica em bioflavonóides e outras substâncias capazes de proteger o organismo contra o câncer. Sem contar que é um alimento com baixo valor calórico e o alto teor de fibras.

Amaranto

Rica fonte de proteínas e vitaminas C e A. Esse cereal possui função antioxidante, além de fornecer  fibras que, por sua vez, auxiliam no bom funcionamento do intestino e dão a sensação de saciedade. Consuma os grãos já cozidos em saladas, sopas e vitaminas.

Óleo de coco 

Além de ajudar no processo de emagrecimento, uma vez que, por seu efeito termogênico, o óleo aumenta o gasto energético do organismo e aumento de saciedade. Ele também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, pois contribui para a redução do colesterol ruim e triglicérides.

Quer aprender muitas outras delícias saudáveis para deixar o seu dia a dia ainda mais gostoso e nutritivo? Confira nosso curso de gastronomia saudável e aprenda diversas técnicas de preparo (com ou sem carne) para melhorar suas habilidades na cozinha.


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...